O título reporta-se aos Els Segadors que aqui coloquei há uns dias. Mas também podia ter posto "O meu 5 de Outubro", com fim de tarde e jantar saudavelmente passados no Palau de la Musica Catalana, animados pelo Orfeó Català.
Entre outras, ouviu-se este Cant de la Senyera, que um ilustre catalanista presente afiançou ser-lhe mais querido do que o Els Segadors. Lembrou a proibição de o cantar e as cargas policiais sobre o balcão, de onde era mais fácil desafiá-la. Outro amigo meu presente, este co-súbdito (dir-se-á assim?) dos Príncipes Sarkozy e Monsenhor de Urgel, de que não sei o nome, lembrava a alegria dos catalães que visitavam Andorra, podendo aí cantar na sua língua.
Em resumo, a música de Els Segadors prende mais. Já a letra deste Cant tem vantagem, não padecendo do aparente historicismo da outra, aliás polvilhada de falsidades.
NB: escolhi este video do you tube por apresentar a letra; mas "renego" a senyera estrelada, aquele acrescento perturbando a beleza medieval do palado transformado em faixado, mantendo toda a sua força.
4 comentários:
Confesso a minha ignorância da canção (bonita) e do interior do Palau de la Musica (lindíssimo) que JP postou, amavelmente.E, embora, continue a preferir "Els Segadors", fico em dívida de gratidão para consigo. Muito grato,
A.S.
O Palau de la Musica Catalana é uma beleza.
Agora que falas nisso, a verdade é que temos uma Princesa Carla em Paris.
Quando for a Barcelona, espero ir a esta espectacular sala de espectáculos.
Enviar um comentário