Prosimetron

Prosimetron

sábado, 24 de outubro de 2020

Os meus franceses - 793


Mudança de hora

Como muito bem lembrou a Maria a hora muda esta madrugada:: às 2h00 ponha o ponteiro na 1h00. Ganhamos uma hora, mas a partir de amanhã ao fim da tarde...  


Marcadores de livros - 1742

Verso e reverso de um marcador.

DOCUMENTAR A PANDEMIA DO COVID-19

Máscara da CGTP

No site da Ephemera podemos ler este apelo à entrega de máscaras:
«Desta pandemia, o objeto mais icónico que vai servir para a identificar são as máscaras, de todas as cores e feitios e com mensagens de todo o género. Temos algumas, mas estamos muito longe de ter uma colecção representativa. Por isso, apelamos a todos os nossos amigos, em Portugal e no estrangeiro, para recolherem o maior número de exemplares diversos e as fazerem chegar ao Arquivo» da Ephemera
Eu já deitei algumas fora, depois de lavadas e utilizadas o número de vezes indicado. Entreguem as vossas máscaras, depois de utilizadas, que eu também vou entregar as minhas.

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Boa noite!


A propaganda nas eleições presidenciais dos EUA


Le Corps et l’Âme: De Donatello à Michel-Ange. Sculptures italiennes de la Renaissance

Tullio Lombardo - Jovem casal (Baco e Ariane)
Viena, Kunsthistorisches Museum

Esta exposição, organizada pelo Louvre em colaboração com o museu do Castello Sforzesco de Milão, apresenta em cerca de 140 obras as principais linhas de força que percorrem a Itália na segunda metade do Quattrocento, chegando, no início do século XVI, ao apogeu da escultura renascentista. A representação da figura humana na diversidade dos seus movimentos assume então formas extremamente inovadoras. Estas pesquisas sobre a expressão e os sentimentos estão no centro dos interesses dos maiores escultores desse período, como Donatello e Michelangelo. 
No Museu do Louvre até 18 de janeiro de 2021.



quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Os meus franceses - 792

Georges Brassens faria hoje 99 anos. Esperemos que para o ano haja (possa haver) grandes festividades no centenário do seu nascimento.

Natural de Sète, George Brassens mudou-se para Paris com 20 anos, tendo-se estreado nos palcos no teatro Trois-Baudets, no 64 boulevard de Clichy. 

1964
1973
1976

Durante 25 anos atuou no Bobino, na rue de la Gaîté, perto do seu apartamento. 

O músico mudou-se para o 42 rue Santos Dumont, a que se lhe juntaram Jacques Brel e Guy Béart. 

Perto de sua última casa parisiense, existe hoje o parque George Brassens.


In memoriam Samuel Paty


Matisse, comme un roman


Celebrando os 150 anos do nascimento de Henri Matisse e aproveitando o título da obra de Louis Aragon, Henri Matisse, Roman (1971), o Centro Pompidou presta homenagem ao pintor através de uma exposição que explora a relação texto/imagem na obra de Matisse, proporcionando uma leitura singular da sua obra. 
A exposição pode ser vista até 21 de fevereiro de 2021.


quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Boa noite!


O homem na varanda

Gustave Caillebotte - O homem na varanda, ca 1880
Col. particular

O retratado parece ser Maurice Brault, um amigo de infância do pintor. A varanda é da casa habitada pelos irmãos Caillebotte, Gustave e Martial, no 3.º andar do n.º 31 do boulevard Haussmann.

Em geminação com Perspectiva.

Centenário de Amália - 10


Não sei se já postei este postal, mas numas arrumações voltei a encontrá-lo. Há muito tempo que não vou à Casa dos Passarinhos (Rua Silva Carvalho, 195) que tem uns salmonetes muito bons. 


terça-feira, 20 de outubro de 2020

Os meus franceses - 791


Para (e com um agradecimento a) Maria Franco.

 

O chá das cinco - 135

 

Foto © Pedro Loureiro

Não podia deixar de evocar Helena Marques que faleceu na segunda-feira. Conheci-a como jornalista e o seu primeiro livro. O último cais (1992), foi uma agradável surpresa. Li todos os seus livros (de cariz autobiográfico ou vivencial) e ofereci alguns.

Theo's Restaurante- Bar, Funchal, 1941
Fortaleza e Palácio de São Lourenço e Café Kit Kat, Funchal, 1941

«"Lembras-te da tua mãe, quando falava dos chás do Theo's nesses tempos antes da guerra, antes de nós nascermos? É curioso deixei de ir à Madeira há tantos anos, guardo pouquíssimas recordações e, no entanto, nunca me esqueço da tia Bia a falar dessas tardes, desses chás, do ambiente, das pessoas... Lembras-te, Laura?"
«"Lembro-me. Como não havia de lembrar-me?..."

«O melhor chá do Funchal, contava Beatriz, era o do Theos, À tarde - e nas memórias de Bi nunca havia Inverno, o sol pairava baixo e radioso mas não demasiado quente, e a brisa do mar perpassava, fresquíssima, sem jamais se transformar em vento, muito menos em frio, nem se sobrecarregar do cheiro impertinente a maresia - à tarde, dizia Bi, no seu ligeiro, idealizado recordar, descíamos ao Theo's ou ao Kit Kat para tomar chá. O Theos era um restaurante grande resguardado em penumbras e conforto, em cortinados sombrios e madeiras antigas, com pesados talheres de Christofle, louças inglesas e velhos empregados solenes, que abria para uma varanda larga e longa, resvés com as copas floridas dos jacarandás. Umas dezenas de metros mais abaixo, quando a Avenida de Zarco faz esquina com a Avenida do mar, o Kit Kat centrava-se todo na grande esplanada empedrada em preto e branco,, bum dos muitos padrões geométricos que se multiplicavam pelas praças e passeios da cidade. Os frequentadores sentavam-se em amplas cadeiras de vime, á volta de mesas com tampo de mármore cobertas de linho branco, bebendo um chá forte e perfumado, enquanto as crianças sorviam sumos acabados de espremer [...].»
A deusa sentada. 2.ª ed. Lisboa: Dom Quixote, 1994, p. 30-31

Pacotes de açúcar - 219

Sete marcadores de uma coleção de 24, com monumentos açorianos.
 

Castelo de Beaumaris

Ontem ao abrir o computador apareceu-me este castelo que não me era estranho, nuns diapositivos de Locais Património Mundial da UNESCO de todo o mundo. Trata-se do Castelo de Beaumaris que fica na Ilha de Anglesey (Gales) que foi construído em 1284 por Eduardo I e é considerado pela UNESCO um dos melhores exemplos da arquitetura militar do século XIII. Foi declarado Património Mundial da UNESCO em 1986.

Estive em Anglesey há mais de 30 anos. Uma ilha maravilhosa com um praia linda e boa (coisa rara no Reino Unido) e onde fiz belos passeios a pé, por exemplo em Dingle, uma reserva natural.
Não me importava de lá voltar.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Boa noite!


 «Dernier métro», um duo com Gims, do novo álbum  Mi Vida de Kendji Girac.

Os tempos mudam...

 


«O comunismo é a juventude do mundo.» 
Paul Vaillant-Couturier

Não pude deixar de sorrir ao ler hoje esta citação na capa de um livro de Lenine, edição francesa de 1945. Paul Vaillant-Couturier foi fundador do PCF. 

Marcadores de livros - 1741

Um belíssimo marcador que veio num livro que comprei nesta livraria.

domingo, 18 de outubro de 2020

Os meus franceses - 790



 

Queijadas de Vila Franca do Campo

 

https://www.facebook.com/queijadasdavila/

Uns amigos foram aos Açores e trouxeram-me estas deliciosas queijadas. Não sei se a receita das que comi é esta, mas na net encontrei uma para quem quiser meter as mãos na massa.