Aqui viveram pacificamente 4 anos, de 1860-quando o castelo ficou pronto- a 1864, ano em que se deixaram convencer por Napoleão III e partiram para o México. O castelo foi desenhado pelo arquitecto Carl Junker, mas o parque de 22 hectares foi concebido pelo próprio Maximiliano para ser um jardim tropical.
Depois da morte de Maximiliano, que morreu sem filhos, o castelo ficou na posse dos Habsburgos que o utilizaram como residência de veraneio, designadamente Sissi e o seu filho e nora Rudolfo e Estefânia ( outra infeliz princesa belga ). Finda a Primeira Guerra Mundial, Trieste passou a integrar o reino de Itália e Miramar também. Começou então a segunda vida deste castelo, agora como museu italiano, embora tenha servido de quartel durante a Segunda Guerra Mundial.
4 comentários:
Ora aqui está um sítio onde também me apetecia estar, até porque não conheço. Há anos que 'sonho' ir a Trieste. Houve um ano que este quase. Faltou o quase... :)
Tb eu, tb eu. Alguém que tb conhece (P.L.Faria) foi o ano passado e veio encantado.
Talvez para o ano... :)
QUANTO AZAR DE MAXIMILIANO, PRIMEIRO VIVEU ANOS TRABALHANDO NA MARINHA EM ALTO-MAR; DEPOIS, PRESTES A CASAR COM A PRINCESA MARIA AMÉLIA FILHA DE PEDRO I COM AMÉLIA DE LEUCHTENBERG, FICOU VIÚVO DE AMOR E PORTOU, POR TODA A VIDA, UMA MECHA DE CABELO DE SUA AMADA; EM SEGUIDA CASOU-SE COM CARLOTA DA BÉLGICA, SEM AMOR PARA PAGAR AS DÍVIDAS DE CONSTRUÇÃO DO CASTELO MIRAMAR, EM TRIESTE E POR FIM FEZ A ASNEIRA DE ACEITAR O TRONO DO MÉXICO, QUE LHE CUSTOU A PRÓPRIA VIDA.
Enviar um comentário