Prosimetron

Prosimetron

sábado, 18 de dezembro de 2021

Boa noite!


 

Tiago Pitta e Cunha: Prémio Pessoa 2021

 

Prémio Pessoa 2021.

«[...] sabemos que em Portugal temos mais de 400 mil licenças de caça, licenças de navegação há menos de 20 mil [...] é um mito esta ligação de sermos um país tão marítimo. Se vamos para os países realmente marítimos da Europa, como a França Atlântica, a Holanda, os países nórdicos, Dinamarca, Suécia e Noruega, compreendemos que não somos um país de mar, porque eles vivem verdadeiramente do mar ao longo do ano, nas festas, nas procissões, na cultura deles, na navegação, nos tempos livres, e nós não o fazemos». 

«O problema da sustentabilidade do nosso planeta é de tal magnitude que não poderá ser resolvido com todas as medidas de todas as políticas de ambiente que sejam adotadas no futuro; não serão todos os ministros do ambiente, não serão todas as fundações e as filantropias como a Fundação Oceano Azul, não serão todas as ONG juntas que vão poder resolver um problema que é criado pela economia, pelo nosso modelo de desenvolvimento económico e que, por isso, só poderá ser solucionado pela economia».

Parabéns!


Tarots iluminados


O Musée de la Carte à Jouer (em Issy-les-Moulineaux) leva-nos ao mundo misterioso e místico do tarot, numa exposição que pode ser vista até 13 de março de 2022, que mostra mais de 70 obras de coleções de todo o mundo. 
Jogo, arte divinatória? Ou simplesmente obra de arte? O Museu enfatiza este objeto de luxo do século XV: a carta de tarot. Esta exposição inédita leva-nos à redescoberta deste objeto que foi muito mais precioso do que uma simples carta para jogar. 

Marcadores de livros -

Versos e reversos

E agora vamos passear por Biella:


Obrigada, Pini!

Marcadores de livros - 2063

Três dos marcadores que acompanham este Natal os livros comprados na Bertrand. Em baixo, o reverso (em que só varia a cor) de um deles.


quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Num bar

Karel Cerny, pintor checo, tem muitas pinturas de pessoas em bares. Aqui ficam três:

O grande bar, 1936
Bar, 1940
Bar, 1940

Há anos que não vou a um bar. Agora também não é a melhor altura para o fazer.


Marcadores de livros - 2061

Verso e reverso de um marcador recortado.


Estes livros estão editados em Portugal.
Obrigada, Justa!

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Boa noite!


Marcadores de livros - 2059


Pintura de Robert Gordon Hardie
Londres, Museum of Freemasonry
George Washington as Master of His Lodge
Pintura de Hattie Burdette. 1932.
George Washington as a Master Mason.  
Pintura de Emanuel Gottlieb Leutze, 1856.

George Washington faleceu há 222 anos.
Obrigada, Jad!

Caixa do correio - 180

 

O primeiro cartão de Natal chegou há oito dias, com dois desenhos da Margarida, um dos quais esta bela árvore de Natal, com coelhos. 

Obrigada, Margarida e Gonçalo.


segunda-feira, 13 de dezembro de 2021