Prosimetron

Prosimetron

sábado, 24 de setembro de 2022

Boa noite!


 

Jean Moulin esteve em Lisboa há 81 anos - 3

PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/009077

Jean Moulin frequentou a Livraria Barateira, onde Atilano dos Reis Ambrósio (futuro escritor Jorge Reis) conheceu o Senhor Mercier: «Só anos depois do fim de semana de Dampierre é que o proscrito [o autor] teria o ensejo de ver o retrato de Max, de chapéu e cachecol, encostado a um muro, com o mesmo olhar franco e o sorriso triste de um homem que pressente os dias negros por que vai passar, - e já que tem boa memória, reconhecera o Francês que, num dos primeiros dias de outubro de 1941, na abertura das aulas, lhe dirigira a palavra na Barateira [...].» (Jorge Reis: «A Guerra - O francês da "Barateira"». In: A memória resguardada. 2.ª ed. Lisboa: Escritor, 1995, p. 15-34)

De Tenerife - 2

Mais umas fotos enviadas pelo Luís, desta vez do Parque Nacional do Teide: «aqui do vulcanismo de Tenerife, felizmente adormecido ao contrário da ilha de Palma há um ano ...».


Boas férias!

Marcadores de livros - 2348

Roger Federer despediu-se ontem do ténis, num jogo com o seu amigo Rafael Nadal.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Boa noite!

Para Paula G.

Marcadores de livros - 2347



Destes deputados o único constituinte de 1821 foi o matemático e professor Francisco Simões Margiochi (1774-1838).
A Assembleia da República podia aproveitar o bicentenário da Constituição de 1822 para fazer uma coleção de marcadores com os constituintes.

Feliz Outono!

José Malhoa - Outono, 1918
Lisboa, MNAC

Aprovação da Constituição de 1822

Domingos Sequeira - Alegoria à Constituição de 1822

«A liberdade consiste em não serem obrigados a fazer o que a lei não manda, nem a deixar de fazer o que ela não proíbe. A conservação desta liberdade depende da exata observância das leis». 
Constituição de 1822, art. 2.º

«[...] a livre comunicação dos pensamentos é reconhecida como um dos mais preciosos direitos do homem». 

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Boa noite!

Marie d'Épizon canta amanhã ao fim da tarde no CCB.

Marcadores de livros - 2346

Acho estes marcadores engraçados. Mas só isso. 😉

Frida Kahlo, para lá das aparências


Esta exposição propõe aos visitantes entrar na intimidade da artista e compreender como ela construiu uma identidade através do modo como se apresentava e como representava. 

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Boa noite!

François Hollande a L'Expess

L'Express - «Em maio de 2015, anulou os contratos de dois navios Mistral vendidos à Rússia. Um gesto muito criticado pela classe política. Lameta esta falta de apoio?

François Hollande - «Não tomei esta decisão por capricho, mas porque havia uma falta muito grave tendo em conta as regras do direito internacional. A Crimeia tinha sido anexada e o Donbass ocupado pelos separatistas. Era inconcebível para a França fornecer à Rússia dois porta-helicópteros que podiam ser utilizados para prolongar a operação então em curso. Imagine, retrospetivamente, o que estes barcos poderiam provocar em prejuízos humanos no conflito atual. Mas estranhamente, mais do que receber um apoio unânime da classe política, a minha decisão suscitou um levantamento de escudos. Os Republicanos falaram de "obrigação sob palavra da França", Jean-Luc Mélenchon chegou a evocar uma "traição inaceitável" como se os nossos laços com a Rússia devessem levar, segundo eles, a uma solidariedade com um país agressor.» 

Olivier Pérou, um dos entrevistadores, chega a perguntar no texto inicial da entrevista: «Que diríamos se esses navios de guerra, made in France, atacassem hoje Kiev ou Odessa?» (8-14 set. 2022)

Leituras no Metro - 1129

Lisboa: Planeta, 2014

Firmin, um rato, filho de Flo, nasceu na cave da Pembroke Books, uma livraria da Boston. Começou por comer livros, mas acabou por aprender a ler devorando as páginas de um livro.
«Às vezes gosto de pensar que os primeiros momentos da minha luta por viver foram acompanhados, á laia de marcha triunfal, pela deglutição do Moby Dick. Isso explicaria a minha natureza tão aventureira. Outras vezes, quando me sinto particularmente rejeitado e ridículo, convenço-me de que o culpado é Dom Quixote.» (p. 18-19)
«Acho melhor falar com franqueza e dizer sem rodeios que Mama gostava da pinga. Esse facto - e o seu enorme perímetro - explicava a dificuldade que ela tinha em descer as escadas. Naquele tempo não faltava álcool para lamber nos passeios do nosso bairro e Flo não era criatura para hesitar perante a tentação.» (p. 24)
«Os meus repastos começaram por ser primitivos, orgíacos, desinformados - uma dose de Faulkner era para mim o mesmo que uma dose de Flaubert -, mas depressa detetei diferenças subtis.» (p. 32)
Gostei bastante deste livro.

De Tenerife - 1

O Luís enviou umas fotos de Tenerife, «ilha de águas mornas e vulcões extintos»:

Santa Cruz, Basílica de Nossa Senhora da Candelária.

Boas férias e esperamos mais fotos.

Espelho do Mundo


Desde o século XVI, uma Europa curiosa do mundo coleciona objetos de países distantes e constitui os primeiros gabinetes de curiosidades. 
O musée du Luxembourg (Paris) mostra a coleção de Dresden que mostra esse fascínio pelo raro e pelo outro, com obras-primas continuam a surpreender-nos.

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Boa noite!

 

Bacio - 68

«O coração é feito da mesma substância do céu.»
Hong Zicheng (1572-1620) 

Marcadores de livros - 2345

Javíer Marías faria hoje 71 anos.



Obrigada, Paula G.


Gosto imenso deste escritor. O meu livro preferido dele continua a ser o primeiro que li: Os enamoramentos. Também com Kundera e o seu A insustentável leveza do ser me aconteceu o mesmo. E com Saramago e Memorial do convento.

domingo, 18 de setembro de 2022

Boa noite!

Para mim, um dueto improvável.

Livro e marcador - 11

Uma capa e um marcador-postal. 
Foto Maria.

Maria Judite de Carvalho nasceu há 101 anos. 
Ver outros marcadores-postais aqui.

Mais um Nureyev

S.l.: Les Éditions Villanelle: France Musique, 2022

Um texto que Marianne Vourch escreveu como se fosse Nureyev na primeira pessoa e que Lambert Wilson leu na France Musique. Pode ser ouvido num podcast.
Comprei este livro no segundo dia em Paris e li-o lá.

«Lá na Rua da Vitória»... *

Boa Noite, Lisboa, dez. 1977

Para Mister Vertigo, em geminação com um post sobre Raphael. 

* Socorri-me do primeiro verso de um conhecido anúncio de propaganda à loja Rádio Vitória para este post. Anúncio que durante muitos anos passou na rádio.