Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Boa noite!

 

Marcadores de livros - 2486

Hoje marcadores da editora Destino, para todas as idades:
Verso e reverso de um marcador recortado em cima.


Versos e reversos.

Com agradecimentos a Maria Luisa, Pini e Mondopunts.

Sorolla. Orígenes


Hoje era para ter feito um post com as duas exposições Sorolla, mas houve um engano e o post com a exposição do Museu do Prado foi publicado ontem. Nada feito.
Esta exposição está no Museu Sorolla até 19 de março.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Boa noite!

O «Cantar de Emigração» volta novamente ao blogue.

Retratos de Joaquín Sorolla

Retrato de Manuel Bartolomé Cossio, 1908 (pormenor)
Retrato de Maria de los Angeles Beruete y Moret, 1904 (pormenor)

O Museu do Prado apresenta até 18 de julho a exposição Retratos de Joaquín Sorolla, que consta de uma seleção dos retratos d e Sorolla que fazem parte da coleção do museu. 

Violência # razão


«As pessoas são pessoas racionais. Porque parecem muito mais inclinadas a usar a violência do que a razão nas suas interações umas com as outras?» 
Lev Tolstoi, in: O calendário da sabedoria. Carcavelos: Self, 2022, p. 74

Livro e marcador - 31

Era para ter saído a 3 de janeiro, mas só chegou em fevereiro:

Foto da Maria.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Buona notte!

Leituras no Metro - 1145

Porto: Sextante, 2016

«Edmund de Waal nasceu em 1964, em Nottingham, Inglaterra. É um prestigiado oleiro inglês, professor de Cerâmica na Universidade de Westminster. Quando herdou uma coleção de 264 pequenas esculturas japonesas, em madeira e marfim, chamadas netsuke, decidiu escrever a extraordinária história da família que as colecionou e de como elas atravessaram os séculos.» (Da sinopse.)
E quem foi essa família? 
Charles Ephrussi (1849-1905), que inspirou a Proust o personagem de Swann, foi o patriarca de uma das maiores famílias da burguesia judaica do século XIX. Amigos de Schnitzler e de Hofmannsthal, mecenas dos impressionistas (teve uma das primeiras coleções de pintura impressionista), os Ephrussi, vindos de Odessa, viajaram durante anos entre Viena e Paris, até que a a guerra os precipitou na tragédia. Desse tempo nada sobreviverá a não ser uma coleção de netsuke, entre as quais a miniatura que se encontra na capa deste livro, A lebre de olhos de âmbar.

«Odessa ficava na Zona de Residência, a área das fronteiras ocidentais do império russo em que os judeus eram autorizados a estabelecer-se. Famosa pelas suas sinagogas e escolas rabínicas, rica em literatura e música, a cidade era um íman para os empobrecidos shtetls da Galícia. A sua população de judeus, gregos e russos duplicava a cada dez anos; era uma cidade poliglota de investidores e especuladores financeiros, com docas cheias de intrigas e de espiões, em constante crescimento. Charles Joachim Ephrussi tinha transformado uma pequena firma de comércio de cereais numa enorme empresa que controlava totalmente o mercado do trigo. Comprava o grão a intermediários que, em carroças decrépitas, o traziam por estradas esburacadas dos férteis campos ucranianos, os maiores do mundo, até ao porto de Odessa, onde era armazenado nos seus entrepostos e finalmente embarcado a caminho do mar Negro, Danúbio e Mediterrâneo.
«Em 1860 a firma da família era o maior exportador mundial de cereais. [...] os Ephrussi eram [conhecidos por ...] os reis do trigo.» (p. 33-34)

Renoir - Le déjeuner des canotiers, 1881
The Phillips Collection

«[...] o cenário do espetacular quadro de Renoir, Le déjeuner des canotiers. Uma tarde de boémia simpática na Maison Fournaise, um restaurante á beira-Sena, num subúrbio recentemente ligado por comboio a Paris. Para lá dos salgueiros prateados avistam-se barcos á vela e um barco a remos. Um toldo às riscas vermelhas e brancas protege o grupo da torreira do sol. Estamos no fim do almoço no novo mundo de Renoir, um mundo de pintores, mecenas e atrizes, onde todos são amigos. Os modelos fumam, bebem e conversam entre as garrafas vazias e os restos da refeição deixados nas mesas em total à-vontade.
«A atriz Ellen Andrée, com uma flor no chapéu, leva o copo aos lábios. O barão Raoul Barbier, antigo governador da Saigão colonial, com o seu chapéu de coco castanho puxado para trás, fala com a jovem filha do proprietário. O irmão dela, com o chapéu de palha dos remadores profissionais, está de pé em primeiro plano, controlador. Caillebotte, descontraído e musculado, de camiseta branca e chapéu de remador, senta-se a cavalo na sua cadeira, a olhar para a jovem costureira Aline Charigot, amante e futura mulher de Renoir. O artista Paul Lhote passa um braço proprietário por cima da atriz Jeanne Samary. Um viveiro de namoricos e de conversas sorridentes.
«E Charles está presente. É o homem lá ao fundo de chapéu alto e fato preto, visto de lado. Mal lhe vemos o perfil, mas distinguimos a barba castanho-ruiva. Fala com um [Jules] Laforgue de rosto aberto e mal barbeado, vestido como um poeta que se preza, com um boné de operário [...].» (p. 84)


Depois do comentário que fez, a Maria enviou esta foto (25 fev. 2023):

Marcadores de livros - 2485


«Um fluxo constante de pensamentos expressos por outras pessoas pode imobilizar e enfraquecer os nossos próprios pensamentos e a nossa iniciativa. [...]  É por isso que a aprendizagem constante debilita o cérebro. [...] Interromper a criação dos nossos pensamentos para dar espaço aos pensamentos de outros lembra-me a observação de Shakespeare acerca dos seus contemporâneos, que vendiam as suas terras para irem conhecer outros países.»
Arthur Schopenhauer
Cit. in Lev Tolstoi - O calendário da sabedoria. Carcavelos: Self, 2022, p. 29

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Boa noite!

Nina Simone faria hoje 90 anos.

Carnaval - A nossa vinheta!

Viva o Carnaval!

Pablo Picasso, Carnaval, 1958


Litografia
https://www.masterworksfineart.com/artists/pablo-picasso/lithograph/carnaval-carnival-1958/id/w-4566

Adoro este desenho de Picasso!

Apesar de não andar nestes meios carnavalescos, não me importava de  estar em Veneza nesta altura.

A todos um bom Carnaval.


Cortesia do Youtube


Natalie Anne O'Shea Merchant integrou a banda de rock alternativo 10,000 Maniacs, com quem permaneceu de 1981 a 1993.

Leituras no Metro - 1144

Vila Nova de Famalicão: Húmus, 2022

Gostei bastante deste pequeno livro de poemas de José Manuel Barroso. Foi um achado numa visita à Almedina.

montas o cavalo
das palavras
e nesse galope
atravessas os oásis
dos poemas.
José Manuel Barroso

Marcadores de livros - 2483


Trevor Noah é um comediante, apresentador, locutor e ator sul-africano. Sucedeu a Jon Stewart em 2015 na apresentação do programa The Daily Show. 

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Buona notte!

De Roma - 7

Mais um café, desta vez no Vaticano.
Foto Jad, 15 fev. 2023.

Bom dia!

Auto-retrato(s) - 316

Gabriele Münter (1877-1962) - Autorretrato, 1909

Marcadores de livros - 2482

Marcadores do Südtiroler Burgeninstitut, localizado em Bolzano (Itália), sobre «castelos e palácios da Baviera, Áustria e Tirol do Sul».

Quando estive há muitos anos no Trentino, os velhos falavam alemão, mas os mais novos já falavam italiano. Percebi que a comida também tinha bastante influência germânica. Acho estranho que, em 2023, estes marcadores venham apenas legendados em alemão.

Todos os marcadores com elementos do Tirol do Sul. Da esq. para a dir.: Castelo de Taufers, a torre larga vista de baixo (foto Ewald Gabardi);  Castelo Taufers, pilastras nos armários da biblioteca (foto Petra Niedziella; Trostburg, Waidbruck, batente da porta (foto Wolfgang Moroder); Kreidenturm de Hocheppan, Eppan (foto Hubert Berberich).

Da esq. para a dir.: Sátiro no palácio Aurolzmünster (Áustria) (foto Günter Preuss Klipphausen); Castelo Moos-Schulthaus (Tirol do Sul); Castelo Moos-Schulthaus (Tirol do Sul) (foto Peter Daldos); Hocheppan, Eppan (Tirol do Sul); Trostburg, Waidbruck (Tirol do Sul) (foto Harrie Gielsen).

Brasões de armas no Castelo Vencelau em  Lauf an der Pegnitz (Alemanha).