Nascida e criada em Doncaster (Yorkshire), Elizabeth Raffald começou como empregada doméstica aos quinze anos, terminando como governanta dos baronetes Warburton em Arley Hall (Cheshire), cargo que deixou quando casou com o jardineiro chefe da propriedade. O casal mudou-se para Manchester, onde Elizabeth Raffald abriu um escritório-loja onde se podia contratar empregadas domésticas, com uma escola de culinária, que vendia comida para fora - 'take away'.
Em 1769, publicou o livro The Experienced English Housekeeper, que contém a primeira receita de um Bolo de Noiva, como hoje se entende o que é um bolo de casamento. Ela é possivelmente a inventora do Eccles cakes. Fui tantos anos ao Reino Unido passar férias e nunca se me deparou este bolo que não tem grande aspeto.
As receitas deste seu livro de culinária são ainda hoje apreciadas por muitos cozinheiros atuais.
Em agosto de 1772, Elizabeth Raffald publicou o The Manchester Directory, uma lista de 1505 comerciantes e líderes cívicos em Manchester, a primeira listagem desse tipo da cidade que estava em crescimento.
5 comentários:
Foram quarenta e oito anos muito activos. Deixou memória e foi sempre subindo na escala social. Ou pelo menos parece. Qualquer dia fazem-lhe um filme.
Magna Carta, mini-saia, pop music, bolo de noiva, take away: sempre inovadores os British!
Ao Brexit é que não achei piada nenhuma :-(
Good evening!
🌄
Não me lembro de ter comido Eccles cakes. Parecem uns scones com passas mal amanhados.
Boa tarde!
Inovadora e visionária, não haja qualquer dúvida... as mulheres sonham e o mundo avança.
Boa semana
Boa semana (que ainda está a meio)!
Enviar um comentário