Capa de António Dacosta.
Prosimetron
sábado, 9 de maio de 2009
Europa
Capa de António Dacosta.
Norman Rockwell, Pintor do Fantástico VI!
Citações - 25 : Sobre a poesia portuguesa
De Camões a Alberto Pimenta, a poesia portuguesa sempre foi da Ilha de Moçambique a Bagdad, mas nestes anos 2000 quase não sai do bairro. Isso não quer dizer que seja má. Às vezes é mesmo muito boa. Do bairro, aliás, vê-se o mundo.
À noite, entre paparis e chicken korma, deram-me o nome desta crónica. "
- Alexandra Lucas Coelho, Beco dos Navegantes, no PÚBLICO de ontem.
No Dia da Europa - 2
Provavelmente não fora a crise financeira e subsequentemente a económica, e a Islândia não estaria a ponderar a adesão à União Europeia. O pedido de adesão será votado em breve no Parlamento islandês.
A União Europeia vai assim caminhando para a trintena de estados-membros. Neste dia simbólico exprimo o meu desejo de que a Turquia venha a ser o 30º membro.
No Dia da Europa - 1
Todas essas flores, essas pedras, essas colinas e essas paisagens onde o tempo dos homens e o tempo da natureza confundiram velhas árvores e monumentos! A minha memória fundiu essas imagens sobrepostas para delas formar um rosto único: o da minha pátria maior. (...) "
- Albert Camus, Terceira carta ( Abril de 1944 ) , in Cartas a um amigo alemão, Editora Livros do Brasil, 1ª edição, Lisboa, Novembro de 2003.
Descobri ontem na Feira do Livro estas Cartas a um amigo alemão. Li-as compulsivamente, e só me fizeram engrandecer a opinião que tinha sobre Camus que, além de todos os outros, tem para mim o mérito de ter sido um europeísta convicto.
Achei esta passagem da Terceira Carta muito oportuna para este Dia da Europa. Para mim, a Europa é também a minha pátria maior.
"As Vozes do Jazz" na Rádio Europa Lisboa - esta semana, destaque para a Count Basie Orchestra com Diane Schuur; e Sara Valente
AS VOZES DO JAZZ
A SEDUÇÃO DAS GRANDES CANÇÕES
SÁBADO, 9 de MAIO, das 20H00 às 24H00
Da energia pura até à sedução do romantismo, as Grandes Canções do Jazz desfilam semanalmente na Europa Lisboa, em quatro horas de música para sublinhar o prazer dos serões de Sábado. Sempre em viagem, dos grandes clássicos às versões, entre as vozes lendárias, os consagrados e as grandes descobertas, passando pelas estreias e os exclusivos.
Na emissão desta semana, entregamos novo destaque à Count Basie Orchestra, enquanto parceira de algumas das maiores vozes de sempre do jazz. Desta vez, encontramos a formação, em 1987, numa celebrada parceria com a voz de Diane Schuur. Dois temas deste registo abrirão, assim, cada uma das horas do nosso programa. | |
Emissão também disponível online em http://www.radioeuropa.fm/ ou através da powerbox da ZON TV Cabo
Lisboa, o Tejo e tudo
Encontro com o cinema britânico: Albert Finney
Durante a sua infância e juventude, revela um talento extraordinário em actuações de teatro na sua escola. Seu director aconselha-o a inscrever-se na Royal Academy of Dramatic Arts em Londres. Finney conclui em 1955 os estudos na academia com o prémio Emile Litter Award. A sua presença nos palcos de teatro ingleses rapidamente lhe confere o estatuto de um segundo “Olivier”. A sétima arte parece atrair pouco o jovem actor que recusa o convite para o papel principal em Lawrence of Arabia, e recomenda Peter O’Toole.
O seu desempenho como working-class-hero no filme Saturday night and Sunday morning de Karel Reisz de 1961 é reconhecido pela British Academy na categoria de melhor actor promissor, e marca o início de uma carreira brilhante. Finney alcança um dos seus primeiros triunfos em 1963 na adaptação cinematográfica da obra literária Tom Jones de Fielding, o que lhe vale a primeira nomeação para o Óscar de melhor actor.
No início do anos 80, vêmo-lo em Shoot the Moon de Alan Parker (1982) juntamente com Diane Keaton, em The dresser de Peter Yates (1983) ao lado de Tom Courtenay e Edward Fox, bem como em Under the vulcano de John Huston (1984).
Segue-se uma fase “difusa” de experiências: Finney troca o cinema pelo teatro e vice versa, encena peças e chega a criar uma produtora própria. A partir de meados dos anos 90, volta com regularidade ao grande écran: refira-se, a título de exemplo, The Browning Version (1994), Erin Brockovich (2000), A good year (2006) e Before the devil knows you're dead (2007). Em 2002, representa Winston Churchill na mini-série de TV The gathering storm.
Frases para uma vida!
Lord St. John of Fawsley
Livros de cozinha - 16
sexta-feira, 8 de maio de 2009
MODINHA
Violeta!
Por quem ao sol derretera
As minhas asas de cera
E ouro em pó?
Ah! se eu fosse borboleta,
Violeta!
Deixaria a rosa e a dália,
Nuvens, bosques, céu de Itália,
Por ti só.
João de Deus
In: Campo de flores. Lisboa: Bertrand, 1974, vol. 1, p. 61
Onde está o Gato?, Luísa Ducla Soares.
ONDE ESTÁ O GATO?
Os burros tocam viola.
Os ratos varrem a rua,
As meninas usam barba,
Eu vivo sempre na lua.
Os carapaus têm lã,
As galinhas têm espinhas,
As vacas coca-cola
E chocolates as vinhas.
Os gatos calçam sapatos,
Olha a trança das serpentes,
As moscas falam francês,
Os galos lavam os dentes.
As casas voam no ar,
As nuvens dormem no chão,
Os olhos fazem chichi
E crescem rosas na mão.
Miúdo que estás a ouvir-me,
Pois tens orelhas de rã,
Diz lá o que está errado
Ou faço queixa à mamã.
Luísa Ducla Soares, in Conto estrelas em ti, 17 poetas escrevem para a infância, Coordenação José António Gomes, Porto: Campo das Letras, 2000, p. 8.
Steven Kenny, Pintor do Fantástico V!
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Trio KIRK LIGHTSEY + MARIA VIANA 8 MAIO - OEIRAS
DIA 8 MAIO ÀS 21H30 NO AUDITÓRIO MUNICIPAL EUNICE MUÑOZ
bilhetes a €5
kirk lightsey - piano
sangoma everett - bateria
nelson cascais - contrabaixo
convidada
e ainda ...extra programa a presença de
KIRK LIGHTSEY
LIGHTSEY nasceu em Detroit em 15 de Fevereiro , 1937. Com o apoio da família , começou os estudos com Johnston Flanagan .Teve depois Glady's Wade Dillard,,professora entre outros de Barry Harris , Alice McCloud e Tommy Flanagan.
Na Cass Technical High School ,Hugh Lawson e Paul Chambers apresentaram Kirk ao jazz. e juntos tocaram na orquestra que incluía Ron Carter e Kiane Zawadi. Em 1954 Lightsey ganhou uma bolsa de estudo para clarineta na Universidade Wayne mas aos 18 anos optou por tornar-se profissional.
Nesta altura Kightsey também trabalhou com Yusef Lateef, Melba Liston e Ernestine Anderson.
Depois de cumprida a recruta ( 1960 )regressou a Detroit e formou um dueto com Cecil McBee. Nessa época Kirk também tocou para a Motown e arranjou tempo para estudar com o pianista clássico Boris Maximovich , sendo , no entanto primordialmente influenciado pelos mestres Hank Jones e Tommy Flannagan.
Kirk Lightsey define-se como " pianista de Detroit incorporando a "...iluminação de Bud Powell , o estilo de Art Tatum ,e um sentimento bebop ."
CENAS PORTUGUESAS - 11 : O Brasil em Portugal
Pedro Namora, Setúbal e o PPM
Bubbly
Joan Baez - It Ain't Me, Babe (Live 1965)!
Chegou o "i"
Com uma equipa muito jovem mas também profissionais de reconhecido mérito (dos 32 colunistas encontram-se um Prémio Nobel e cinco Pulitzer), o "i" apresenta o formato ideal para ser transportado e lido de 2ª a sábado no metro, enquanto se espera pelo autocarro, no meio do trânsito ou à mesa de uma esplanada. O projecto pertence ao Grupo Lena (Sojormedia). Uma rápida vista de olhos pelo "i" transmitiu-me uma agradável surpresa pela forma como ele lida e apresenta a informação. As maiores felicidades para o "i".
Posicionamento para as eleições europeias
Parabéns !
" Mistérios de Lisboa"
Quem diria que a Avenida 5 de Outubro é propensa a "mistérios " ? Pois é verdade. Querem saber mais ? Não conto, porque perdia a graça e eu gosto de segredos. E até sei guardá-los.
P.S. - Aviso já que não fiquei biruta devido ao pó das obras. Fiquem descansados os colegas e leitores do Prosimetron.
Livros de cozinha - 15
Das 200 maneiras de cozinhar peixe, retirei:
«Bacalhau em bifes à Águia de Oiro - Deita-se na água o bacalhau; estando bem livre de sal, corta-se em postas muito delgadas, junta-se-lhe manteiga de vaca, rodas delgadinhas de cebola, cobre-se com uma camada de manteiga de vaca, rodas de alho e pimenta moída; tapa-se bem a vazilha, leva-se ao lume, ferve até estar tudo cozido e de bom sabor.»
Em tempos fiz uma receita semelhante de bacalhau, só que levava azeite em vez de manteiga. Era uma delícia!
John Lennon, Keith Richards, Eric Clapton and Mitch Mitchel
Se pudéssemos ver mais longe que o nosso conhecimento alcança, Rainer Maria Rilke
Se pudéssemos ver mais longe que o nosso conhecimento alcança e olhássemos para além das ameias dos nossos pressentimentos, talvez suportássemos então as nossas tristezas com mais confiança do que as nossas alegrias. Pois tristezas são momentos em que qualquer coisa nova e desconhecida entra dentro de nós; as nossas emoções emudecem, perturbadas e tímidas, tudo entre nós se recolhe, instaura-se o silêncio, e o novo, que ninguém conhece, desloca-se para o seu centro e cala-se. (…) Mas o medo do inexplicável não empobreceu apenas a existência do indivíduo, cerceou também as relações entre uma pessoa e outra, como se as retirasse do leito do rio das possibilidades infinitas e as levasse para o terreno baldio das margens onde nada acontece.
(…)
O seu, Rainer Maria Rilke
Rainer Maria Rilke, Cartas a um Jovem Poeta, Lisboa: Contexto, 2000, p.70, 73-74.
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Novidades - 47 : Da lingerie
Maluda - Geometria, Depuração e Silêncio
ONDE ME APETECIA ESTAR - 17 : Pico
"Saulo, Saulo, porque me persegues ? "
Meu caro " Saulo" :
Escrevo-lhe porque tenho a certeza que me lê. Desde que fui alertado pela Zon há umas horas atrás, tenho estado a matutar : em que é que a minha pacata, anónima e anódina existência o incomoda tanto para se dar ao trabalho de fazer estas "brincadeiras" ? Que mal lhe fiz ?
Admito que tenha algum parti pris contra a minha pessoa cuja causa desconheço e que funda esta sua persistência, mas sinceramente gostaria de saber o que o faz correr.
Não leve a mal, mas como se diz nos States - get a life !
P.S. - Espero que aprecie Caravaggio. Eu gosto muito.
"Os búzios saídos do mar", Emília Matos e Silva.
"Os búzios saídos do mar, representam a minha natureza feminina, de mulher e de mãe". Emília Matos e Silva
Emília Matos e Silva começou a estudar desenho com o pintor e ilustrador Álvaro Duarte de Almeida no ano lectivo de 1965/66.
Entrou para a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa no ano de 1966/67.
No ano lectivo de 1969/70 estuda desenho de modelo no "Atelier de La Grande Chaumiére" e gravura na "Academie Goetz", em Paris.
Termina em Julho de 1973 o Curso Complementar de Pintura, da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
Faz o Curso "Les Techniques de la Gravure Moderne", sob a orientação de S.W.Hayter, no Atelier 17, em Paris, como bolseira da Direcção Geral dos Assuntos Culturais, no ano de 1973/74.
Pacotes de açúcar - 3
Ainda Norman Rockwell, Retrato de Judy Garland.
Romance de D. Pedro e Dona Inês, Natália Correia.
"Inês aguarda ansiosa a chegado do seu amado. Na mão direita uma rosa vermelha que simboliza não só o fogo da sua paixão e o eterno amor que os unia, mas também o seu sangue derramado". Emília Matos e Silva
ROMANCE DE D. PEDRO E DONA INÊS
Era seu colo de neve
tocado daquela graça
do contorno mais breve
onde o infinito se enlaça.
Morta, em sua fronte uma constelação
era presságio do ritual macabro
duma coroação.
O que bebera em sua carne a claridade
que dos deuses escorre para a mais pura taça
partiu com mãos de tempestade
apressando com ira
e com desgraça
a fatalidade que os ungira.
E só parou quando mudo no espanto
onde o enlevo da morte se adivinha
o fim do mundo ficou esperando
aos pés da mais fantástica rainha.
Natália Correia, “Poemas” in Antologia Poética, Lisboa, 2002, p. 55-56 (Organizada por Fernando Pinto do Amaral)