Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Museu Nacional dos Coches



Faz sempre pena abrir os espaços sem a obra concluída.

«Abre amanhã ao público o novo Museu Nacional dos Coches. Abre com os coches (em maior número) a ocupar o espaço que lhes foi destinado mas sem a museografia estar completa, o que só deverá acontecer até ao final do ano; sem a prevista passagem pedonal e ciclável sobre a linha do comboio e a Avenida da Índia (que só deverá estar concluída em meados de 2016); sem a cafetaria e o restaurante a funcionar (estarão, diz-se, no último trimestre de 2015); e com a sala de exposições temporárias à espera que algo a ocupe, sem se saber quando. Ou seja, está praticamente como estava em 2012. E, no entanto, é inaugurado hoje em cerimónia oficial e abre amanhã aos visitantes. Será, portanto, incompleta e empobrecida a visão que portugueses e estrangeiros terão deste novo Museu. A que se deveu a pressa de inaugurar agora? Há uma hipótese, negada pelo Governo, mas plausível: depois de Setembro, a inauguração podia caber a outro. Para quê esperar?»

Público

Fotografias daqui: http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/o-museu-dos-coches-esteve-mais-de-dois-anos-a-espera-deste-dia-1696448
Boa tarde!

2 comentários:

MR disse...

O trabalho tb já era de outro e foi bastante contestado. :) Afinal era muito grande, uma obra megalómana, mas o museu vai ficar nos dois espaços. É triste! É a nossa Cultura(zinha) do nosso «Portugal em pequenino».
Um dia destes hei de lá ir.

ana disse...

MR,
Gosto do edifício (visto em fotos) mas julgo que o cenário do anterior local era mais apropriado.
Boa noite.:))