O novo Presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nos EUA, Tom Sherak, anunciou esta quinta-feira as 65 candidaturas dos vários países ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Para além de considerações sobre a forma de candidatura (nomeações dos países, um candidato por país independentemente de mérito e produção relativas, candidaturas separadas da China e Hong-Kong), eis algumas notas.
Portugal apresenta "Um Amor de Perdição" / "Doomed Love", de Mário Barroso, que já foi referido aqui no Prosimetron em http://prosimetron.blogspot.com/2009/04/cinenovidades-39-um-amor-de-perdicao.html e http://prosimetron.blogspot.com/2009/04/ainda-um-amor-de-perdicao.html.
Internacionalmente, está a ser dado destaque às indicações da Alemanha ("The White Ribbon", de Michael Haneke, o vencedor do Festival de Cannes, referenciado em http://prosimetron.blogspot.com/2009/05/white-ribbon-de-michael-haneke-vence.html), da França (''Un Prophete'', de Jacques Audiard), e da Coreia do Sul ("Mother", de Joon-ho Bong).
Notas adicionais para os realizadores indigitados pela China (Chen Kaige, cujo "Adeus, Minha Concubina" venceu a Palma de Ouro de Cannes em 1993 e foi nomeado para dois Óscares), Espanha (Fernando Trueba, vencedor em 1993 com "Belle Époque") e Itália (Giuseppe Tornatore, vencedor em 1989 com "Nuovo Cinema Paradiso") .
Como curiosidade, países com quem os EUA possuem relações diplomáticas relativamente tensas apresentaram também as suas candidaturas: é o caso do Irão ou da Venezuela (mas não da Coreia do Norte; aliás, a lista da Academia indica tão somente "Coreia").
A lista integral pode ser vista no endereço da Academia, em http://www.oscars.org/press/pressreleases/2009/20091015.html
As nomeações serão anunciadas a 2 de Fevereiro de 2010.
4 comentários:
Gostei!
M.
Gostei de saber.
Obrigada.
Mais uma razão para seguir atentamente os Óscares.
"And the Oscar goes to"... MÁRIO BARROSO!
Enviar um comentário