Frente e reverso de três marcadores da livraria Follas Novas, de Santiago de Compostela. Já aqui coloquei outros marcadores desta livraria que os tem muito belos.
Meryl Streep preside ao júri da edição do festival de cinema de Berlim "Berlinale" deste ano.
Por isso e por toda a sua obra, merece a vinheta da semana....
A Paris de Ines de la Fressange , dos museus preferidos ( Luxembourg, Cognacq-Jay ) à livraria preferida, a minha querida Galignani , aos muitos teatros da cidade-luz .
Mon Paris , Ines de la Fressange e Sophie Gachet, Flammarion, 160 p, €18,50 .
Um bronze magnífico, a segunda versão fundida em 1898, L' Éternel Printemps , quando Rodin vivia o apogeu dos seus amores com Camille Claudel .
Avaliado entre 500 000 e 700 000 libras, foi vendido a 4 de Fevereiro em Londres na casa Bonhams por 938 000 libras, um recorde mundial para Rodin .
Penso que ainda não apareceu neste nosso " catálogo " este auto-retrato de Louise-Élisabeth Vigée Le Brun com a sua filha Julie . Foi pintado em 1789 e está no Louvre .
Esta exposição, que abriu ontem e pode ser vista até 28 de agosto no Instituto do Mundo Árabe em Paris, explora o mundo de adorno das mulheres, através de jóias magrebinas, da coleção Bouvier, ela primeira vez exposta.
Estas jóias em metais preciosos - ouro, prata e outros banhados a ouro e a prata - cobrem um período que vai do final do século XIX à primeira metade do século XX e vão desde ornamentos de cabeça e do tornozelo a brincos, colares, broches e pulseiras.
Este Two Figures foi pintado em 1975 , após a morte brutal de George Dyer, o companheiro de Francis Bacon , e é pois um auto-retrato duplo . Foi comprado directamente a Bacon pelo biógrafo e amigo deste, Michael Peppiatt , logo em 1975 e conservado durante 40 anos em sua posse .
É vendido hoje na Christie's de Londres, com uma estimativa de 6,5 a 9 milhões de euros .
É uma novidade que já tem uns meses, mas não queria deixar de assinalar esta iniciativa da editora Tinta da China que publica este livro de Gene Sharp, o mesmo que causou a prisão de jovens activistas em Angola, com as receitas a reverter a favor dos presos políticos e suas famílias .
Uma obra muito bem documentada sobre um dos maiores coreógrafos franceses , 250 documentos sobre 30 ballets, muitas fotos de cena e de figurinos . Os textos são de Paul-Henry Bizon, com prefácio do editor e dramaturgo Michel Archimbaud .
Preljocaj Angelin , Éditions de la Martinière, 256p, € 45 .
275 milhões de euros : a casa mais cara do mundo .
Vendida em Dezembro, e só o estilo é do séc.XVII : foi construída em 2011 com as mais modernas tecnologias, sala de cinema, piscinas aquecidas etc , com a mais valia de estar implantada numa propriedade de 23 hectares perto de Versalhes .
A Christie's International Real Estate apenas diz que foi comprada por um cliente do Médio Oriente ...
O novo disco deste excelente contra-tenor , com os mais conhecidos Pergolesi ou Scarlatti mas também com árias de Porpora ou Vinci. O esplendor do barroco napolitano em companhia do ensemble Il Pomo d'Oro .
Estou a ler este policial que me foi emprestado por um amigo. Um crime no vicariato. E quem mora ao lado da casa do padre? Miss Marple que nada vê, mas anda no seu jardim com uns binóculos para ver os pássaros...
And you read your Emily Dickinson,
And I my Robert Frost,
And we note our place with bookmarkers
That measure what we’ve lost.
Letra de Paul Simon
Apparently with no surprise
To any happy flower,
The frost beheads it at its play
In accidental power.
The blond assassin passes on,
The sun proceeds unmoved
To measure off another day
For an approving God.
Emily Dickinson
A voice said,
Look me in the stars
And tell me truly, men of earth,
If all the soul-and-body scars
Were not too much to pay for birth.
Nada de muito novo nesta obra, mas ainda assim alguns pormenores interessantes sobre os últimos dias de Cléopatra, Catarina a Grande, Maria Antonieta, Sissi ou a Rainha Vitória . Uma edição da Perrin .
Tem-se falado muito da solidão e da desorientação do homem desde a época em que o paraíso deixou de ser objecto de uma crença activa. Mas talvez a perda do inferno tenha sido mais devastadora ainda . - George Steiner
(...) Bruxelas será implacável na leitura da execução e não perdoará desvios, até porque avisou e sublinhou todas as reservas. O Governo fica, assim, nas suas mãos. Se tiver sucesso, ganha legitimidade para ter mais margem de manobra; se falhar, terá sérios problemas em conseguir um Orçamento rectificativo e em preparar o próximo. Agora é fazer as contas . - Ricardo Costa, no Expresso .
«Não sei precisar quando, nem como, iniciei minha coleção de marcadores de livro. A atração pelo colecionismo terá sido despertada pela proliferação de marcadores, que passaram a ser difundidos amplamente junto com livros e expostos à venda em livrarias e lojas de museus com variada motivação temática.» (Lúcio Alcântara)
Lúcio Alcântara selecionou alguns marcadores da sua coleção no livro Entre páginas Entre vidas. Depois de uma visita, esta exposição talvez aqui volte.
Depois de visitar o Memórias e Imagens fiquei a conhecer a pintora italiana Emma Ciardi (1879-1933), filha do pintor Guglielmo Ciardi (1842-1917).
Gostei bastante da sua pintura e é com uma delas que desejo:
Um assassinato político de que me lembro bem, e uma das primeiras vítimas do terrorismo islâmico . Fazer a paz com Israel e fazer um Egipto laico tem um custo muito pesado ...
A história fascinante do Carnaval de Veneza parece remontar ao final do século XVI quando a primazia comercial e política desta república declinou. Então o Carnaval substituiu essa importância, ao acolher os príncipes da Europa. Reapareceu em força em 1980.
Este é um retrato em mármore branco, com 34 cm de altura, de Juba II, rei da Mauritânia, de 23 a.C. a 25 a.C. , e foi vendido em Sceaux no passado dia 13 de Dezembro por 1,1 milhões de euros .