Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Boa noite!

Fabrizio De André faria hoje 82 anos.

Marcadores de livros - 2123


Há uns dias fui ver Morte no Nilo, o filme de Kenneth Branagh. Gostei bastante. E pouco me lembrava do filme de John Guillermin (1978), protagonizado por Peter Ustinov. Nem do filme nem do livro que vou reler.

Porto: Asa, 2022
Lisboa: Livros do Brasil, s.d.


Leituras no Metro - 1098

Lisboa: Tinta da China, 2014  

O catalão Enric González viveu em muitas cidades ao longo da sua vida enquanto correspondente do El País, e escreveu sobre algumas delas, como Londres e  Nova Iorque (também editados pela Tinta da China). Os seus livros são sempre histórias do seu percurso pessoal nessas cidades. 
Nas histórias de Roma aparecem personagens e cenários romanos: gatos, pinturas de Caravaggio, a casa e o túmulo de Keats, a melhor pizaria da cidade, o lugar onde se toma o melhor café do mundo (segundo o autor, claro está), a burocracia italiana - «Os romanos detestam burocracia, mas temo be que não saibam viver sem ela.» -, etc. 
E que dizer dos embaraços que as palavras-primas podem provocar?
«Em jeito de advertência, contarei dois casos, ambos metendo sacerdotes.
«No primeiro, um jovem padre espanhol recém-chegado a Roma deseja comprar uma panela para a cozinha da sua residência. Necessita, concretamente, de um cazo. Vai a uma loja de ferragens e pede o que deduz ser a versão italiana, isto é um "cazzo grosso".Na loja ainda hoje se riem quando se lembram do dia em que lá entrou um padre que chegou ao balcão e pediu uma pila grande.
«No segundo caso, outro sacerdote, falante de catalão, sentiu-se mal e foi a um centro hospitalar. Nas urgências, perguntaram-lhe o que se passava, e o homem fez uma tradução mental. Está enjoado e deduz que enjoado, em castelhano mareado, e em catalão marejat, será algo como mareggiato em italiano.: «Sono mareggiato», informa. Mareggiato não significa nada mas amareggiato, sim... Significa algo como amargurado ou ressentido. Não recomendo a ninguém que se apresente num hospital para confessar ressentimentos: arrisca-se seriamente a acabar no serviço de observação psiquiátrica.» (p. 16-17)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Boa noite!

Hoje continuamos com os Jethro Tull. Uma canção de um dos melhores álbuns de rock. 


Marcadores de livros - 2122


Versos e reversos de marcadores de livros de Donna Leon, uma escritora de policiais que muito aprecio.
Obrigada, Justa!


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Boa noite!

Jethro Tull, uma das bandas da minha juventude, atua depois de amanhã em Lisboa. Como se vê por esta música do álbum The Zealote Gene, lançado no final de janeiro, o grupo continua em forma.

Naza 10 – A Maior Onda do Mundo


Naza 10 – A Maior Onda do Mundo é o título da exposição de Jorge Leal, fotógrafo e realizador de documentários, expõe cerca de 40 fotografias e uns vídeos no Teatro Chaby Pinheiro, na Nazaré, até  dia 6 de março. Esta exposição retrata uma década de história do surf mundial.


Marcadores de livros - 2121



Esta coleção, em Portugal, é publicada pela Nuvem de Letras. Já ofereci o livro sobre Frida Kahlo e não me lembro que tivesse marcador.


Obrigada, Paula G. e Pini.


terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Boa noite!


Stanley Kubrick. The Exhibition


A exposição que se encontra no Círculo de Belas Artes (em Madrid),mostra mais de 600 peças da carreira cinematográfica de um dos mais importantes realizadores do século XX e convida a entrar no universo que ele foi construindo para cada um dos seus filmes. 



Marcadores de livros - 2120

Uma lata com 20 marcadores de ilustrações art deco. Pena é que os ilustradores e as ilustrações não estejam identificados. Esta coleção sairia beneficiada com uma legenda no reverso.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Boa noite!


Anna German nasceu no Uzbequistão mas viveu a maior parte da sua vida na Polónia, sendo considerada uma cantora polaca.

Jethro Tull em Portugal! - A nossa vinheta

A 18 de fevereiro Jethro Tull pisa o palco do Coliseu dos Recreios em Lisboa!

Escolhi esta banda que me encantou durante a minha adolescência. Ela nasceu em 1967 em Blackpool, Inglaterra. 

O estilo peculiar da flauta e do canto de Ian Anderson (Lord Ian Anderson) fizeram deste rock parte das minhas escolhas musicais, daí a vinheta desta semana.



 

Boa noite!

Amor na Corte

O Palazzo Barolo, um dos palácios barrocos mais sumptuosos de Turim, abre esta noite para uma visita. Uma oportunidade para desvendar a história de uma das mais belas residências nobres da cidade, com um itinerário que tem o Amor como tema, desde o amor trágico de Elena Matilde até ao grande amor entre os Marqueses de Barolo.


Bacio - 40

Dante Gabriel Rossetti - Roman de la Rose, 1864
Londres, Tate

«O amor é aquilo que faz a viagem digna de ser percorrida.»
Franklin P. Jones

domingo, 13 de fevereiro de 2022

Os meus franceses - 876


Ouvindo os Creedence Clearwater Revival


A alegria está em nós


«A alegria não está nas coisas; está em nós.»
Wagner


«Não penso que sejamos atingidos uma vez por um raio de felicidade e isso nunca mais se repita. Ela está dentro de nós.»
Karen Blixen

Assassinado há 57 anos


Humberto Delgado e a sua secretária Arajaryr Campos foram assassinados há 57 anos pela PIDE em Villanueva del Fresno.

Delgado a chegar a Santa Apolínia, 16 maio 1958.
Em baixo, uns dias antes, no Porto:

Marcadores de livros - 2119

Verso e reverso.

Acho que é o único marcador que tenho de Simenon.