Na Alemanha estreou anteontem o filme "Elser" da autoria do realizador Oliver Hirschbiegel (A queda, 2004). Anteontem, a 9 de Abril, decorridos setenta anos após a morte de Georg Elser. Quem foi este herói desconhecido?
Poucas semanas após o início da Segunda Guerra Mundial, tornou-se manifesta a superioridade da exército alemão. A população apoiava cegamente Hitler e o regime nazi. Apenas alguns cidadãos opuseram-se à tendência generalizada. Georg Elser, carpinteiro de 36 anos, não se conformava com as ambições bélicas do regime e decidiu levar a cabo um atentado contra Hitler. Um explosivo, escondido na cerverjaria Bürgerbräukeller de Munique, deveria pôr fim à vida do Führer e da "elite" na noite de 8 de Novembro de 1939.
Desnecessário referir que o atentado falhou. Hitler que assinalava o golpe de Estado de 1923 neste local, abandonara a cervejaria poucos minutos antes, com vista a regressar a Berlim de comboio. Elser foi capturado na mesma noite, próximo da fronteira com a Suíça. Deportado para o campo de concentração de Dachau, aí permaneceu até 9 de Abril de 1945.
Nessa data, escassos dias antes do fim da guerra portanto, foi assassinado por ordem de Himmler.
Nessa data, escassos dias antes do fim da guerra portanto, foi assassinado por ordem de Himmler.
2 comentários:
Espero que estreie por cá.
Bom domingo!
Quero ver este filme. A derradeira "mão" de Himmler causa alguma revolta.
Bom Domingo.:))
Enviar um comentário