Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Relógios...Tempo... 2

Nas minhas incursões sobre o tempo encontro as ideias em fragmentos como o do quadro. Começo, todavia, a construir uma história com sentido.

Salvador Dalí, "A Desintegração da Persistência da Memória", 1952-54;
reinterpretação da Persistência da Memória, trabalho realizado em 1931
x

Óleo sobre tela 25x23cm, Museu Dalí, São Petersburgo.

Tempo

O tempo é um velho corvo
de olhos turvos, cinzentos.
Bebe a luz destes dias só dum sorvo
como as corujas o azeite
dos lampadários bentos.

E nós sorrimos,
pássaros mortos
no fundo dum paul
dormimos.

Só lá do alto do poleiro azul
o sol doirado e verde,
o fulvo papagaio
(estou bêbedo de luz,
caio ou não caio?)
nos lembra a dor do tempo que se perde.

Carlos de Oliveira, in 'Colheita Perdida' (retirado do citador)

4 comentários:

ana disse...

Renovo o agradecimento ao comentador que me despertou o interesse. :)

Margarida Elias disse...

É muito interessante.

ana disse...

Margarida,

Obrigada. Ando a reunir os relógios de Dalí e a perceber a sua percepção do tempo.

Dalí era um dos meus surrealistas preferidos mas quando soube que ele atirava os gatos, no seu atelier, para apreciar o movimento e assim o pintar, deixei-o um pouco de lado. Estou agora a recuperá-lo.

ana disse...

Margarida,

Obrigada. Ando a reunir os relógios de Dalí e a perceber a sua percepção do tempo.

Dalí era um dos meus surrealistas preferidos mas quando soube que ele atirava os gatos pelo ar, no seu atelier, para apreciar o movimento e assim o pintar, deixei-o um pouco de lado. Estou agora a recuperá-lo.