Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Crónicas Sul-Americanas : 4 - Valparaíso

- La Sebastiana, casa de Pablo Neruda em Valparaíso.

Valparaíso foi a cidade chilena que se seguiu a Viña del Mar. Cidade que foi um dos grandes portos mundiais até à abertura do Canal do Panamá, e onde são visíveis inúmeras influências europeias na arquitectura, na onomástica e nas pessoas com que nos cruzamos. Hoje, o porto perdeu importância económica mas continua a ser procurado pelos grandes navios de cruzeiro.
É também a cidade de Pablo Neruda, que nela viveu muitos anos na sua famosa casa La Sebastiana, hoje casa-museu e sede da Fondacion Neruda. A localização da casa é espectacular, com uma vista deslumbrante, e é como se fosse um barco em terra dados os pormenores arquitectónicos. Temos a sensação que um barco foi parar ao cimo de um monte, pelas janelas que parecem escotilhas, cordas que ajudam a subir e descer escadas e muitos outros elementos decorativos e colecções de temática marítima. Não foi a única casa de Neruda, como sabemos, mas foi nela que escreveu muitos dos poemas que o tornaram imortal.
E foi em Valparaíso que apanhámos a nossa casa-flutuante, o Radiance of the Seas, e nele prosseguimos a nossa viagem, agora por mar, durante 14 dias.

2 comentários:

Miss Tolstoi disse...

E como é a casa por dentro? Por fora parece uma Brandoa com vista pró mar.

João Mattos e Silva disse...

A casa por dentro - sem muita vida, porque lhe falta o calor humano do seu dono e da mulher que ali habitaram - é uma mistura de peças boas, de mobiliário e objectos decorativos, e de peças apenas decorativas ao gosto de Neruda. Mas tem coisas surpreendentes num espaço tão pequeno, como a vista exterior da casa faz pressupor, como a sala confortável,a casa de banho ou o minúsculo escritório, com uma vista soberba sobre a cidade e o mar.