Na passada sexta-feira, depois do almoço, resolvi ir tomar café à Brasileira do Chiado.
Grande espanto: tarjas e cartazes de greve colocados junto à porta do mítico estabelecimento, e trajando "à civil" a grande maioria dos empregados empunhando cartazes e distribuindo panfletos. Leio no panfleto as razões de queixa dos funcionários: " Repressão psicológica, perseguição, não cumprimento dos direitos no CCT, intimidações, processos disciplinares a quem exige o cumprimento dos direitos."
Aparentemente indiferentes a esta situação inabitual, os turistas aguardam pelo atendimento na esplanada,esta estranhamente com mesas vazias.
Seguro de que o atendimento irá demorar ainda mais do que o habitual, opto por tomar a habitual bica do almoço noutro estabelecimento- A Bénard, que logo ali ao lado parece uma colmeia.
Como sabe quem habitualmente frequenta a Brasileira, muitos dos empregados são imigrantes, sobretudo brasileiros, como aliás noutros estabelecimentos de restauração, pelo que não me surpreendem verdadeiramente as queixas enunciadas no dito panfleto de greve.
5 comentários:
A mim não me espanta nada. Há anos que quase não ponho os pés na Brasileira, pelo péssimo serviço que oefrecem. Além de que o café é intragável.
Uma amiga minha, acompanhada de um amigo estrangeiro, quis apresentar queixa pelo péssimo serviço, depois de estar horas à espera na esplanada e de o empregado lhe ter amandado com as coisas para cima da mesa e a ter descomposto. O amigo estava estupefacto. Quando ela pediu o livro de reclamações foi ameaçada.
Não me espanta nada vindo desse Café. Só me espanta, há anos, que a CML ou o Turismo de Lisboa não façam nada em relação a este estabelecimento que tem interesse cultural e turístico.
Às vezes vou lá, acompanhada, mas um pouco contrariada.
M.
Mesmo assim apersentou queixa, mas nunca recebeu eco da mesma. Será que a fizeram seguir?
M.
Não me espanta. Os clientes pagam (e não pouco, na esplanada) e gostam de ser mal servidos. É uma "teoria" que tenho acerca dos portugueses: comem ..., sal mal servidos e não refilam. Nos cafés, restaurantes, etc.
Integralmente de de acordo com os comentários anteriores,embora ache que não é caso único...
Também prefiro ser atendido na Benard.
Gosto de tomar o pequeno almoço na Benard quando tenho que ir para o Chiado.
Ainda não fui tomar chá mas em breve colmatarei essa falta.
A Brasileira está de facto com mau serviço. Deixei de lá ir.
Ana
Enviar um comentário