Prosimetron

Prosimetron

sábado, 25 de agosto de 2018

Boa noite!


Boa tarde!


Leonard Bernstein, aniversário do centenário - A nossa vinheta

A imagem colocada por MR há uns tempos é a nossa vinheta para comemorar o centenário do aniversário de Bernstein.
Obrigada, MR.




Frank Archer, Songfest Leonard Bernstein 1988
(aguarela e guache)
https://www.mutualart.com/Artwork/Songfest-Leonard-Bernstein/60516E7E06BFBF4B



Parabéns, Fernando Pimenta!

https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/746722

Fernando Pimenta é o novo campeão do Mundo de canoagem em K1 1000 metros. O campeonato está a decorrer em Montemor-o-Velho.

Paris je t'aime d'amour


Para Paula Lima, Mister Vertigo e Bea.

Marcadores de livros - 1140



Boa noite!


Leonard Bernstein faria hoje 100 anos. Para mim, ficará para sempre ligado aos Concertos para jovens e à música de West Side Story.






O disco que tenho:


sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Leituras no Metro - 991

Paris: Gallimard, 216

«Je ne sais pas si je suis un provincial ou un Parisien. Je suis né par hasard en Normandie. Pau et le Béarn où j'ai passé mon enfance et mon adolescence m'ont inspiré une bonne partie de mes livres. Mais ma ville, c'est Paris. J'ai l'impression que les vrais Parisiens sont ceux qui sont nés ailleurs et pour qui vivre à Paris est une conquête. Il me suffit de passer sur un pont de la Seine, et je m'émerveille. Des ciels incomparables! Ce n'est pas un rêve, je suis à Paris!» (p. 42)
Roger Grenier

Para Paula e Rui Lima.

Parabéns, Maria Franco!


Um dia feliz!


quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Boa noite!


«Parmi tous les disques que j'ai faits dans ma vie, voici celui que je préfère [...]. C'est si beau et extraordinaire qe je l'ai dédié à ma femme  - c'est le seul enregistrement que j'aie jamais dédié à qui que ce soit. J'ai dû me battre avec les musiciens pour qu'ils interprennent - j'ai même reçu des lettres de certains d'entre eux disant que c'était une tâche impossible: "Si quatre personnes sont incapables de jouer ça, comment soixante porraient-elles le faire?" Eh bien, elles peuvent. J'ai doublé les contrebasses - nous en avions sept, et vous n'avez jamais entendu des contrebasses jouer aussi magnifiquement - et doblé les violoncelles de manière judicieuse, mais sans changer une seule note ou indication. Et, en fin de compte, ils ont adoré le faire. On ne peut pas comprendre quoi que ce soit à Mahler si on ne comprend cette oeuvre, qui bouge et frappe [...] Laissez-moi vous le faire entendre.»
Jonathan Cott - Dîner avec Lenny. Paris: Christian Burgois, 2014


Não sou uma grande apaixonada de Beethoven, mas os quartetos de cordas são de outro mundo. :)


Get Up, Stand Up!

Esta exposição encontra-se até final de setembro no MIMA em Bruxelas. Estão expostos cerca de 450 cartazes sobre factos que ajudaram (ou tentaram ajudar) a mudar o mundo entre 1968 e 1973.


Homem com gato ao colo

Ernest Biéler - Retrato do escritor Édouard Rod
Lausanne, Musée cantonal des beaux-arts  

«Deus criou o gato para dar ao homem o prazer de acariciar um tigre.»
Fernand Méry

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Madalena, Catedral de Sevilha - A nossa vinheta

Ao revisitar Sevilha, mais propriamente a catedral da cidade, esta tela  "Madalena", adormecida, - como a intitulo - foi uma tela que me encheu a vista. 

Artemisia Gentileschi, La Magdalena, 1622-25, Catedral de Sevilha


Registo também outras imagens:
A Catedral de Santa Maria da Sede


O Túmulo de Cristóvão Colombo é de tirar a respiração. Os restos mortais são carregados pelos reis de Castela, Leão, Aragão e Navarra.



Altar de Corpus Christi

Quantos homens pereceram?, quantos foram escravizados? Quantos artistas foram valorizados? Quantas famílias melhoraram as suas vidas? , simplesmente com a construção deste altar...

Boa noite!

Nos 101 anos do nascimento de John Lee Hooker.


Marcadores de livros - 1139

Um puzzle de marcadores.

Obrigada, Justa!


Pacotes de açúcar - 180

Verso e reverso (com uma receita) de uma coleção de doze pacotes de açúcar da Sidul. Com um agradecimento à Isabel.

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Boa noite!



Há 50 anos seguíamos a Primavera de Praga e assistimos horrorizados à entrada de 300 000 soldados do Pacto de Varsóvia em Praga.

1968 - 20


Josef Koudelka tinha 30 anos quando testemunhou e registou a entrada das tropas do Pacto de Varsóvia em Praga e o esmagamento da chamada Primavera de Praga. Os negativos de Koudelka foram levados para fora de Praga e entregues à agência Magnum, tendo sido publicados anonimamente no jornal The Sunday Times, sob a sigla P.P. (Praga Photographer), por receio de represálias contra si e a sua família. 
As fotos de Koudelka ficaram conhecidas internacionalmente.


Marcadores de livros - 1138

Marcador (frente e reverso) da Livraria Ferin, fundada em 1840.

 

Caixa do correio - 105

Arco de São João.

Obrigada, Isabel!

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Boa noite!


Em 22 novembro de 1981, os Rolling Stones chegaram a Chicago para tocar três noites no Rosemont Horizon. Influenciados pelos blues de Chicago, o grupo chegou antes à cidade para ir ver o lendário Muddy Waters ao clube de Buddy Guy. Todos se juntaram no palco, acompanhados também por Buddy Guy e Lefty Dizz. Um espetáculo!

Dois Homens com sentido de Estado- A nossa vinheta

A nossa vinheta contempla dois homens que tiveram um profundo "sentido de Estado", procuraram fazer o melhor pelos homens e as comunidades. A minha opção em os juntar foi o desaparecimento próximo. Ambos dispensam apresentações.

Quanto ao Senhor Secretário-Geral das Nações Unidas sublinho o seu papel na independência de Timor.

Quanto ao Senhor Reitor da UC, Conselheiro de Estado, foco o papel relevante na democracia que instaurou na universidade e que o tornou membro Honorário da Associação Académica.

Kofi Annan, foto de Matt Campbell/epa, in JN, 18-08-2018


A possibilidade que temos de provocar mudaças históricas fundamentais só se apresea uma vez em cada geração, mas irá depender da vontade dos Governos e do empenho de grupos e pessoas como vós.

Discurso do Secretário - Geral 06-07-2015

Kofi Annan (1938-2018)




Rui Alarcão, foto  de José Carmo/Global Imagens, in DN 19-08-2018


(...) relançar relações entre a Universidade e a magistratura, contribuindo para os universitários - em especial os juristas que ensinam e investigam na universidade - e os magistrados se tornem mais solidários, em busca, afinal, de uma melhor universidade e de uma melhor justiça, num país também melhor.

Boletim da Faculdade de Direito da UC, Vol LXI, 1985

Rui Alarcão (1930-2018)

Marcadores de livros - 1137

Quatro marcadores de cartazes da exposição que está em Bruxelas.


Cartaz de Henri Meunier

Cartazes da Belle Époque em Bruxelas



De 1885 a 1914, Bruxelas passou por um dos períodos mais prósperos de sua história. Portadores de mensagens publicitárias, os cartazes anunciavam a sociedade de consumo. Uma variedade de produtos são celebrados e os artistas voltaram os seus olhos para a imagem da mulher que, ao mesmo tempo burguesa e liberta de uma vez, teve esse desejo de modernidade. A emergência da Arte Nova e de círculos artísticos conferiu à capital belga um lugar primordial na criação europeia. O cartaz ilustrado, que apareceu pela primeira vez em Paris, encontrou em Bruxelas um sucesso imediato. Artistas, famosos ou desconhecidos, tentam-se nesta arte efémera e excitante, mas tecnicamente exigente.
No Museu da Cidade de Bruxelas até 3 de setembro.
O catálogo pode ser descarregado aqui:
https://www.bruxelles.be/sites/default/files/bxl/DP_AfficheBelleEpoque_bdef.pdf



domingo, 19 de agosto de 2018

Leituras de Verão

No seguimento da página colocada por MR sobre leituras de Metro, verifico que existem pessoas que fazem leituras de verão - uma pausa nas leituras mais sérias - e outras que não fazem pausa, nem escolha, alguma nos livros a que dedicam o seu prazer de leitura.

William-Adolphe Bouguereau (1825-1905)
Le livre d'heures 

Se acaso desejar dar o seu contributo diga o que anda a ler, neste momento, sem ser por trabalho.
Eu estou a (re)ler uma velha edição de um livro de Agatha Christie: Poirot visita o dentista  (Lisboa, Minerva, 1959), numa tradução de Joel Lima e Mário Ribeiro. [título original: Tít. orig.: One, two, buckle my shoe]. Para mim é mesmo uma leitura de Verão!

Boa noite!


Leituras no Metro - 990

Lisboa: Casa da Achada, imp. 2009

Foi uma belíssima ideia a que Eduarda Dionísio teve em conversar com o arquiteto Francisco Castro Rodrigues e dar a essas conversas a forma de memórias. Senão teria sido mais um caso dos muitos que têm muito para contar e não deixam rasto. Só o formato e o peso do livro é que não são os mais adequados. Cada vez odeio mais livros grandes e pesados. Mas este é interessantíssimo.
Francisco Castro Rodrigues nasceu numa família de anarquistas, frequentou a Escola Oficina n.º 1 na Graça, onde vivia. Foi comunista toda a vida embora tivesse estado poucos anos no PCP. Fez parte do MUD Juvenil, esteve preso no Aljube e em Caxias com Mário Soares, Manuel Mendes, Júlio Pomar, etc. Depois da prisão resolveu ir para Angola onde viveu no Lobito, de onde voltou em 1988 para ir viver nas Azenhas do Mar, onde a família tinha raízes.
Ele conta histórias delirantes sobre um diretor (alcunhado de Cunha Bruto) e professores da Escola de Belas Artes que eu já conhecia de outros frequentadores da mesma escola. E outras histórias da sua vida e da sua obra de arquiteto, bem como dos sítios onde viveu.

No Dia Mundial da Fotografia

Quando mandávamos revelar fotografias costumavam metê-las nuns envelopes: em cima à esq. é o envelope da Foto Águia (Rua Santo António, em Chaves). Os outros estão identificados.

Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto - A nossa vinheta

Para assinalar o Dia Mundial da Fotografia escolhi a foto da fotógrafa Mary Ellen Mark. 

Da sua galeria, esta foto que aqui trago pareceu-me a que faz justiça à beleza, ao contraste de luz e sombra e revela harmonia. Contudo, esta fotógrafa, nem sempre teve esta vertente; ela tinha mesmo um olhar peculiar para tudo o que a rodeava e os seus retratos podem arrepiar quem os observa.

Fotografia de Mary Ellen Mark, sem título 
Mary Ellen Mark nasceu em Elkins Park, Pensilvânia, EUA, em 1940 e faleceu em 2015, em Manhattan, Nova Iorque.
A fotógrafa publicou os seus trabalhos em várias revistas como: LIFE, New York Times Magazine, The New Yorker, Rolling Stone, and Vanity Fair.

Num acampamento cigano próximo de Barcelona, 1987, Gallery Mary Ellen Mark