Embora o tema não seja muito inovador, neste 433.º aniversário daquele 4 de Agosto em que uma troika de reis desapareceu, tinha há muito projectado mencionar aqui este retrato d’El-Rei D. Sebastião.
Soube da sua existência pela divulgação de uma exposição no suíço Museu Rietberg, em Zurique, no início deste ano. Pertencerá aos antigos acervos da Casa Imperial austríaca e teria sido identificado recentemente como retratando o nosso Rei Desejado.
Deixo a ligação para notícia na página do Instituto Camões
http://www.instituto-camoes.pt/comunicacao/encarte-jl/2085-exposicao-no-museu-rietberg-retrato-desconhecido-de-d-sebastiao
e para a página do Museu, ao que se alega, o único naquele país dedicado a arte não europeia
http://www.rietberg.ch
Ao ver este retrato, lembrei-me logo deste outro, da Princesa D. Joana.
O cão não será seguramente o mesmo. A sê-lo, seria um canídeo viajado, já que, como se sabe, a Princesa saiu de Portugal muito antes de o filho atingir a idade que demonstra no retrato.
É pena que a imagem seja tão pequena, não permitindo comparar as coleiras (similares). No caso do retrato de D. Joana, a coleira apresenta o que se pretende que sejam as armas portuguesas.
Numa outra nota, a página do Instituto Camões tem uma pequena imagem de outro quadro que lembra muito o do Chafariz d’El-Rei que esteve presente no Encompassing the Globe e de que se falou aqui (http://prosimetron.blogspot.com/2009/10/so-ate-11-out.html) e, mais demoradamente, numa memorável visita ao MNAA (JAD, obrigado mais uma vez!).
O quadro que esteve em Zurique representará a Rua Nova dos Mercadores. Será da mesma
oficina, JAD? :)
E aqui fica música comemorativa, pelos nosos irmáns galegos. Os elmos ficam para outra oportunidade.
Bom dia!
5 comentários:
JP,
Tão interessante a história desta vinheta.
Conhecia o retrato da princesa D. Joana mas não me lembro de ter visto este retrato de D. Sebastião. É muito bonito.
Grata!
Bom dia!
Parabéns pelo post.
Obrigado JP: Não conhecia nenhum dos quadros. Sim o quadro é da mesma "escola". Será que a oficina ainda "produzirá" mais quadros!!!
Jad,
O retrato da princesa Joana que JP expôs está no Kunsthistorisches Museum, Gemäldegalerie. Nunca estive neste museu mas vi num livro nas "Descalzas Reales", em Madrid. Quando vi a imagem pensei nas Descalzas mas fui aos meus apontamentos e lá encontrei a referência.
Lembro-me que fui às Descalzas à procura de um retrato de D. Sebastião em criança mas não encontrei. JP encontrou, mais uma vez o felicito.
Recordo-me que colocou D. Sebastião bébé, que fez as minhas delícias.
Bom dia!
Quadros muito giros que eu também não conhecia e já estive no Museu Rietberg.
Enviar um comentário