Este já deveria ser o segundo post desta secção, dado que a primeira reunião teve lugar em 9 de setembro de 1973, quando um grupo de 136 jovens militares se reuniu no Monte do Sobral, em Alcáçovas. Do encontro secreto viria a nascer o Movimento dos Capitães.
Este documento diz respeito à reunião de 24 nov. 1973. Pertenceu a Vasco Gonçalves (1922-2005), membro da comissão coordenadora do MFA.
Coimbra, Centro de Documentação 25 de Abril
Em 24 de novembro de 1973, realiza-se a segunda «Reunião do Movimento dos Capitães (alargada a tenentes-coronéis e outras patentes mais altas) na Casa da Cerca, em S. Pedro do Estoril. Participam 45 oficiais representantes das principais unidades do país. Inicia-se assim uma segunda fase do Movimento, marcadamente política. O tenente-coronel Luís Banazol faz uma intervenção ousada: "[ … ] Não tenhamos ilusões: o governo só sai a tiro e os únicos capazes de o fazer somos nós, mais ninguém!". (Daqui)
A reunião teve lugar na Cerca de S. Pedro (S. Pedro do Estoril), casa entretanto demolida. Uma placa assinala a reunião. (Daqui)
2 comentários:
Fico a aguardar os restantes posts. Bom dia!
😄 Bom fim de semana!
Enviar um comentário