Prosimetron

Prosimetron

sábado, 30 de junho de 2018

Boa noite!

Está uma exposição sobre As mil e uma noites em Portugal na Biblioteca Nacional. Vão ver!

Il. Infante do Carmo 
Lisboa: Estúdios Côr, 1958-1962
Edição com traduções de Aquilino Ribeiro, Branquinho da Fonseca, Carlos de Oliveira, Domingos Monteiro, Irene Lisboa, Jose Gomes Ferreira, Manuel Mendes e Nataniel Costa; e ilustrações de Bernardo Marques, Carlos Botelho, Cipriano Dourado, Fernando Azevedo, Júlio Pomar e Vaz Pereira, entre outros.


Marcadores de livros - 1098

Uma col. de livros escritos por Joachim Masannek.

Pacotes de açúcar - 178


sexta-feira, 29 de junho de 2018

Boa noite!


Victor Belém em Cascais


Quadra de São Pedro

Espero ir comer umas sardinhas... médias. :) Este ano estão ótimas.

A arte do retrato - 242



Um desenho ( Étude de tête d'homme ) de Andrea del Sarto, 23x18cm, cujo resultado final pode ser visto em 3 obras do mestre florentino : duas na Galeria Palatina do Palazzo Pitti, e a terceira no Metropolitan de Nova Iorque.
Foi vendido em Pau, a 17 de Dezembro, e a partir de uma base de licitação de 500 000 / 600 000 euros, acabou por mudar de mãos por 3,6 milhões de euros ...

Marcadores de livros - 1097


Verso e reverso.

Obrigada, Luisa!

Um quadro por dia - 421



Voltamos à Colecção Rockefeller, desta vez com Juan Gris : La Table de musicien, que foi vendido por 31 milhóes de dólares, o dobro da base de licitação.

Humor pela manhã


Bom dia !

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Boa noite!


Claude Sautet na Cinemateca



Não sei se há por aqui fãs de Claude Sautet, mas se houver poderão ver alguns dos seus filmes mais conhecidos na Cinemateca em julho. Assim como filmes de Luigi Comencini e muito cinema (incluindo os publicitários) de António Pedro Vasconcelos. 

Bom dia !

Marcadores de livros - 1096

A editora espanhola Impedimenta tem uns marcadores lindos. Aqui ficam mais cinco, que me foram enviados por duas lucenses. 
Em Portugal só há dois livros traduzidos da Penelope Fitzgerald: A livraria e A flor azul (que vou ler em breve). Espero que venham a traduzir mais livros desta autora.

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Boa noite!


Para quem anda por Paris...

Édouard-Léon Cortes - Rue de Rivoli, 1913

Bons passeios!


Pensamento ( s )




(...) Somos todos experiência do inacabado, indagação no incompleto, na dureza e opacidade de pedra que, não raro, é a do tempo que nos cabe viver. E a esperança não nega ou contradiz isso. A esperança é uma gestação espiritual que ocorre precisamente nessas circunstâncias. É a esperança que entreabre, que faz descobrir, para lá das duras condições, possibilidades ainda escondidas. A esperança , se quisermos, é a arte de acolher pacientemente a vida e partir daí para um trabalho incessante de ressignificação ( que é, como sabemos, em grande medida, um trabalho de reconciliação ). A nossa existência, do princípio ao fim, é o resultado de uma aprendizagem da esperança, e só ela é capaz de dialogar com o futuro e de o aproximar.

- José Tolentino Mendonça, O pouco que sabemos da esperança, in Expresso 



Também uma singela homenagem ao Padre Tolentino, novo Prefeito da Biblioteca Vaticana e dos Arquivos Secretos, e elevado a arcebispo pelo Papa Francisco.

Humor pela manhã


Bom dia !

Marcadores de livros - 1095

Verso e reverso.
Nunca consegui ler um livro completo de Dan Brown, mas a culpa deve ser minha. O que vale é que tenho amigos que gostam imenso dele.

Os impressionistas em Londres no Petit Palais




terça-feira, 26 de junho de 2018

Boa noite!



Raffaello: Il Principe delle Arti de Luca Viotto passa amanhã no Corte Inglês às 19h00.

Onde me apetecia estar - 157


Nesta bela região francesa, por onde andará por estes dias o nosso Filipe Vieira Nicolau, e um dos locais que visitará será o tão histórico Castelo de Amboise, um poucos monumentos ainda na órbita da antiga Família Real, através da Fondation Saint-Louis :

Bon voyage !

Números


FPM 41

O controverso Fontes Pereira de Melo, 41 está em fase de conclusão, devendo ficar pronto a seguir ao Verão, mas já está à venda por € 120 milhões, o que não surpreende pois que só um dos pisos de escritórios é que ainda não está arrendado ...

Alguns números :

17 pisos, no bloco mais alto

68 metros de altura

18 000 metros quadrados de escritórios, a que se somam 1000 das duas lojas do r/c

70 milhões de euros em custo de construção

Humor pela manhã


Profissões de risco :)

Bom dia !

Marcadores de livros - 1094

Aurelio Suárez. Da esq. para a dir.: «Azucena», 1939; «Tortura», 1947; «Jarro con flores cerâmicas», 1951; «Zimbelino», 1959; «Gallináceo», 1962.
 
Reverso do marcador da esq.
Marcadores editados pela Biblioteca Pública Jovellanos, de Gijón.

Picasso e a dança


A BnF e a Ópera Nacional de Paris exploram as diferentes facetas da relação de Picasso com a dança através de uma série de obras e documentos até hoje raramente exibidos em França. Antes do seu casamento com a bailarina Olga Koklova, é a dança popular que desperta o interesse de Picasso. A sua atividade como figurinista e cenógrafo para os Ballets Russes nos anos 1910-1920 é bem conhecida, mas lembremo-nos que ele colaborou com o coreógrafo Serge Lifar para a nova encenação de Ícaro em 1962 na Ópera de Paris. A exposição proporciona também oportunidade para descobrir alguns aspetos da dança na obra de Picasso, desde bacantes e faunos em gravuras dos anos 1940-1950, inspiradas na mitologia, até danças erotizadas do final dos anos 1960. 
A exposição foi concebida a partir das coleções da BnF e da Ópera Nacional de Paris, mas beneficia de empréstimos do Museu Nacional Picasso de Paris. Na Ópera Granier até 16 de setembro.

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Boa noite!


Do novo álbum de Paul McCartney. 


O chilique do Marcelo

Com uma notícia destas qualquer um chilica. :)


Leituras no Metro - 983

Lisboa: CLEPUL, 2011

Ofereceram-me Érico Veríssimo: Um romancista brasileiro, a segunda dissertação de licenciatura de Mário Dionísio, apresentada em 1939. A primeira, em 1938, tinha sido sobre a «Ode Marítima» de Álvaro de Campos, quando Fernando Pessoa não tinha 'entrada' na Faculdade de Letras, lpgo Mário Dionísio foi reprovado.
O livro conta com apresentação, edição e revisão de Vania Pinheiro Chaves e com uma introdução de João Marques Lopes que escreve. «Esta tese insere-se na atmosfera literário-intelectual que acabámos de descrever e parece-nos relevante por três razões: Primo: provavelmente, foi durante décadas o trabalho português que mais aprofundou o tema do posteriormente chamado romance brasileiro de 30, sobretudo na sua feição de denúncia social regionalista. Secundo: desenvolveu a superação de certos binómios e equações para marcar a abertura de uma nova posição no campo intelectual de então. Tértio: abordou os romances de Érico Veríssimo com uma invulgar profundidade em questões de ordem narratológica e “sociológica”…» (João Marques Lopes)
Penso que já várias vezes aqui referi que gosto muito de Érico Veríssimo que li muito na minha adolescência e continuo a ler. O primeiro livro que li dele penso que foi Olhai os lírios do campo, a que se seguiu Clarissa, um livro que ofereço muito a adolescentes do género feminino. Os últimos comprei-os em alfarrabistas e na net porque está esgotado há anos. Espero que a Livros do Brasil, que está a reeditar muitas obras do seu fundo, reedite Érico Veríssimo. Clarissa (1933) foi o primeiro romance eu o autor escreveu. Mas o meu preferido é Olhai os lírios do campo.


«Clarissa é um livro de ambiente limitado. [...]  Porém, o problema central do livro é Clarissa. E o problema reveste-se de suma importância porque Clarissa é tomada naquele período difícil de tratar da transformação da criança em mulher. Talvez qe não seja exagerado nem extremamente literário dizer que esta transformação é dada duma maneira musical. [...] A descoberta da criança que vai, aos poucos, tomando conhecimento do que a rodeia, dos que a rodeiam, uma contínua surpresa, cada dia maior, maior.» (Mário Dionísio, p. 62-63)
Mário Dionísio faz na introdução a esta sua pequena tese considerações sobre o estudo da literatura da antiga Faculdade de Letras, sobre os antigos e os modernos. Pelo que se vê, em quase cem anos não se tinha avançado nada.


Marcadores de livros - 1093


domingo, 24 de junho de 2018

Boa noite!

Manjerico de São João

Lembrando João MS.

Marcadores de livros - 1092

Verso e reverso.

Para os Joões do blogue.

Marcadores de livros - 1091

Hoje não trago marcadores, mas uma citação retirada do livro de que falei ontem a propósito de um filme que está em Lisboa.




«Florence ficou [...] sem loja e sem livros. Mantivera, é verdade, dois volumes da coleção Everyman, que nunca se haviam vendido bem. Um era um ensaio sobre economia, de Ruskin, Unto this Last, o outro Grace Abounding de John Bunyan. Cada qual tinha o seu velho marcador de livros: "Homem comum, o teu guia serei, e na hora de necessidade a teu lado estarei", e o de Ruskin tinha também uma genciana seca, já muito descolorada. O livro deveria ter estado, talvez uns cinquenta anos, na Suíça durante a primavera.»
Penelope Fitzgerald - A livraria. Lisboa: Clube do Autor, 2011, p. 173

Guimarães

Um postal que encontrei numas arrumações.