Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Notas soltas sobre o Advento


Simone Martini, nascido em Siena provavelmente entre 1280 e 1285 e proveniente da escola artística do grande mestre da época, Duccio (di Buoninsegna), desenvolveu um estilo muito próprio: se Duccio se centrava ainda em elementos bizantinos, Martini poderá já ser considerado um dos grandes representantes góticos de Itália. A sua primeira obra de destaque que conhecemos intitula-se Maestà, um fresco mural de grande dimensão, levado a cabo no Palazzo Publico de Siena em 1315 e que nos mostra “La Vergine in Trono circondata da Angeli e Santi”. No mesmo local, em 1325, concluiu o retrato de Guidariccio da Fogliano, uma peça singular que, segundo Hans Weigert, transmite uma “poesia indefinível”.
O quadro aqui exibido, a Anunciação, revela uma pintura tecnicamente sofisticadíssima, inserida numa reprodução cheia de mística religiosa. Terminado em 1333 e destinado para o altar de Sant’Ansano na Catedral de Siena, contou com o apoio do cunhado Lippo Menni . A inscrição em latim assim o testemunha : “SYMON MARTINI ET LIPPVS MEMMI DE SENIS ME PINXERVNT ANNO DOMINI MCCCXXXIII”.
A obra é considerada uma referência absoluta do estilo gótico da região de Siena. Numa caracterização quase teatral, vemos a Virgem e o Arcanjo numa abordagem de elevada elegância nas linhas e nas cores aplicadas.
Encontra-se exposta nos Uffizi de Florença.


Nota: alguns pormenores deste post foram extraídos do livro "Natività" do Instituto Geografico de Agostini de Novara / texto: Hans Weigert

2 comentários:

ana disse...

Muito bonito, Filipe.

Boas Festas! :)

LUIS BARATA disse...

Adoro este período pictórico! E dá muita vontade de ver estas telas in loco. Hélas!