Este filme passa no DocLisboa hoje. Entretanto fiquem com:
Prosimetron
sábado, 21 de outubro de 2017
Da vinheta
Continua o braço de ferro entre Madrid e Barcelona, e este fim de semana deverá ser agitado. Importante lembrar o compromisso histórico de há 40 anos : Após as longas e intensas negociações em Paris com Adolfo Suárez, Josep Tarradellas, presidente da Generalitat da Catalunha no exílio de 1954 a 1977, e da Generalitat provisória de 1977 a 1980, regressa a Barcelona no dia 23 de Outubro de 1977, proferindo um memorável discurso na varanda do Palácio da Generalitat.
Talvez seja necessário um novo compromisso histórico, não sei é se há gente do calibre desta de há quarenta anos ...
Humor pela manhã
É claro que o famoso " desenrascanço " português também não podia ser alheio aos arranjos arquitectónicos, como se vê neste exemplo da Amadora. Na Amadora, mas podia ser noutra cidade qualquer ...
Rubens. Portraits princiers
Esta exposição está focada numa rainha e num pintor. Ela é Maria de Médicis, viúva de Henrique IV e mãe de Luís XIII. O artista é Rubens, o mais célebre pintor do seu tempo, cuja influência se estendeu a toda a Europa. Maria de Médicis encomendou ao pintor 24 telas monumentais para o Palácio do Luxemburgo que ela mandou edificar em 1615.
Rubens - Coroação de Maria de Médicis, 13 maio 1610
sexta-feira, 20 de outubro de 2017
Harry Potter: A History of Magic
Abre hoje na British Library uma exposição evocativa dos 20 anos da publicação de Harry Potter and the Chamber of Secrets.
Catálogo da exposição.
Marcadores de livros - 854
«It does not to do dwell on dreams and forget to live.»
Harry Potter e a pedra filosofal
Nenhum destes marcadores é meu. Retirei-os da net.
quinta-feira, 19 de outubro de 2017
25 canções de Bob Dylan que merecem o Nobel - 11 e 12
Alberta #1 (1970) era originalmente um blues sobre os barcos que ao amanhecer navegavam no Mississippi. Dylan gravou-o no seu álbum Self Portrait (1970). A origem folclórica da canção encontra-se na letra «I'll give you more gold than your apron can hold / If you'll only let your hair hang low». A sua interpretação, no canto e na harmónica, é perfeita, indolente, e os coros dão-lhe um enorme charme.
É uma canção de Dylan de que gosto bastante, mas não consegui encontrar nenhum vídeo com uma interpretação dele no YouTube. Nem de Alberta #1 nem de Alberta #2. Assim, hoje trago também Wigwam (1970).
É certamente uma das canções mais estranhas de Dylan. Primeiro porque não tem letra. Dylan contenta-se em berrar «la la la» como um bêbedo, com uma orquestração, extremamente rica.
É uma canção secretamente política. Wigwam é o nome dado às tendas circulares de certas tribos índias. Uma maneira discreta de evocar, sem falar, da história trágica do território americano. Face ao indizível... «la la la».
Le jardin secret des Hansen
Esta exposição é de obras da coleção Ordrupgaard. O casal dinamarquês Wilhelm (1868–1936) e Henny Hansen (1870–1951) constituiu, em apenas três anos (1916-1918), uma coleção impressionante de pinturas impressionistas e pós-impressionistas. Cerca desses 40 quadros estão agora expostos, pela primeira vez, em Paris.
quarta-feira, 18 de outubro de 2017
terça-feira, 17 de outubro de 2017
Boa noite!
O Ballet Nacional do Canadá esteve no princípio de outubro no Théâtre des Champs-Elysées.
Da vinheta
- Às portas de Braga;
- Às portas de Seia ;
- Vieira de Leiria, e esta já deu a volta ao mundo de tão apocalíptica.
Outra vez luto nacional por três dias, outra vez o horror de vidas perdidas ( 38, até agora ), mais de 6 dezenas de feridos, 7 desaparecidos, fábricas ardidas, casas ardidas, estradas e ferrovias cortadas.
Um país desgraçado, como escrevi há meses. E há que ler o relatório da Comissão Independente para perceber como esta tragédia, tal como a de Pedrógão, poderia ter sido pelo menos minorada ...
Bom dia !
Fez ontem 427 anos que Carlo Gesualdo, príncipe de Venosa, matou no seu Palazzo San Severo, em Nápoles, a mulher e prima, Maria d'Avalos, e o amante desta, Fabrizio Carafa.
Marcadores de livros - 851
Agradeço à Luisa este marcador. O título do livro despertou-me interesse porque hoje em dia querem arranjar tantos programas aos miúdos que eles não têm tempo livre.
segunda-feira, 16 de outubro de 2017
25 canções de Bob Dylan que merecem o Nobel - 10
Lay Lady Lay (1969)
Lay Lady Lay é, segundo Emmanuelle Hirschauer, Ronsard no país do folk. «Uma proposta indecente feita a uma mulher cobiçada, por um Bob Dylan de voz quente, menos abrasiva do que o habitual. (Dylan explicará que tinha deixado de fumar antes de gravar.) Deite-se na cama de bronze, minha senhora. Desejo e deferência.» Ignora-se a quem foi dedicada esta canção.
domingo, 15 de outubro de 2017
25 canções de Bob Dylan que merecem o Nobel - 9
As I Went Out One Morning (1967)
A melodia desta curta canção é deslumbrante, mas a letra é cifrada. O narrador conta como uma manhã tentou dar a mão a uma menina encantada e de repente percebeu que ela lhe iria fazer mal. Surge então Tom Paine.... Há quem pense que é o próprio Dylan a desculpar-se pelas declarações infelizes que fez ao receber, em 1963, o prémio Tom Paine.
Antonio Bertali (1605 - 1669)
Antonio Bertali nasceu em Verona em 1605. Estudou com Stefano Bernardi, mestre de capela da catedral desta cidade. Graças aos bons relacionamentos de Bernardi com o corte austríaca, Bertali entra ao serviço da capela imperial de Viena em 1622. Casa na catedral de Santo Estêvão em 1631 e compõe obras para vários acontecimentos da família real: a cantata Donna real, por ocasião do casamento de Fernando III com a infanta Anna Maria de Espanha ou o Requiem pro Ferdinando II em 1637.
Em Outubro de 1649, torna-se mestre de capela da corte, sucedendo a Giovanni Valentini. Morre em Viena em 1669.
Das suas quase 600 obras, poucas sobreviveram. Entre elas, esta bela Ciaconna tipicamente barroca , numa interpretação não identificada.
Um bom serão de domingo a todos!
Marcadores de livros - 849
Dez marcadores de Santa Teresa de Ávila, com agradecimentos a Justa.
Versos e reversos, embora dos três de cima não sei qual é um e o outro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)