Prosimetron
sábado, 4 de outubro de 2014
Festa do Cinema Francês
Programação: http://festadocinemafrances.com/15a/
O Festival vai passar dois filmes de Alain Resnais, um dos quais este em ante-estreia: Antoine, famoso dramaturgo, após sua morte, deixa um inesperado convite para que todos os seus amigos participem de uma montagem livre da peça Eurídice. A esses atores, tudo é permitido, são eles que devem decidir o que vai em cena e montar uma peça.
Os Borgia e o seu tempo: De Leonardo da Vinci a Miguel Ângelo
No imaginário coletivo, os Borgia representam a encarnação de vícios vis, simbolizando assim os excessos de certa sociedade do Renascimento.
Esta exposição propõe-se penetrar no seio desta família que marcou a segunda metade do século XV, na Itália e na Europa, a fim de revelar a sua verdadeira face e reconstituir o ambiente que assistia à transformação do mundo, com a descoberta da América, a invenção da tipografia, a Reforma e o florescer de uma corrente artística sem precedentes até então.
No Museu Maillol, em Paris, até 15 de fevereiro de 2015.
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
Konstanze
O último livro que li intitula-se: "As Mulheres de Mozart" de Stephanie Cowell. Gostei bastante e fez-me ir ao encontro do Rapto do Serralho que estreou no dia 16 de Julho de 1781 no Burgtheater de Viena.
Immer noch traurig, geliebte Constanze?
Continuas triste, amada Constanze?
Stephanie Cowell, As Mulheres de Mozart. Lisboa: Editorial Presença, 2006, p. 256
Mozart’s Entführung aus dem Serail was first performed in London at The Royal Opera House, Covent Garden on 24 November 1827 (LINK)
Magna Carta: 800 anos
Descubra mais sobre um dos momentos-chave da história britânica na exposição Magna Carta, que se encontra no Museu hospedado na nova City of Heritage Gallery de Londres.
Coincidindo com as celebrações em todo o Reino Unido do 800.º aniversário da Magna Carta, esta é uma rara oportunidade para ver de perto a melhor versão do documento, do século XIII.
A Magna Carta foi vital no processo que levou a Grã-Bretanha a tornar-se uma nação democrática.
A exposição pode ser vista até 29 de janeiro de 2015.
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
Mrs Henderson presents
Nunca tinha visto este filme de Stephen Frears, realizador que muito aprecio.
Laura Henderson enviuva e resolve comprar um edifício onde tinha funcionado o antigo cinema Palais de Luxe e transformá-lo num teatro: Windmill Theatre, já que se encontrava na Great Windmill Street. Para diretor do mesmo, contrata Vivian Van Damme. Este teatro passa a apresentar espetáculos no estilo vaudeville, batizado revudeville, mas em sessões contínuas. Judi Dench e Bob Hoskins vão na perfeição.
Em 1964, a sala passa novamente a cinema.
Programa do espetáculo de abertura do teatro, 1931
Laura Henderson e outros elementos do teatro, 1938
1940
1942
Outros filmes retratam ou referem o Windmill Theatre. Não me lembro de ter visto nenhum deles, mas vou tentar ver o de Victor Saville.
Filme de Victor Saville, de 1945, com Rita Hayworth; em português com o título de O Coração de uma Cidade.
Filme de Val Guest, 1949
Boa noite!
Etiquetas:
Bob Hoskins (1942-2014),
Cinema britânico,
Judy Dench,
Laura Henderson (1863-1944),
Rita Hayworth,
Stephen Frears,
Victor Saville (1895-1979),
Vivian Van Damm (1889-1960)
Cannoli sicilianos
http://en.wikipedia.org/wiki/Cannoli
http://blog.giallozafferano.it/lauraricette/cannoli-siciliani-ricotta-crema-laura-in-cucina/
Cannolo (plural cannoli, mas que em siciliano se diz respetivamente cannolu/cannola) é um bolo/doce siciliano: a massa de fora é frita e o recheio leva ricotta. Será que o Filipe já experimentou? E que tal? O aspeto é atraente. :)
Dos bustos e de uma certa exposição
Meus caros M.R. e Jad, peço desculpa mas a minha memória é que estava certa. Passo a citar o art. 72º da Constituição de 1933 :
O Chefe do Estado é o Presidente da República eleito pela Nação.
Ou seja, eram mesmo Presidentes da República. A democraticidade destas eleições é outra conversa, sendo certo também que nem nisto as várias oposições conseguiram sempre concertar eficazmente posições.
A Comissão de Educação da Assembleia da República decidiu ontem ao fim do dia manter a exposição como ela está, e como foi aliás concebida e aprovada em Junho pelo próprio Parlamento, compreendendo todos os Presidentes. E, na minha modesta opinião, decidiu bem. Não sou pelo branqueamento do Estado Novo, mas também não sou pelo revisionismo histórico.
A biblioteca infinita. Os locais de aprendizagem no mundo antigo
Encontra-se no Coliseu de Roma até domingo, 5 de outubro, a exposição La Biblioteca Infinita. I luoghi del sapere nel mondo antico, comissariada por Rossella Rea e Roberto Meneghini.
Explicar os espaços culturais do mundo antigo, e em especial as bibliotecas, é um dos objetivos da mostra. Mas refere-se também aos incêndios e saques de que têm sido vítimas algumas bibliotecas, no mundo antigo e no atual.
O que eu gostava de ter visto esta exposição!
Leituras no Metro - 182
Paris: Arléa Ed., 2013
€7,00
Neste livro, Bruno Smolarz dá-nos uma autobiografia ficcional de Hokusaï: «J'avais rompu avec les fâcheux, les poisseux, les vaniteux, les arrivistes, les obséquieux, les couards, les quémandeurs, tous ces empressés, ces flatteurs, ces agités qui encombrent les rues et nous empoisonnent l'existence.»
Hokusai apelidava-se a si próprio de Gakyôjin: o Louco do Desenho.
As suas gravuras, As 36 vistas do Monte Fuji e A Grande Onda de Kanagawa são mundialmente conhecidas.
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Espero por todos às 20h00
Vamos estar todos no Scala a ouvir:
E depois, vamos festejar o aniversário do nosso prosimetronista no restaurante La Malmaison, na Via Comune Antico, em Milão:
Está uma mesa reservada para os nove prosimetronistas.
E para quem gostar de ostras...
Ad multos faustosque JAD!
Parabéns, JAD, um dia bem passado e um novo ano cheio de realizações!
A imagem, bem emblematizada, não é nova, mas serve para lembrar sítio que sei bem querido e que, finalmente, hei-de conhecer durante este mês!
Frases ( da semana que passou )
Há políticos que aspiram a ser Presidentes da República cujo livro mais profundo que leram foi o Pato Donald. Pergunto a mim próprio porque é que perdi tanto tempo a ler Hemingway ou John Steinbeck .
- Luís Filipe Menezes
Uma pena que o Dr.Menezes não tenha concretizado quem são os fãs do Pato Donald, e a foto escolhi-a eu para ilustrar o cansaço dos olhos do grande leitor.
Hokusai no Grand Palais
Hokusai é o artista japonês mais conhecido em todo o mundo. A sua obra é uma boa síntese entre a arte japonesa e as influências ocidentais.
Esta exposição, que abre hoje em Paris e pode ser visitada até 18 de janeiro de 2015, apresenta 500 obras, de que uma parte não voltará a sair do Japão, depois da abertura do Museu Hokusai, em Tóquio em 2016.
Subscrever:
Mensagens (Atom)