Não percam este filme, atualíssimo. O filme adapta o livro The Nazi And The Psychiatrist, de Jack El-Hai. O nazi é Göring e o psiquiatra Douglas Kelley.
«1945. Hitler está morto e a Segunda Guerra Mundial aproxima-se do seu fim. Os Aliados têm a tarefa de garantir que o regime nazi seja responsabilizado pelos horrores da Guerra, ajudando a garantir que tais atrocidades nunca se repitam. O psiquiatra americano Douglas Kelley (Rami Malek), encarregado de determinar se os prisioneiros nazis estão aptos para serem julgados pelos seus crimes de guerra, vê-se envolvido numa complexo e perigoso duelo psicológico com o braço direito de Hitler, Hermann Goring (Russell Crowe).» (Sinopse do filme) Duas interpretações extraordinárias.
Douglas Kelley, psiquiatra do Exército dos EUA que foi destacado para a prisão de Nuremberga, com vista a avaliar os perfis psicológicos dos chefes nazis (entre os quais estavam Göring e Hesse) que iam ser julgados. O psiquiatra, através de conversas e testes de Rorschach, tentava compreender a natureza do mal, uma matéria de que Hannah Arendt se ocupou mais no julgamento de Eichmann. Douglas Kelley compilou material com que viria a escrever este livro.
No final do filme, vê-se como o livro foi recebido nos EUA. E como muitas das situações analisadas no filme são pungentemente atuais.
Os dois livros mereciam uma tradução portuguesa.


3 comentários:
Registado! Obrigada pela sugestão.
Estava aqui a tentar lembrar-me, em que filme tinha visto o actor Rami Malek.
É o actor que faz de Freddie Mercury... Muito bom!
A ver se vou ver. Bom dia!
É mesmo a não perder.
Boa noite para as duas.
Enviar um comentário