Ms. Olivia de Havilland completa hoje 92 anos, tendo nascido em Tóquio e sendo de origem britânica. Galardoada com dois Óscares, é irmã da actriz Joan Fontaine (de "Rebecca"), com quem não fala desde 1975.
A sua grande projecção no imaginário colectivo surgiu com o papel de Melanie Hamilton no épico "Gone With the Wind / E Tudo o Vento Levou" (1939), como mulher de Ashley Wilkes (Leslie Howard) e cunhada de Scarlett O'Hara (Vivien Leigh). Este filme conquistou-lhe a primeira de cinco nomeações da Academia, tendo ganho duas vezes na categoria de Melhor Actriz. Os Óscares foram-lhe atribuídos por "To Each His Own" (1946) e "The Heiress / A Herdeira" (1949), onde contracenava com um Monty Clift caçador de fortunas.
Ficou igualmente célebre pelas suas múltiplas colaborações com Errol Flynn, desde "Captain Blood" (1935), a "The Adventures of Robin Hood / As Aventuras de Robin dos Bosques" (1937) "Dodge City" (1939), "The Santa Fe Trail" (1940) ou "They Died with Their Boots On" (1941).
O seu processo contra o "Studio system" nos anos 40 foi instrumental na mudança de filosofia de gestão de Hollywood, suportando o direito dos actores (a Screen Actor's Guild deve estar a rever as minutas, neste dia em que estão a finalizar um novo acordo com os estúdios...). Bette Davis foi uma amiga de longa data (com quem contracenou em "The Private Lives of Elizabeth and Essex" e "Hush, Hush, Sweet Charlotte"). Nos anos 80, fez várias aparições na televisão, em mini-séries e telefilmes como "North and South / Norte e Sul" ou "Anastasia: the mystery of Anna", que lhe valeu um Globo de Ouro em 1986.
Ms. Olivia de Havilland vive em Paris desde os anos 50.
Sem comentários:
Enviar um comentário