Prosimetron

Prosimetron

sábado, 23 de maio de 2009

Jean Patou: Joy, um dos meus perfumes.

Joy de Jean PatouJean Patou nasceu na Normandia, em 1880, no seio de uma família de peleiros. Trabalhou nesse negócio até 1910, ano em que foi para Paris.
Jean Patou alimentou sonho de se tornar costureiro, acabou por se instalar numa pequena loja que abriu em 1912, e à qual deu o nome de Maison Parry. Com o início da Primeira Guerra viu-se obrigado a parar a sua actividade pois, foi mobilizado em Agosto de 1914, após a invasão da Bélgica pelos alemães. Quando acabou o conflito, voltou a abrir a loja. Introduziu o sportswear feminino com os desenhos de fatos de banho em tecidos mais leves e da saia de ténis. As suas criações foram muito bem aceites em Nova Iorque. Porém, com o crash da Bolsa, em 1929, o mercado americano desapareceu. Nesta fase crítica Jean Patou sobreviveu graças aos seus perfumes. Um dos perfumes que criou foi o Joy, perfume de fragrância floral intenso com notas de rosa e jasmim.
Jasmim

Jean Patou morreu em 1936 mas a sua casa continuou na mão da irmã e do cunhado. O nome Patou permanece, ainda hoje, associado à alta perfumaria, e pelo atelier têm passado nomes como o de Jean Kerléo ou Karl Lagerfeld.

Sem comentários: