Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Leituras no Metro - 1129

Lisboa: Planeta, 2014

Firmin, um rato, filho de Flo, nasceu na cave da Pembroke Books, uma livraria da Boston. Começou por comer livros, mas acabou por aprender a ler devorando as páginas de um livro.
«Às vezes gosto de pensar que os primeiros momentos da minha luta por viver foram acompanhados, á laia de marcha triunfal, pela deglutição do Moby Dick. Isso explicaria a minha natureza tão aventureira. Outras vezes, quando me sinto particularmente rejeitado e ridículo, convenço-me de que o culpado é Dom Quixote.» (p. 18-19)
«Acho melhor falar com franqueza e dizer sem rodeios que Mama gostava da pinga. Esse facto - e o seu enorme perímetro - explicava a dificuldade que ela tinha em descer as escadas. Naquele tempo não faltava álcool para lamber nos passeios do nosso bairro e Flo não era criatura para hesitar perante a tentação.» (p. 24)
«Os meus repastos começaram por ser primitivos, orgíacos, desinformados - uma dose de Faulkner era para mim o mesmo que uma dose de Flaubert -, mas depressa detetei diferenças subtis.» (p. 32)
Gostei bastante deste livro.

9 comentários:

Mª Luisa disse...

A min agasallaran me este libro quando o editaram e gostei moito.
Boas leituras!
Abraço.

Maria disse...

Comprei-o e devorei-o em Julho de 2009. Gostei tanto de o ler que o conservei. A capa da primeira edição é muito colorida, pena não terem feito um marcador (pelo menos, não vinha no livro).
Boas leituras! 🐁

MR disse...

Eu então desconhecia este livro. Só o vi há uns tempos e anotei para ler.
Boa tarde para as duas.

Maria disse...

Tenho alguns recortes das revistas Os Meus Livros, Lire e Que Léer dentro do meu livro.
Posteriormente li um outro livro do Sam Savage (não recordo o título) mas já não lhe achei tanta piada.
Boa tarde!

bea disse...

Desconheço, duvido que vá ler, mas tem um narrador original.

Paula disse...

Me lo regalaron también cuando se editó en España y lo leí, tengo un grato recuerdo y aún lo conservo en alguna de las cajas de libros. Aquí sí que hubo marcapáginas con la imagen de la portada.
Boa tarde!

MR disse...

Conclusão: quem leu, gostou!
Bom dia para todas!

Isabel disse...

Também o li há uns anos e gostei. O meu também tem a capa que refere a Maria.

Bom domingo:))

MR disse...

Bom domingo!