A neve e o frio acompanham este Advento em toda a Europa Central, com os seus encantos e seus dissabores. A pintura holandesa, muito apreciada entre nós neste blogue, retrata o fascínio do Inverno de modo muito particular, como é do conhecimento geral.
Jan van Goyen (1596 - 1656), um dos representantes mais significativos do início do século XVII, usou cores fortes e vivas nas suas primeiras obras com motivos da vida paisana holandesa, tendo posteriormente optado por retratar as paisagens numa luminosidade e atmosfera mais uníssonas, nem por isso menos expressivas. Dedicou mais de 100 quadros à estação do Inverno. A tradição destes “winterlandscapes” remonta ao século XV, em que ilustrações das quatro estações para calendários se tornaram populares nas regiões dos actuais Países-Baixos.
A imagem escolhida data de 1626.
1 comentário:
É bela esta pintura e partilho do gosto pelo Inverno!
O Outono, apesar da beleza da múltipla paleta de cores e do tapete que deixa no chão, entristece mas o Inverno, curiosamente, não. Julgo que é por causa do Natal e porque em Janeiro os dias crescem antecedendo a Primavera e o acordar das flores.
Boa noite, Filipe!
Enviar um comentário