O Cofre do Mensageiro, Museu Arte Sacra da Madeira
À procura de uma explicação encontrei uma tese interessantíssima: “A Anunciação do Senhor na Pintura Quinhentista Portuguesa, 1500-1550...”. Por associação de ideias cheguei até ao painel da Virgem, da Anunciação, do Mestre do Sardoal, que se encontra na igreja matriz do Sardoal, onde aparece pintada a mesma figura trifonte na jarra de açucenas, objecto que se encontra à direita da Virgem, no referido painel. O autor da tese é Luís Alberto Esteves dos Santos Casimiro. Parte do painel pode ver-se na imagem retirada da tese mencionada.
Painel da Virgem e Anunciação do Mestre de Sardoal, Igreja Matriz do Sardoal
“Trata-se de uma jarra metálica, sem desenhos ou pormenores dignos de registo. A base, de forma circular, encontra-se ligada ao bojo por um nó que apresenta uma característica única: a representação de três rostos que podemos observar, em detalhe na figura 180, onde se destaca pela elipse amarela. O rosto central encontra-se voltado para a frente, ladeado por dois outros, um voltado para o lado direito e outro para o lado esquerdo, ambos representados a três quartos.”
Luís Casimiro apresenta duas leituras sobre o assunto recorrendo à comparação com outros modelos iconográficos.
-Um dos modelos foi o fresco de Andrea del Sarto, “O fresco trata a Trindade trifonte, ou seja uma forma de representar a Santíssima Trindade. (…) Este tipo de imagens teve origem a partir de uma visão de S. Pedro de Alexandria (m. 311), e foi difundida por todo o medievo em Portugal, como é confirmado por Fausto Sanches Martins.”
- O outro modelo foi concebido a partir da analogia com a virtude da Prudência que tem por base a mesma cabeça onde são representadas os três rostos. Panofsky “Citando o Reportorium morale de Pedro Barchorius, uma enciciclopédia muito popular nos finais da Idade Média", refere: « a prudência consiste na memória do passado, na ordenação do presente e na contemplação do futuro»”.
- Uma era a presença simbólica, directa e discreta da presença da Santíssima Trindade no momento da encarnação do Verbo como é defendido desde a Patrística, ligada à figura acima colocada.
-A outra, a partir da referência de Panofsky*, declara que a leitura do livro que a Virgem tem no colo se supõe ser de Isaías, o que “demonstra efectivamente corresponder à definição de prudência do Reportorium morale”
Luís Casimiro divulga que as imagens com os três rostos, simbolizando a Santíssima Trindade foram proibidas, primeiro por Santo Antonino, bispo de Florença, em 1477, e mais tarde pelo Papa Urbano VIII através de uma Bula, proclamada em 1628, por as considerar heréticas, acabando por dar ordem à sua destruição. No que diz respeito ao painel da igreja do Sardoal, o autor indica que "na época em que são efectuadas as pinturas na igreja matriz do Sardoal, existia já um movimento de reprovação, da Trindade Trifonte ainda que não de total proibição oficialmente proclamada.”
Luís Casimiro divulga que as imagens com os três rostos, simbolizando a Santíssima Trindade foram proibidas, primeiro por Santo Antonino, bispo de Florença, em 1477, e mais tarde pelo Papa Urbano VIII através de uma Bula, proclamada em 1628, por as considerar heréticas, acabando por dar ordem à sua destruição. No que diz respeito ao painel da igreja do Sardoal, o autor indica que "na época em que são efectuadas as pinturas na igreja matriz do Sardoal, existia já um movimento de reprovação, da Trindade Trifonte ainda que não de total proibição oficialmente proclamada.”
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*Panofsky, O Significado nas Artes Visuais,Lisboa: Editorial Presença, 1989, p.109
Luís Alberto Esteves dos Santos Casimiro, A Anunciação do Senhor na Pintura Quinhentista Portuguesa, 1500-1550, Análise Geométrica, Iconográfica e Significado Iconológico” Dissertação de Doutoramento em Histórua de Arte apresentada à FLUP, Vol II, Porto 2004.
Luís Alberto Esteves dos Santos Casimiro, A Anunciação do Senhor na Pintura Quinhentista Portuguesa, 1500-1550, Análise Geométrica, Iconográfica e Significado Iconológico” Dissertação de Doutoramento em Histórua de Arte apresentada à FLUP, Vol II, Porto 2004.
5 comentários:
Virgo prudentissima, como tenho ideia que diz a Ladainha. Num sentido trinitário, a peça madeirense dá mais a ideia de unidade. O painel do Sardoal recorda representações como aquela tão vulgar em ícones, dos três visitantes de Abraão.
Curioso falar no Panofsky, não é JAD ? :)
jP,
Tem razão a peça da Madeira tem mais sentido trinitário. A função do cofre era para transportar escritos sigilosos pelo que pude apurar.
A peça do Sardoal deve seguir mais o signigicado da virtude de que fala o autor da dissertação.
Gosto do Sardoal é uma vila bonita quem puder dê lá um salto, vale a pena!
:)
Correcção:
JP e significado.
Concordo com JP: "Virgo prudentissima"
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