Prosimetron

Prosimetron

domingo, 6 de dezembro de 2009

Nikolaus Harnoncourt


Nikolaus Harnoncourt celebra hoje o seu 80º aniversário.

Nascido a 6 de Dezembro de 1929 (dia de S. Nicolau) em Berlim, Johann Nicolaus Conde de la Fontaine e d'Harnoncourt-Unverzagt viveu a sua infância e juventude em Graz (Áustria). Membro da Orquestra Sinfónica de Viena entre 1952 e 1969, cedo dedicou-se ao estudo e à divulgação do repertório musical renascentista e barroco. Em 1953, fundou, juntamente com sua esposa Alice, o conjunto Concentus Musicus de Viena que viria a interpretar um espólio de obras desde 1200 a 1800. Uma das ambições principais consistia na gravação de todas as cantatas de Bach - um projecto notável, concretizado ao longo de 20 anos.
Mas a versatilidade de Harnoncourt não se limita à música antiga e ao barroco. Como maestro, abrangeu o classicismo vienense e o romantismo, chegando à música do século XX. Dirigiu as grandes orquestras de renome internacionais, entre elas, o Concertgebouw de Amesterdão, a Chamber Orchestra of Europe e a Orquestra Sinfónica de Berlim.

Inúmeros são as condecorações e os prémios alcançados durante a sua carreira, tais como um Grammy para a interpretação da Paixão segundo S. Mateus de Bach em 2001.

Da produção das Bodas de Figaro de Mozart do Festival de Salzburgo de 2006, já considerada como referência no universo operático, segue a inesgotável ária do Cherubino, na brilhante voz de Christine Schäfer. Harnoncourt dirige a Orquestra Filarmónica de Viena e um elenco imbátivel, composto por Ildebrando d'Arcangelo, Anna Netrebko e Dorothea Röschmann.

1 comentário:

MR disse...

Sou fã da Anna Netrebko.