" Tem-se falado muito nos conceitos de hard power e soft power ( poder duro e poder brando ). Qual vai ser mais importante?
O poder é a capacidade de levar outros a fazerem o que queremos, e isso pode conseguir-se de três formas. Ameaçar as pessoas através da coerção, pagar-lhes ou atraí-las para aquilo que se quer. Às duas primeiras formas chamo hard power e à terceira soft power. As três continuam a ser importantes e a capacidade de as combinar é aquilo que chamo smart power ( poder inteligente ) . Mas, na era da informação, o papel do soft power nessa mistura é cada vez maior.
Que género de liderança está Obama a revelar?
Ele é um líder altamente eficaz, porque compreende o hard e o soft power. Tem inteligência emocional, grande capacidade de comunicação e uma visão que quer comunicar. Ao mesmo tempo possui características do hard power, como organização e capacidade política. Tem sido capaz de combinar a visão de um Martin Luther King com a dureza política de Chicago, onde ele se iniciou.
Houve alguns líderes na História que fizessem mesmo diferença?
Os acontecimentos históricos são determinados por muitos factores, mas às vezes o papel do indivíduo é fundamental. Por exemplo, pode atribuir-se o fim da Guerra Fria a factores não-pessoais-economia e tecnologia-mas a sua solução pacífica deve muito a Gorbachev. E na África do Sul o poder branco esta destinado a acabar, mas o fim pacífico do apartheid foi em grande parte mérito de Mandela. "
- Entrevista por Emília Caetano na Visão de hoje.
Sem comentários:
Enviar um comentário