Prosimetron
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Juntamos a esta voz a nossa voz!
ver fotos aqui. Vamos lutar!
Exmo. Senhor Ministro da Cultura
Dr. José Pinto Ribeiro
C.c Director-Regional de LVT
C.c. Presidente do IGESPAR
C.c. Presidente da CML
C.c. Presidente da AML
C.c. Presidente da Junta de Freguesia da Sé
Vimos por este meio apresentar a V.Exa. o nosso protesto veemente por uma situação que consideramos grave e escandalosa, seriamente lesiva de um Monumento Nacional, e que pré-figura mais uma acção de vandalismo de Estado, uma vez que, ao que apurámos, é da exclusiva e inteira responsabilidade da Direcção-Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo e, portanto, desse Ministério.
Trata-se de uma intervenção de "restauro" que está a ser feita na pedra antiga junto ao portão Norte da Sé de Lisboa, sendo que anexamos fotos e breve descritivo em
http://cidadanialx.blogspot.com/2009/10/obras-de-restauro-na-se-de-lisboa.html#comments .
Antes deste protesto, consultámos o IGESPAR que nos garantiu desconhecer a situação, e a própria DRC-LVT que nos pediu que denunciássemos o caso para o seu próprio endereço de email, o que já fizemos, naturalmente.
A menos que se trate de uma intervenção justificável e reversível a breve trecho, consideramos que este episódio é sintomático sobre o estado de coisas relativamente ao património arquitectónico do país, e do entendimento que dele fazem os poderes públicos.
Já não bastava o efeito da poluição e o vandalismo anónimo que continuamente atentam contra o nosso património, para que sejam agora os próprios responsáveis pela conservação dos Monumentos Nacionais a adulterá-los.
Finalmente, e em jeito de rodapé, não podemos deixar de dar conta da nossa preocupação em relação a um projecto de intervenção profunda na mesma Sé, projecto esse a ser elaborado neste momento pelos serviços da mesma DRC-LVT, o qual, à semelhança do Terreiro do Paço, se prepara para ser anunciado à população como um facto consumado. É preciso que este projecto seja divulgado quanto antes!
Melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Júlio Amorim, Luís Marques da Silva, Nuno Caiado, António Branco Almeida, Pedro Gomes e António Sérgio Rosa de Carvalho
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Bela obra! Não se acredita. Até hei-de ir vê-la in loco.
Creio que a situação foi já objecto de uma nota do Patriarcado.
Mas,oficialmente,julgo que o MC mais uma vez "se omitiu". Aliás,tem sido o timbre deste MC:apagar-se. A omissão em vez da acção. E,neste caso,não é por causa do orçamento,com certeza.
A situação é,no mínimo,escandalosa e lamentável,e exige uma acção urgente,quer do poder,quer dos cidadãos.
Alberto Soares
Sobre este ministro, já disse o que tinha a dizer aqui no blogue. Nem se dá por ele, como desde que tomou posse.
Passei ontem pela Sé mas confesso que entrei e não reparei nas obras.
Da próxima vez olharei.
Ana
Este ministro é uma lástima. Espero que vá com os cães.
Respondendo ao Anónimo (assinado Ana) das 12:13: as obras são na Rua, não no interior!
Jad, se está assinado Ana não é anónimo, pelo menos tem um nome que alguns conhecem. :)
Ana
Respondendo ao Anónimo (assinado Ana) anterior. E como é que começa o comentário?
- "Anónimo disse...".
É que estes qualquer pessoa pode escrever neles a assinatura que desejar!
Nos que são autenticados com o nome a azul (já não diz anónimo) porque na verdade implica um registo e a utilização de uma palavra de passe. :-)
Enviar um comentário