Não conhecia o retábulo de São Marcos pintado pelo pintor catalão Arnau Bassa, por encomenda do "gremio de zapateros de Barcelona", de 1346.
Esteve na Catedral de Barcelona até 1437, quando a confraria passou a utilizar uma capela maior, dentro da mesma catedral. O retábulo de Arnau Bassa passou para a nova Igreja dedicada a São Marcos, em Manresa, entrando em colecções particulares, possivelmente no séc. XIX. Encontra-se hoje na Igreja de Santa Maria (SEU) de Manresa.
Um dos quadros do retábulo representa o encontro entre São Marcos e São Aniano (cuja história se encontra representada, por cenas sucessivas, na pintura) que ocorreu no interior de uma oficina de sapatos. E é, para mim, essa a riqueza do quadro. A representação do interior de uma "sapataria" e a apresentação dos sapatos acabados de confeccionar.
Dizem-me que Bernat Martorell pintou, em 1437, um novo retábulo para a novel capela do "gremio de zapateros de Barcelona", inspirado neste. Será que também tem uma sapataria? Vou tentar procurar..., pois será uma sapataria do século XV.
Para MR e para a sua colecção de elegâncias.
3 comentários:
Sapataria giríssima. Não conhecia este retábulo. Muito obrigada. :)
Muito interessante!
Lindíssimo! De repente parecia uma ceia... :)
Enviar um comentário