Socorrendo-me do «Grande dicionário da língua portuguesa», coord. por José Pedro Machado, explico o que é uma «Filipina»: «Diz-se da amêndoa de caroço duplo, de frutas inconhas*, as quais partilhadas entre duas pessoas, dão à que no primeiro encontro aludir ao facto o direito de reclamar um presente da outra.» A «Grande enciclopédia portuguesa e brasileira» explica assim: «Jogo em que duas pessoas repartem uma amêndoa que, casualmente, tem dois caroços; ganha aquela que, encontrando a outra no dia seguinte, ou em dia combinado, lhe disser: «Bons dias, filipina!» Também se faz o jogo com outros frutos como castanhas, gomos de laranja, etc.» Também poderá telefonar (deve ser uma modernice), no dia seguinte, e desejar «Bons dias, filipina!» Quem o fizer primeiro...
6 comentários:
Não fui eu, mas tenho pena.
Foi num gomo de tangera ou tangerina?
Numa castanha, Miss Tolstoi.
E já recebi um presente. Não me era devido... mas adorei! - a surpresa e o presente propriamente dito.
E o que é ou quem é "Filipina"?
Também recebi um presente, mas não foi por nenhuma Filipina... Recebi um excelente Guia sobre l'Art au XVIe siècle. Obrigado!
J.
Socorrendo-me do «Grande dicionário da língua portuguesa», coord. por José Pedro Machado, explico o que é uma «Filipina»: «Diz-se da amêndoa de caroço duplo, de frutas inconhas*, as quais partilhadas entre duas pessoas, dão à que no primeiro encontro aludir ao facto o direito de reclamar um presente da outra.»
A «Grande enciclopédia portuguesa e brasileira» explica assim: «Jogo em que duas pessoas repartem uma amêndoa que, casualmente, tem dois caroços; ganha aquela que, encontrando a outra no dia seguinte, ou em dia combinado, lhe disser: «Bons dias, filipina!» Também se faz o jogo com outros frutos como castanhas, gomos de laranja, etc.»
Também poderá telefonar (deve ser uma modernice), no dia seguinte, e desejar «Bons dias, filipina!» Quem o fizer primeiro...
*Frutas que estão naturalmente ligadas a outras.
Obrigado! Vou tentar a minha sorte da próxima vez que isso acontecer.
Enviar um comentário