- O antigo Hospital de S.Teotónio, Viseu.
Abriu a semana passada a mais recente Pousada de Portugal, que é simultaneamente a maior até agora. Trata-se do antigo Hospital de S.Teotónio, em Viseu, fechado desde 1997, agora transformado em pousada com 84 quartos, spa, piscinas e dois restaurantes, pela mão do Grupo Pestana e com projecto do arquitecto Gonçalo Byrne.
Parece-me uma ideia a aplaudir, revocacionar edifícios com dignidade ( trata-se de uma construção do séc.XVIII com elementos escultóricos e arquitectónicos relevantes) , dando-lhes um uso que é uma mais-valia local e regional.
Além da aposta em edifícios históricos, a ideia é também oferecer ao mercado pousadas com maior dimensão.
Já em Abril, será inaugurada a Pousada do Palácio de Estói, no distrito de Faro ( quando o visitei há uma dúzia de anos fiquei abismado com o estado em que se encontrava) , e em Outubro a Pousada do Palácio do Freixo, no Porto.
3 comentários:
Também acho bem, antes que caiam.
M.
Há Pousadas muito bonitas no nosso país. Há uma que gosto particularmente, por ter uma atmosfera especial é a Flor da Rosa reconstruída pelo arquitecto Carilho da Graça de quem gosto.
Ainda bem que há aproveitamento destes edifícios seculares.
Poderia enumerar outras mas ficaria uma lista enorme.
PARECE QUE A CIDADELA DE CASCAIS TAMBÉM VAI A POUSADA A CARGO DOS PESTANAS QUE VÃO PASSAR A CHAMAR-SE OS PESTANAS DAS POUSADAS LOL
Enviar um comentário