Merce Cunningham, um dos grandes criadores da dança do século XX, como bailarino e coreógrafo, faleceu ontem aos 90 anos de idade. Aqui fica a sua coreografia Changing steps.
A coreografia é bonita;pena é não ter música. E sendo moderna, pelo menos esta, não repete os movimentos que o moderno bailado estabeleceu como regra, com os intérpretes retorcendo-se no chão! Não conheço muito bem a obra, mas vou tentar conhecer mais. A grande vantagem da arte é a sua vivência para além do criador.
João Mattos e Silva, Se gosta de Erik Satie veja a coreografia de Cunningham de 1964. Gostei imenso. É repousante; tem aqui o site: http://www.youtube.com/watch?v=mP0FTwKRa50
Também detesto aquele bailado moderno que deixou de ser bailado para ser qualquer coisa entre circo e ginástica. Há anos vi uma peça de Cunningham com música de John Cage que adorei. Mas não me recordo como se intitulava. Ou intitula.
7 comentários:
Desculpa, ontem! Estava eu em Sintra.
Obrigado pela rectificação, eu só ouvi hoje às oito da manhã.
Já tinha lido uns artigos sobre ele mas não conheço a sua obra!
O Luís veio aguçar a curiosidade. Obrigada!
Excelente!
A coreografia é bonita;pena é não ter música. E sendo moderna, pelo menos esta, não repete os movimentos que o moderno bailado estabeleceu como regra, com os intérpretes retorcendo-se no chão!
Não conheço muito bem a obra, mas vou tentar conhecer mais. A grande vantagem da arte é a sua vivência para além do criador.
João Mattos e Silva,
Se gosta de Erik Satie veja a coreografia de Cunningham de 1964. Gostei imenso. É repousante; tem aqui o site:
http://www.youtube.com/watch?v=mP0FTwKRa50
Também detesto aquele bailado moderno que deixou de ser bailado para ser qualquer coisa entre circo e ginástica.
Há anos vi uma peça de Cunningham com música de John Cage que adorei. Mas não me recordo como se intitulava. Ou intitula.
Enviar um comentário