Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Boa noite!


A leitora

Jean-François de Troy - A leitora

Borboleta primaveril

Linda!

Obrigada, Margarida!

Marcadores de livros - livros - 2179

Da Vinci nasceu há 570 anos.

Da esq. para a dir.: 
«Estudos de um jovem Jesus», ca 1501-1510?. Veneza, Galeria da Academia.
«Estudo da cabeça de dois soldados», 1503-1504. Budapeste, Museu Szépmivészeti.
«Representação da anatomia da musculatura da perna e do pé», 1509-1510. Windsor, Castelo Real.
«Estudo de proporções da cabeça e rosto», ca 1489-1490. Windsor, Castelo Real.

«Estudo anatómico do movimento rotativo do braço», ca 1509-1510.
Windsor, Castelo Real.

Obrigada Justa!

terça-feira, 12 de abril de 2022

Boa noite!


Marcadores de livros - 2176


Obrigada, Justa!


«A foto que mostra 11 trabalhadores sentados em uma enorme viga de aço, almoçando tranquilamente a 256 metros de altura (sem cintos ou qualquer outro equipamento de segurança), foi tirada no dia 20 de setembro de 1932, no 69.° andar do que viria a ser o edifício RCA no Rockefeller Center, em Nova York.» 
«Segundo Ken Johnston – historiador chefe da Corbis Images (que detém os direitos dessa foto) – em entrevista ao jornal Independent, cada um dos operários foi colocado ali sobre a viga, obedecendo às ordens de vários fotógrafos, de modo a parecer que está tranquilo em seu “merecido descanso”.» (Retirado daqui.)

Heroínas românticas

Léopold Burthe - Ofélia, 1851

Esta exposição, que pode ser visitada no Musée de la Vie Romantique (Paris) até 4 de setembro, mostra uma centena de obras (pinturas, esculturas, manuscritos e objetos de arte)  e convida o público a descobrir heroínas revisitadas ou inventadas pelo Romantismo. Esta exposição permite tecer laços entre as Belas Artes, a literatura e o teatro que desempenham no século XIX um papel fundamental na difusão de um heroísmo feminino com conotações trágicas. Sappho, Joana d'Arc, Maria Stuart, Heloísa, Julieta, Ofélia ou ainda Atala: estas mulheres, cujas narrativas dramáticas são conhecidas, ancoram no imaginário coletivo da época uma certa visão do feminino. Nas belas-artes, como na literatura ou na música, a heroína romântica vive paixões fortes, sente desespero e melancolia, ama e morre de amor. Os artistas românticos, levados pelo gosto do drama, fazem destes destinos temas para as suas composições. Estas mulheres diáfanas e frágeis figuram em obras de Eugène Delacroix, Anne-Louis Girodet, Théodore Chassériau, Antoine-Jean Gros, Léon Cogniet ou Léopold Burthe.
Ler mais aqui. E vejam aqui aspetos da exposição.

domingo, 10 de abril de 2022

Boa noite!


«O orçamento geral do estado», poema de Mário Cesariny, com música de Adolfo Luxúria Canibal (2011).

Marcadores de livros - 2174



Recebi uns marcadores maravilhosos (plantas e animais), obra de Pini. Hoje mostro as plantas do Parque Nacional de Montfrague.