Prosimetron

Prosimetron

sábado, 22 de abril de 2023

Boa noite!

Cidade dos Vivos / Cidade dos Mortos


No âmbito das comemorações do 80.º aniversário da Insurreição do Gueto de Varsóvia inaugura no dia 27 de abril, quinta-feira, às 18h00 no varandim na Torre dos Clérigos (Porto) a exposição fotográfica Cidade dos Vivos / Cidade dos Mortos, projeto fotográfico de Robert Wilczyński. A mostra combina fotografias de pessoas e lugares do Gueto de Varsóvia (da coleção do Museu do Gueto de Varsóvia) com imagens atuais de Varsóvia, utilizando a técnica da dupla exposição. O artista evoca e torna visível  deste modo um período dramático na história da cidade. 
«Face à aniquilação de quase toda a comunidade judaica de Varsóvia durante a Segunda Guerra Mundial e à destruição do seu património material e cultural, as imagens do gueto e das pessoas ali encarceradas aparecem nas fotografias como vestígios fugazes de presença. Permeiam o tecido urbano contemporâneo como memórias, ancoradas dentro de uma cidade que já não existe e que exigem ser recordadas pela sua história. Nos painéis, as fotografias são acompanhadas de textos originais selecionados – retirados de diários e memórias, que documentam a vida quotidiana, o sofrimento e a morte dos habitantes do gueto de Varsóvia entre 1940 e 1942.» (Da Sinopse)
A exposição é organizada pelo Museu do Gueto de Varsóvia, cuja missão é, acima de tudo, preservar a memória deste evento dramático.

Imprimir! A Europa de Gutenberg!


Em meados do século XV, toda a Europa descobre uma técnica de reprodução dos livros que vai revolucionar a sua difusão e modificar o acesso ao saber: a tipografia. A BnF traça a história da evolução  da tipografia e os segredos do seu sucesso. 
A exposição, que está patente na Biblioteca Nacional de França até 16 de julho, apresenta, pela primeira vez numa mesma expo, os seguintes tesouros das suas coleções: Bois Protat (final do século XIV ou início do XV), a mais antiga madeira gravada ocidental conhecida; o Jikji (Coreia, 1377), a obra mais antiga do mundo impressa a partir de caracteres tipográficos metálicos; e a Bíblia de Gutenberg (Alemanha, ca 1455), o primeiro grande impresso tipográfico europeu.
Ler mais aqui.

Marcadores de livros - 2543

Marcadores da editora  francesa Scrineo:

Agradeço a quem mos enviou.

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Boa noite!

Marcadores de livros - 2540

 




Em geminação com as quintas-feiras policiais de Marcapáxinas da Cairesa.

O rapaz da boina


«Quem não conhece a fotografia do rapazinho de boina, tirada por um SS em 1943, aquando das operações de destruição do gueto de Varsóvia? Nesta foto mundialmente conhecida, uma criança judia com cerca de 8 anos está em primeiro plano, de cara assustada. Ele encontra-se ligeiramente afastado de uma multidão de mulheres e de crianças que, como ele, saem de um edifício com as mãos no ar. Estão cercados por quatro soldados nazis ameaçadores armados de metralhadoras. O sentimento de terror que emana deste instantâneo é acentuado por uma mulher que se viram na direção de três soldados nazis postados à entrada do edifício. O que é que nos vai acontecer?, parece ela perguntar. A fotografia desta criança de calções, com um boné muito grande e um casaco que lhe chega quase aos joelhos, tornou-se um símbolo da Shoah, da barbárie nazi, mas também do desaparecimento da maior comunidade judaica da Polónia e da Europa.» 
Bruno Halioua - Les 948 jours du ghetto de Varsovie. Paris: Liana Levi, 2018.

Normalmente conhecemos a foto através do pormenor (icónico) do «rapazinho da boina»:

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Boa noite!

Canção do levantamento de Varsóvia contra os nazis, em 1944.

Livro e marcador - 44

Foto Maria.

Li este livro, mas não gostei.

Marcadores de livros - 2539

Verso e reverso (ou vice-versa).
Não tenho este marcador; foi retirado daqui.

Lygia Fagundes Telles, uma escritora que aprecio, faria hoje 105 anos.

Livro e marcador(es) - 43

Foto da Maria.

Adaptação do romance de Daphne Du Maurier por Hitchcock. Só vi este filme uma vez.

Acrescento três marcadores:

Rebecca teve várias adaptações ao cinema, a primeira das quais de Hitchcock e a última numa série para a Netflix.

Insurreição do gueto de Varsóvia

Foi há 80 anos.

Duas citações de Antero


«O Socialismo não é de hoje nem de ontem. Todos os grandes pensadores, desde Pitágoras e Platão, e Cristo e os Gracos, e os santos da primitiva Igreja e os fundadores das ordens monásticas, todos reclamaram contra a miséria e a desigualdade, em nome do direito natural e inalienável que todo o homem tem à vida, ao bem-estar, aos meios de desenvolver a sua atividade, trabalhando, á família, à instrução. A todos eles fez o espetáculo da injustiça saltar palavras de amargura e de indignação.»
Antero de Quental. In O que é a Internacional, 1871 [i. é 1872]


«Socialista para mim, não é economia política, nem "estatística que sabe fazer qualquer caixeiro". Para mim, Socialismo é ciência e filosofia social: inclui pois, com a economia, direito, história e moral, mas tudo isto fundido e filosofado de uma maneira sui generis, maneira positiva, prática, de organização, de governo, se quiser: alta política e não ciência pura. Este temperamento, que é o do verdadeiro político e do verdadeiro historiador, chamo-lhe eu Socialista.»
Antero de Quental, numa carta a Oliveira Martins, 26 fev. 1877

Antero de Quental, um dos fundadores do primeiro Partido Socialista Português (criado a 10 de janeiro de 1875, em Lisboa), nasceu fez ontem 181 anos.
O atual Partido Socialista foi fundado faz hoje 50 anos em Bad-Munstereifel (na então República Federal da Alemanha).

Prosimetron: 15 anos

Um bolo para o nosso lanche! De todos nós.

Parabéns, Roberto Carlos!

Faz hoje 82 anos.