Parabéns a Rufus Wainwright que faz hoje 50 anos. E que tem um novo disco, muito bom.
Prosimetron
sábado, 22 de julho de 2023
Marcadores de livros - 2736
Verso e reverso.
Tentei ir ver esta peça de teatro, mas não arranjei bilhetes.
Não experimentem a receita porque ela é para canibais. 🤣🤣🤣
sexta-feira, 21 de julho de 2023
A nossa nova vinheta - Alda Merini
No Palazzo dei Diamanti de Ferrara, foi inaugurada no passado dia 16 de julho uma exposição, dedicada aos 50 anos de carreira do fotógrafo Guido Harari. Mais de 300 fotografias, projeções e incursões musicais testemunham todo o percurso artístico de Harari que, desde a sua juventude, juntou as suas duas paixões nas suas criações: a música e a fotografia. Desta viagem fazem igualmente parte as capas de discos de Fabrizio De André, Bob Dylan, Vasco Rossi, Kate Bush, Paolo Conte, Lou Reed e Frank Zappa.
A nossa nova vinheta não os nomes da Sétima Arte como Sophia Loren, captados pelo fotógrafo, mas sim a extraordinária Alda Merini, uma das maiores poetisas italianas de sempre, aqui em Milão nos anos 90 eternizada por Harari.
Marcadores de livros - 2735
Encadernações da Biblioteca Bodleian
De cima para baixo e da esq. para a dir.: livros de Teologia; livros para crianças da era vitoriana; livros sobre Arte; e livros de Ciências Naturais, Botânica, etc..
Obrigada, Goretti!
Dia de Santa Praxedes
Vermeer - Santa Praxedes, 1655
Tóquio, Kufu Company, depositado no Museu Nacional da Arte Ocidental (Tóquio)
Desconhecia haver uma Santa Praxedes até ter recebido há uns dias este postal, enviado pela Sandra que o trouxe da exposição de Vermeer. Esta representação de Santa Praxedes é belíssima.
A pesquisar na net vi que há a Basílica de Santa Praxedes, em Roma, uma pequena maravilha, como podem ver no vídeo. Tenho de anotar para se algum dia voltar a Roma.
quinta-feira, 20 de julho de 2023
No Dia Internacional do Xadrez
Carl Theodor Protzen
Pintura de August Köhler (1866-1948)
Ad Kikkert - Café Pardoel em Rotterdam
Gustav Wentzel (1859-1927) - Jogadores de xadrez, 1886
Oslo, Nye Nasjonalmuseet in Vika
Andreas Paul Weber (1893-1980)
Marcadores de livros - 2734
Li este livro (3 vol.) de Valerio Massimo Manfredi há muitos anos, mas não tinha os marcadores, cujo envio agradeço à Maria.
O que estamos a ler? - 13
A Revolta do Castelo contra a Ditadura foi há 95 anos. Ler mais aqui.
Lisboa: Assembleia da República, 2021.
«Preparava-se, na altura, a malograda Revolta do Castelo, de 20 de julho de 1928. Estudantes e militares conviviam e conspiravam clandestinamente na República das Águias.» (p. 32)
Na República das Águias «viviam os irmãos Cal Brandão (Mário, Silo, Carlos), Artur Santos Silva e outros jovens do Porto» e servia para reuniões de conjurados e para albergar clandestinos que passavam por Coimbra.
quarta-feira, 19 de julho de 2023
Na praia com Piet van der Hem
Duas aguarelas de Piet van der Hem (1885-1961):
Reunião de verão na praia
Um dia de verão na praia de Scheveningen
Marcadores de livros - 2733
Versos e reversos de quatro marcadores.
A exposição de Bellini que esteve no museu Jacquemart-André e de onde vieram estes marcadores, pela mão do Jad (a quem agradeço), encerrou há dois dias.
Para a Justa, no dia da festa das Santas Justa e Rufina.
terça-feira, 18 de julho de 2023
Boa noite!
«Gin», uma canção dos Entre Aspas com 20 anos que o grupo resolveu gravar agora no seu regresso aos palcos.
Gino Bartali (1914-2000)
Há uns meses li um livro sobre pessoas que participaram na Resistência durante a II Guerra Mundial. Um deles foi o ciclista Gino Bartali, de que (parece-me) nunca tinha ouvido falar, que venceu o Giro de Itália em 1936, 1937 e 1946, e o Tour de França em 1938 e 1948. Desertou do exército italiano e foi preso em 1943, tendo sido libertado por intervenção de amigos. Nunca foi julgado porque os tribunais de guerra italianos foram desmantelados quando os nazis ocuparam a Itália.
A partir de 1940 Gino Bartali rolava por Itália, afirmando que treinava mas, na verdade, ele transportava papéis falsos e dinheiro para famílias judias que se encontravam escondidas, tendo salvado imensas vidas.
Acrescento feito em 22 jul., devido a um comentário de ptcorvo, que agradeço:
segunda-feira, 17 de julho de 2023
O que estamos a ler? - 12
Uma sugestão de leitura de Miss Tolstoi:
Lisboa: Zigurate, 2023
«Comecei ontem a ler "A biblioteca de Estaline" de Geoffrey Roberts. Antes de ler a biografia que Montefiore escreveu sobre Estaline, eu tinha uma imagem errada dele. Pensava que ele era uma pessoa pouco culta. Quando vi este livro, comprei-o logo. É muito interessante. Estaline tinha uma grande biblioteca e anotava os livros que lia, mesmo daqueles a quem limpou ou mandou limpar o sarampo.«Para além desta faceta que estou a gostar de conhecer, Estaline foi aquele assassino que todos sabemos.» (Miss Tolstoi, 10 jul. 2023)
Já agora deixo a sugestão da biografia de Montefiore, muito boa:
Lisboa: Alêtheia, 2006
Eu li-a numa edição do Expresso (2016) em 6 vols.
Marcadores de livros - 2730
O reverso é igual nos dois marcadores.
O balão é recortado.
Duas variantes, com um agradecimento a Mondopunts.
domingo, 16 de julho de 2023
No Da Remigio em Veneza
[Brunetti ligou a Paola] «para dizer que não iria a casa almoçar. Foi ao da Remigio e comeu insalata di mare e coda di rospo com molho de tomate, dizendo a si próprio que, por ter bebido apenas um quartino de vinho branco da casa e por se ter limitado a uma única grappa, o almoço fora uma refeição leve, o que lhe dava o direito de comer algo mais substancial no final desse dia.»
Donna Leon - Assassínio na Academia. Lisboa: Planeta, 2009, p. 232
Bom almoço!
Subscrever:
Mensagens (Atom)