Prosimetron

Prosimetron

domingo, 3 de janeiro de 2010

Ratio Studiorium da Companhia de Jesus.

Para os que se interessam pelo estudo de história: da Igreja, do teatro, da filosofia, teologia, das ciências, da arte, do ensino, da exegese biblíca deixo este livro.
Código Pedagógico dos Jesuítas, Ratio Studiorium da Companhia de Jesus, é a publicação de um texto latino sobre o plano pedagógico dos estudos na formação dos Jesuítas e de alunos externos aos seus colégios. O livro é bilingue e a sua autora é Margarida Miranda, Professora de Estudos Clássicos na Universidade de Coimbra.
x
"Porquê a publicação de um texto latino com mais de quatro séculos, num contexto em que as instituições escolares se encontram tão apartadas do modelo de ensino por ele representado, num tempo em que saber latim é coisa bizarra, tão rara como outrora saber sânscrito ou conhecer «línguas orientais»?
A primeira razão é a importância que este texto exerceu na educação de muitas gerações de humanistas e intelectuais de toda a Europa".
x
Margarida Miranda, Código Pedagógico dos Jesuítas, Ratio Studiorum da Companhia de Jesus [1599], Regime Escolar e Curriculum de Estudos, Lisboa: Esfera do Caos, 2009, p. 13. (Nota Prévia da autora).
x
"Se considerarmos a dificuldade do texto original da Ratio em latim, é de enaltecer a bela tradução que agora temos em mãos. Na verdade trata-se de um texto fluído, agradável, elegante, de imediata compreensão, que animará os leitores e pesquisadores a lê-lo na sua integralidade."
x
Pe. Luiz Fernando Klein, S.J. no mesmo livro p. 16.

Sem comentários: