Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Chegou o "i"

O "i" chegou hoje às bancas. Trata-se do novo diário que nas palavras do seu director, Martim Avillez Figueiredo, assume-se como "a nova marca de informação de Portugal". Por isso este jornal quer brindar os seus leitores de forma diferente dando-lhes a ler "o que interessa, o que de melhor e mais relevante se passa no mundo". E para marcar essa diferença o "i" começou por desarrumar e voltar a organizar a clássica estrutura editorial de um jornal assentando apenas em quatro áreas: Opinião, em espaço de reflexão; Radar, onde concentra o que mais importante se passa; Zoom, onde se analisam diversos temas que vão desde a política à investigação económica passando pelas grandes questões que dividem a sociedade; Mais, a secção das novidades em matéria de cultura ou desporto...
Com uma equipa muito jovem mas também profissionais de reconhecido mérito (dos 32 colunistas encontram-se um Prémio Nobel e cinco Pulitzer), o "i" apresenta o formato ideal para ser transportado e lido de 2ª a sábado no metro, enquanto se espera pelo autocarro, no meio do trânsito ou à mesa de uma esplanada. O projecto pertence ao Grupo Lena (Sojormedia). Uma rápida vista de olhos pelo "i" transmitiu-me uma agradável surpresa pela forma como ele lida e apresenta a informação. As maiores felicidades para o "i".

2 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Comprei, mas ainda nem o abri.

LUIS BARATA disse...

Também comprei, até porque compro todos os primeiros números de jornais e revistas a que consigo deitar a mão. Li na diagonal. Estou um pouco céptico com a oportunidade do lançamento, mas quanto maior pluralidade melhor.