Prosimetron
sábado, 15 de junho de 2013
Pacotes de açúcar - 61
É provável que alguns destes pacotes de açúcar já tenham andado por aqui ou pelo Arpose, mas como estão novamente em circulação...
sexta-feira, 14 de junho de 2013
Melhor Cantora do Mundo ?
A soprano portuguesa Susana Gaspar, que vive e estuda em Londres, é candidata ao título de Melhor Cantora do Mundo num concurso da BBC Cardiff, a que concorre representando Portugal, conjuntamente com mais 19 candidatas jovens de outras nacionalidades. É ela que abre o concurso com o seu recital.
Uma das interpretações que a distinguiram já, nos muitos recitais que tem realizado, em Portugal e no Reino Unido é na ópera Bodas de Fígaro, que aqui deixo como ilustração. Para saber mais de Susana Gaspar ver http://www.askonasholt.co.uk/artists/singers/soprano/susana-gaspar.
A nossa vinheta
Este livro já aqui andou nos santos populares. Este ano escolhi a capa, da autoria de Leal da Câmara para vinheta.
Etiquetas:
Amália Rodrigues (1920 - 1999),
Ana de Castro Osório (1872-1935),
Leal da Câmara (1876-1948),
manjerico,
Música portuguesa,
SANTOS POPULARES,
vinheta
Números
6
Com a inesperada entrada de Nuno Cardoso em cena, há já meia dúzia de candidatos à Câmara do Porto. Pelos vistos, bem mais apetecível que a capital onde António Costa poderá ter a vida muito facilitada...
Com a inesperada entrada de Nuno Cardoso em cena, há já meia dúzia de candidatos à Câmara do Porto. Pelos vistos, bem mais apetecível que a capital onde António Costa poderá ter a vida muito facilitada...
Um quadro por dia
Paula Rego, Oratório.
Pode ser visto até Domingo, 16 de Junho, no Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima.
quinta-feira, 13 de junho de 2013
Feliz dia de Santo António
Apesar de tarde ainda há tempo para desejar Feliz Dia de Santo António. :)
Detalhe, A Virgem entrega o Menino Jesus a Santo António ..., Mestre Ataíde, 1810
Frase da semana ( que passou )
Ele teve uma atitude demasiado boa, demasiado santa. Foi um pouco longe no bom tratamento às comunidades não negras. algumas vezes à custa dos negros.
- Declarações do sinistro Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, sobre Nelson Mandela.
Cinema em Paris
Imagine-se a nave do Grand Palais transformada num enorme drive in, em que os espectadores assistem aos filmes ( Pulp Fiction, Grease, Taxi Driver, American Graffiti etc ) dentro de Fiat 500. É o que acontece até 21 de Junho em Paris.
Biblioteca no feminino
É o que se pode dizer da Biblioteca Ana de Castro Osório, inaugurada há dias na Biblioteca Municipal de Belém e criada em colaboração com o Centro de Documentação Elina Guimarães. A primeira biblioteca pública feminista em Portugal e a segunda do mundo, pois que Paris foi pioneira.
A nossa vinheta
Abre hoje o atelier de Vieira da Silva e de Arpad Azènes no Alto e São Francisco, em Lisboa. E como Maria Helena Vieira da Silva nasceu a 13 de junho, esta foto é a nossa vinheta.
quarta-feira, 12 de junho de 2013
Um quadro por dia
Barnett Newman, Onement VI, 1953.
Vendida no passado dia 14 de Maio na Sotheby's de Nova Iorque pelo equivalente a 31,6 milhões de euros. O expressionismo abstracto não tem sofrido diminuição em termos de valor de mercado...
Requiem
Onde me apetecia estar
Voltaria de bom grado ao Parc floral de Paris, nesta altura para assistir a mais um Festival de Jazz de Paris ( 8 de Junho - 28 de Julho ). A programação está aqui : www.parisjazzfestival.fr
Cleópatra estreou há 50 anos - 2
O filme dirigido por Joseph L. Mankiewicz, estreado em Nova Iorque a 12 jun. 1963, foi na época o filme mais caro da história do cinema. Elizabeth Taylor recebeu um milhão de dólares (cachet nunca antes pago a um artista) para interpretar o papel de Cleópatra.
terça-feira, 11 de junho de 2013
In memoriam Graça Barroso
Umas das nossas maiores bailarinas de sempre faleceu hoje.
«uma mulher extraordinária, uma bailarina completa, muito, muito rara»
Jorge Salavisa
segunda-feira, 10 de junho de 2013
Pacotes de açúcar - 58
A Tofa também fez, para além dos postais já aqui postados, uma edição de sete pacotes de açúcar para a Feira do Livro, que hoje termina. Este é o n.º 1 (frente e verso).
Marcadores de livros - 94
Foto de David de Abreu, 2009
É pena estes marcadores e alguns dos postais desta série (ou "escola") não identificarem os locais onde estão os elementos fotografados. Estes azulejos onde se encontram? E seriam da Fábrica Portugal?
Marcadores de livros - 93
Ed. Forways
Foi-me oferecido há tempos por um prosimetronista. Obrigada!
Acrescentei, às 11h44, o logo do Google para hoje:
domingo, 9 de junho de 2013
Os meus franceses - 273
Ainda em Compiègne, com Marie-Paule Belle.
E com Jean Ferrat e Louis Aragon que escreveu o poema sobre Robert Desnos: «[...] Je pense à toi Desnos qui partis de Compiègne [...]» Uma canção, para mim, emocionante.
Boa noite!
Onde eu gostava de estar hoje? À Compiègne!
Abriu há dois dias, no Palácio Imperial de Compiègne, a exposição Folie Textile: Mode et décoration sous le Second Empire.
Como Émile Zola escreve em Le bonheur des dames, o Segundo Império foi a era da folie textile (loucura têxtil): em todo o lado há coisas de lã, algodão, seda, linho ou cashmere, com arabescos em cores brilhantes, flores exóticas e riscas.
Esta exposição destaca o turbilhão criativo e estético, que foi possível graças à Revolução Industrial e suas inovações técnicas e alterações sociais: com o advento da máquina de costura, das cores artificiais, da impressão em tecido e dos grandes estabelecimentos comerciais, as possibilidades decuplicaram.
Cadeiras, cortinas e telas, assim como chapéus, vestidos e crinolinas, pinturas e aguarelas testemunham a elegância e a arte de viver que influenciaram tanto a moda como decoração de interiores na França do século XIX.
Não me importava de estar hoje a visitar esta exposição, até porque não conheço Compiègne. :)
Nessa impossibilidade, vou dar uma voltinha pelo livro O paraíso das damas (Lisboa: Guimarães, 195-?), traduzido por Beldemónio.
«Era um armazém de modas à esquina da rua de Michodière e da rua Nova de Santo Agostinho - um armazém cujas exposições se destacavam em manchas vivas, naquele brando e pálido dia de outubro. [...]
«- Safa! - exclamou João - isto deixa Valognes a um canto... Lá o teu armazém não era tão bonito.
«Dionísia acenou com a cabeça. Vinha de passar dois anos no Corneille, o primeiro negociante de modas da cidade; e aquele armazém com que topava de súbito, aquela casa enorme para ela, enchia-lhe as medidas, retinha-a comovida, cheia de curiosidade, esquecida de tudo o mais. Na esquina que deitava para a praça de Gaillon, a porta alta, toda de cristais, chegava até à sobre-loja, por entre uma barafunda de ornatos, sobrecarregado de doirados. Duas figuras alegóricas - mulheres que sorriam de colo nu e cabeça recostada - desenrolavam a tabuleta: Ao Paraíso das Damas.» (p.5-6)
Extrato do filme inspirado no romance de Zola, realizado por Julien Duvivier, em 1930.
Se tiverem tempo, vejam este documentário sobre o aparecimento dos Grandes Armazéns, em Paris.
Os ilustradores de Enid Blyton - 3
Marjorie L. Davies nasceu em Londres a 5 de junho de 1906 e faleceu em Chailey (East Sussex) a 28 de novembro de 2007.
Arthur Barker, 1952
Arthur Barker, 1957
Run, Noddy, Run! de Sunny Stories, n.º 526
Lewes, Sussex: Pommégranate Press, 2011
Um livro sobre a vida e o trabalho desta ilustradora.
Subscrever:
Mensagens (Atom)