Prosimetron

Prosimetron

sábado, 1 de julho de 2023

Boa noite!



O «Tesouro dos remédios da alma» - 53


Eliseu Visconti - Instrução (Solidariedade Humana), 1910
Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional

«Na Biblioteca Nacional - o prédio, as pinturas de Eliseu Visconti, Modesto Brocos, Henrique Bernardelli e Rodolfo Amoedo, as esculturas de Correia Lima e Rodolfo Bernardelli, e principalmente as estantes cheias de livros causavam em José um grande enlevo - José podia satisfazer o seu vício, a leitura, que então já era incurável e do qual nunca conseguiu se livrar, tendo se tornado ainda mais exacerbado com a idade. [...]
«Todos os dias José passava uma parte do seu tempo lendo na Biblioteca, e mesmo ao entrar para o curso ginasial, quando trabalhava durante o dia e estudava à noite, conseguia arranjar tempo para ir lá. Nas ocasiões em que tinha muita pressa, para voltar ao trabalho ou ao colégio, que também ficava no centro da cidade, ele preenchia rapidamente uma ficha de pedido de livro, sentava-se numa das cadeiras marrons do imenso e acolhedor salão de leitura, e enquanto aguardava o livro, que era entregue por um funcionário, entretinha-se a olhar as fileiras de estantes sobrepostas até o teto, que na época podiam ser vistas do salão, e sentia como era bom viver. Ficar, por menor que fosse o tempo, no meio daquela infinidade de livros do mundo inteiro era, para José, como estar no paraíso.»
Rubem Fonseca - José. Porto: Sextante, 2012, p. 40, 42.

Pacotes de açúcar - 242



No dia da Força Aérea.

Marcadores de livros - 2713

Cinco marcadores da Bibliothèque des Champs Libres. O reverso é igual em todos.

Em baixo, marcadores de várias bibliotecas de Aube, departamento francês cuja capital é Troyes:

Verso e reverso.



Versos e reversos.

Versos e reversos.

Verso e reverso de um marcador com Michel vaillant, bd de Jean Graton.


Versos e reversos.

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Os meus franceses - 948

Este duo atuou entre 1982 e 1993.

Bases de copos - 69

Base e seu envólucro.

Versos e reversos.

Livro e carta fora do baralho - 2

Era para ter saído no dia 25, mas a foto perdeu-se nas ondas do email...

Foto da Maria.

Paul McCartney: Photographs 1963-1964: Eyes of the Storm

Autorretratos, 1964

Nesta exposição, a National Portrait Gallery apresenta até 1 de outubro, retratos feitos Paul McCartney, entre dezembro de 1963 e fevereiro de 1964 - numa época em que os Beatles foram catapultados para a fama, de um modo que nenhum artista ou grupo europeu tinha tido até então. 
Estas imagens, nunca antes vistas, oferecem uma perspetiva exclusivamente pessoal sobre o que era ser um Beatle no início de Beatlemania.


segunda-feira, 26 de junho de 2023

Os meus franceses - 946


Livro e marcador - 60

Foto da Maria.

Marcadores de livros - 2608


Uma escritora que muito li na minha adolescência e juventude. O primeiro livro que li dela, devia ter 11 ou 12 anos, e trouxe-o um dia que fui à Feira do Livro, oferecido pelo meu pai. Normalmente eu lá ia com a minha lista e para além da  lista, vinha mais um escolhido pelo meu pai. Era o passeio dominical enquanto havia feira.

Lisboa: Minerva, 196-?

Adorei e li, de seguida, A mãe:


E depois muitos outros vieram, editados pela Minerva e pela Livros do Brasil. Guardei-os todos. Alguns mudaram de casa porque a minha filha também se tornou uma grande leitora desta escritora. Aqui fica uma pequena amostra dessas minhas leituras:


Estou com vontade de voltar a Pearl Buck. Além de A mãe, não li nenhum destes livros publicados pela Dom Quixote.