Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Lisboa rende-se à Pop Art

Quem não se lembra ainda das esculturas baseadas no período LOVE de Robert Indiana (nome famoso da pop art americana), que no ano passado estiveram espalhadas por Lisboa?
Pois bem, a capital portuguesa volta a aderir a este movimento de arte "que como nenhum outro se alimentou tão vorazmente do seu tempo, só para depois o voltar a cuspir", nas palavras do historiador de arte Marco Livingstone, autor do livro Pop Art: A Continuing History.
É que vai abrir brevemente a primeira loja Andy Warhol em Lisboa (na R. Escola Politécnica, 22) onde estará à venda a colecção de roupa para o Inverno com imagens do artista desenhada pela Pepe Jeans London.
Em Agosto passado Andy Warhol faria 80 anos. Foi o porta-estandarte de um movimento artístico que surgiu há 60 anos - com o propósito de revolucionar as abordagens típicas da cultura da década de 50, muito marcada pelo pós-guerra - mas permanece vivo, reinventado, absorvido e inspirador para novas aventuras de produção artística.
Uma teoria reforçada por Jean-François Chougnet, director do Museu Berardo que não hesita em afirmar ser "99% da produção artística de hoje influenciada directamente pela pop art".

Sem comentários: