Prosimetron
sábado, 24 de outubro de 2015
No café
Samuel Melton Fisher - Num café vienense, 1889
«J'écris dans les cafés a risque de passer pour un ivrogne. J'écris sur les tables de café parce que je ne saurais pas me passer longtemps du visage et de la voix humaine». (Georges Bernanos, pref. a Os grandes cemitérios sob a lua)
Li este livro há muitos anos nesta edição. É um testemunho dramático sobre a Guerra Civil Espanhola, de alguém (um católico, inicialmente simpatizante franquista) que assistiu ao seu eclodir em Maiorca.
OIT
Ao longo de quase um século a Organização Internacional de Trabalho tem defendido as condições de vida dos trabalhadores e lutado pela justiça social. Julgo assinalável este artigo que li no Público,(seguir o link na data).
Tarsília do Amaral, Operários, 1933
(Wikiart)
«OIT: cem anos em defesa da justiça social
Em finais de 1918, o mundo dilacerado via-se ao espelho. Terminara a Grande Guerra, os escombros escondiam milhões de mortos e inválidos. A devastação atingira edifícios, fábricas, estradas. Chegava o século XX, um pouco atrasado no calendário do tempo. A guerra marca a transição de um mundo para o outro e tem origem em conflitos políticos, que têm por trás profundas desigualdades e a “questão social”, expressão que condensava toda a tensão ligada às difíceis condições de vida e de trabalho dos operários. (...) »
No século XXI ainda há tantos conflitos por resolver, ainda há tanta injustiça por colmatar. Evoluímos mas na essência somos os mesmos...
sexta-feira, 23 de outubro de 2015
quinta-feira, 22 de outubro de 2015
Vantagens e desvantagens do segredo
Perfeitamente compreensível que um arguido queira ter acesso " a todo o processo " e lute pelo fim do segredo de justiça, mas nos casos em que há outros sujeitos processuais ( e neste até há jornalistas constituídos como assistentes ) o fim do segredo é uma lâmina de dois gumes . E ainda só acabou o segredo de Justiça interno ...
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
Leituras no Metro - 226
Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2015
€3,50
A porteira, a madame e outras histórias de portugueses em França é um livro de Joana Carvalho Fernandes que recolhe alguns artigos (aqui desenvolvidos) já publicados. Aliás, eu já tinha lido uma ou outra das histórias aqui contadas, como a de um combatente do Corpo Expedicionário Português que casou com uma francesa e ficou por França e cuja filha representa a Liga dos Combatentes nas cerimónias francesas da Grande Guerra; ou a de Manuel Domingues, apoiante da Frente Nacional, que tem o restaurante Chez Tonton, em Nanterre, qe funciona como espécie de quartel-general de Marine Le Pen e seus correlegionários. Pelo meio, ficam as histórias da mãe do cineasta Rúben Alves, da Rádio Alfa, do Sporting Club de Paris, do champanhe De Sousa, de um dos sócios da Altice, entre outras.
E se não sabe o que é a empresa Les Dauphins, pode ficar a conhecê-la neste livro.
terça-feira, 20 de outubro de 2015
"The Mentor"
Gabriela Gonzalez Dellosso, The Mentor (Adelaide Labille-Guiard)
Colecção privada
Gabriela Dellosso é poeta e pintora, para saber mais sobre a pintora ver o link
LIFE DRAWING
Model for me.
Let my eyes be wheels that carry me across
The contour of your form.
Your arms roads, your legs bridges
I am architect
Builder of You.
Passages of human poetry
Exist in your figure
I want to capture them all.
Twenty five gestures
Become twenty five bony myths
Unfolding on my paper landscape.
Light and shadow are unified paradox
On the flat, three dimensional reality
Of this drawing.
Your rib cage- day; your pelvis- night
Together seven times
Anatomy of Creation.
The Indian Ocean rests on your iliac crest
Your spine channels the Nile
Your Achilles heel has walked across earth’s history.
I grab your edges, your geography
Mapping rhythms of your world
A translation of your boundaries.
Charcoal lines pull me through tunnels
Containing inked secrets
Held only by Old Masters.
I graze their whispering hands,
Channeling God’s Last Judgement
Or perfecting the Angel of Annunciations.
With this, I press, wishing to express
Your breath onto vellum
As has been done for thousands of years.
Gabriela Gonzalez Dellosso
Pensamento ( s )
... E sobre a importância da leitura
As pegadas e os vestígios anunciam o grande perigo ou a possível salvação . Podes ser devorado, podes comer.
Sejamos então claros: um animal que é bom leitor de vestígios, o bom leitor em geral, aquele que interpreta bem os sinais, sobrevive. Ler é interpretar. Nós somos, então, herdeiros dos animais que sobreviveram; nós somos filhos de filhos de filhos de bons leitores; leitores que leram bem os vestígios, os sinais. Que conseguiram compreender o que o visível - as pegadas, os vestígios - anunciava. Pelo visível leram, interpretaram, adivinharam o invisível, o que não estava ali - o animal anunciado - o predador ou a presa. (...)
- Gonçalo M.Tavares, na Visão da semana passada .
Citações
(...) Ser hoje a favor de uma coisa e amanhã do seu contrário faz, por exemplo, parte do jogo político. E aceitamos isso com um encolher de ombros. Aceitamos que Passos Coelho diga o pior do programa do PS para depois acabar por o elogiar e defender algumas propostas. Aceitamos que António Costa negoceie com uma esquerda que ele desdenha e com a qual nunca se irá entender.
Aceitamos que Jerónimo de Sousa finja que tolera a NATO e que Catarina Martins venha defender o euro, algo que nunca fez. Deitamos fora a ética a favor de um bem maior. Só que neste caso o bem maior é apenas o deles. O do poder. O da mera sobrevivência do ego.
- João Vieira Pereira , no EXPRESSO do passado Sábado .
Lá fora - 239
O casal suiço Arthur e Hedy Hahnloser durante as primeiras três décadas do século passado constituiu uma das mais importantes colecções particulares de arte moderna , comprando directamente a Giovanni Giacometti ( pai de Diego e Alberto ), Félix Vallotton, Ferdinand Holder, Bonnard, Matisse etc . Artistas que se foram tornando também amigos , frequentando a Villa Flora em Winterthur .
São 75 telas que estiveram outrora nas paredes da Villa Flora que estão agora no Marmottan Monet .
Villa Flora, les temps enchantés, até 7 de Fevereiro de 2016 .
Bom dia !
Foi há 31 anos que o escocês Jim Diamond teve seu o maior êxito com este tema . Deixou-nos no passado dia 10, aos 64 anos e de causas não divulgadas .
segunda-feira, 19 de outubro de 2015
Lourdes Castro. Todos os livros
Fui - finalmente! - ver a exposição de Lourdes Castro sobre os seus livros de autor que são muitos. Uma linda exposição, de que deixo aqui o vídeo que acompanha a mostra, onde se podem ver os livros página a página. Se puderem, não percam. Só até dia 26, na Gulbenkian.
E a saga continua... e bem
Estou a gostar de ler o 4º volume da saga Millennium. David Lagercrantz entra bem na escrita de Stieg Larsson e sabe agarrar o leitor à história.
Marcadores de livros - 275
Este marcador alemão saiu assim, mas a rapariga vai de vestida a cadáver, consoante o ângulo de que a olhamos.
Agradeço a quem mo ofereceu.
domingo, 18 de outubro de 2015
Boa noite!
Onze horas de ballet.
Primeiro 11 hours of World Ballet Day, transmitido em direto a 30 set. 2015.
Numa colaboração sem precedentes para o primeiro World Ballet Day LIVE, cinco das maiores companhias de bailado do mundo - The Australian Ballet, Bolshoi Ballet, The Royal Ballet, The National Ballet of Canada e San Francisco Ballet - permitiram que se visse o que se passa nos bastidores dessas companhias.
Como devem imaginar não vi o documentário na totalidade. É para ir vendo...
Para uma tarde de Outono...
O Outono chegou, com o seu tempo chuvoso e ventoso. Para os mais "tristonhos" que não apreciam esta estação (ao contrário de mim...), segue esta canção antiga dos anos 60, interpretada por um dos maiores nomes da música ligeira espanhola dessa década: Raphael.
A todos, uma boa tarde!
Subscrever:
Mensagens (Atom)