Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Boa noite!

Marcadores de livros - 2396

A Figueira da Foz evocou os 200 anos da morte de Manuel Fernandes Tomás e os 250 anos do nascimento de José Liberato Freire de Carvalho.
Agradeço ao amigo que me enviou os marcadores.

Leituras no Metro - 1136

Lisboa: Guerra e Paz, 2020

Li com gosto estas memórias de Domingos Lopes, pelas quais ficamos a saber que Marcelo Rebelo de Sousa, em 1974, não era leninista, «considerava-se apenas marxista».  Que novidades!...
«Fiquei espantado com o desabafo e a rápida conversão de Marcelo ao marxismo,
«Com efeito, bastava estar ao lado do jovem aspirante a fazer carreira como professor e político para se sentir o marxismo de Marcelo a destilar por todos os poros. [...]
«Marcelo, já em 1974, tinha no seu ADN esta faceta de ser o que é preciso em cada momento para surfar sem ir ao fundo, mesmo renegando o que era.» (p. 91-92)

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Boa noite!


 

O Afeganistão no Museu Guimet

Duas exposições na temporada que o Museu Guimet dedica ao Afeganistão.

Por ocasião do centenário da Delegação Arqueológica Francesa no Afeganistão (criada em 1922), o MNAAG apresenta uma vasta exposição dedicada a este século de descobertas e relações com o Afeganistão. Graças à partilha dos objetos das escavações, constituíram-se em Paris as melhores coleções afegãs do Ocidente. A exposição mostra um panorama das numerosas investigações realizadas, sublinhando a importância do património arqueológico e das colecções de museus, mas também do património construído deste país, sobre o qual paira uma ameaça latente desde o regresso ao poder dos Talibãs em 15 de agosto de 2021. 
A DAFA iniciou as primeiras investigações arqueológicas num jovem Estado independente. Durante os anos 1945-1982, a vontade afegã em matéria de controlo do seu património e da sua identidade nacional permite uma instalação permanente da DAFA em Cabul. O período de conflitos de 1979 a 2001 foi marcado pela cessação das investigações arqueológicas no terreno, a partida da DAFA de Cabul em 1982, as pilhagens e a destruição do museu de Cabul. A partir de 2003, as investigações recomeçaram, com a reabertura da DAFA em Cabul e o regresso pontual de outras missões arqueológicas estrangeiras.

Buda, século III.


Enquanto a sombra dos talibãs se estende novamente sobre o Afeganistão, são visíveis mensagens artísticas e culturais de resistência da sociedade civil. O MNAAG, através das criações da casa de moda Zarif Design e da sua fundadora Zolaykha Sherzad, interessa-se pela transmissão dos conhecimentos têxteis, mas também pela ética que esta casa artesanal tem. 
A casa de moda Zarif Design, criada em 2005 por Zolaykha Sherzad, em Cabul, contribui para reviver o know-how e as competências ameaçadas de extinção, que constituem uma verdadeira cultura técnica e artística baseada numa história milenar. 


Marcadores de livros - 2395

Alguns marcadores antigos de publicidade a champanhe, licores e conhaque:

Il. de Maurice Realier Dumas (1860-1928), 1895.
Verso e reverso iguais.
Verso e reverso iguais.

Um marcador (verso e reverso) de 1949.
Verso e reverso de um marcador, assinado Draeger.

Agradeço ao Jad que mos encontrou numa feira.

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Boa noite!

Marcadores de livros - 2394

Em cima, versos e reversos de dois marcadores.

«Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes.»
José Saramago

Um marcador 'caseiro'.

Livro e marcador - 21

Foto Maria.

José Augusto França: 100 anos


«A arte não é feita com ideias, é feita com inteligência. Ideias toda a gente tem, mas refletir nem todos conseguem.»
José Augusto França

No centenário de Saramago: sorteio de marcadores

José Saramago faria hoje 100 anos. São seis marcadores. Quem quiser concorrer só precisa de o dizer num comentário até dia 27 de novembro. Depois meterei os nomes num saquinho e tirarei o papelinho com o nome do vencedor. Nada mais simples. 


Se alguém tiver lido Saramago, diga qual o livro dele de que mais gostou. É mesmo só interesse meu, nada tem a ver com o sorteio.

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Boa noite!

Parabéns a Petula Clark, que faz hoje 90 anos.


Livro e marcador - 20

Foto Maria.

Direito de voto para as mulheres em França

Para quem, como eu, não vai ver esta exposição, pode segui-la no dossier de imprensa disponível aqui. Pode também ler ou descarregar o folheto da expo em francês, inglês ou espanhol. Os arquivos nacionais franceses têm este serviço público muito meritório, de apoio às exposições.

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Boa noite!

Esta canção foi escrita em 2004 para Adelaide Ferreira que nunca a cantou. Agora os UHF repescaram-na para o seu próximo álbum a sair em janeiro.

Retrospetiva de Gérard Garouste

Gérard Garouste - Pinóquio e o jogo de dados, 2017

O Pompidou apresenta uma retrospetiva de 120 quadros de Gérard Garouste, nascido em 1946. 

Marcadores de livros - 2393

Marcadores com Lisboa das editoras Cultura e Casa das Letras:




domingo, 13 de novembro de 2022

Boa noite!


Livros de cozinha - 130

Dois livros de Clara T. Costa, com umas capas ilustradas e coloridas. Não é vulgar as capas chegarem até nós em tão bom estado.

[11.ª ed.?]. Porto: Livr. Civilização, 1967. 
7.ª ed., rev. e aument. Lisboa: Emp. Literária Universal, imp. 1957.

Na introdução «Às leitoras» do segundo livro, a autora escreve que «Depois do sucesso obtido, pelas muitas edições [pelo menos 11, a última de 1967], do livro Guia da cozinheira familiar, resolvi completar essa interessante e útil obra com A doceira familiar, livro este compilado de várias obras da especialidade, e revisto em sucessivas edições.
Todas as receitas foram experimentadas «com sucesso». Sugere que «as donas de casa pouco experientes, na maneira de fazer doces» comecem pelas receitas mais simples. É de bom senso.
O livro tem receitas de doces, biscoites, bolos, pudins, geleias...
Conheço 8 edições deste livro, sendo a última de 1964.

Marcadores de livros - 2392

O marcador é do Kunstmuseum de Basileia.

 Pissarro - Femme au fichu vert, 1893
Paris, Musée d'Orsay