Prosimetron

Prosimetron

sábado, 6 de outubro de 2018

Boa noite!




Tempos Modernos, no Museu do Azulejo


Esta é a primeira exposição realizada em Portugal inteiramente dedicada ao design para a indústria cerâmica nacional, da primeira metade do século XX. «Exclusivamente constituída por uma seleção de cerca de quatrocentas peças pertencentes à coleção particular de AM-JVM, a exposição procura evidenciar as relações entre a produção cerâmica portuguesa e o contexto internacional, no rescaldo das vanguardas artísticas do início do século XX, centrando-se no período entre as duas Grandes Guerras. Considerando uma larga amostra de manufaturas representativa do tecido industrial da época: Fábrica de Sacavém; Aleluia; Vista Alegre; Massarelos; Lusitânia; Sociedade de Porcelanas de Coimbra; entre outras; e objetos de várias tipologias: serviços de mesa; candeeiros; floreiras; caixas e figuras; trata-se de um sólido conjunto de peças de uso doméstico que apela à memória coletiva do país.» (http://www.pportodosmuseus.pt/)
A exposição pode ser visitada até 31 de março de 2019. 

Fábrica Aleluia, Aveiro - Jarra modelo 31 (transformado), c. 1935-45. Fotografia Tiago Pinto.

Fábrica de Loiça de Sacavém - Peças de serviço de mesa, c. 1930-50. Fotografia Tiago Pinto.

Marcadores de livros - 1172

José García y Ramos - Baile por bulerías, 1884 (pormenor)
Sevilha, Museu de Belas Artes


Obrigada, Luisa!

Parabéns, Cláudia!


Um postal que leva um livro:

Acontece com todos nós: estamos a ler um livro, interrompemos a sua leitura e agarramos na coisa mais próxima para marcar a página onde ficámos. Pode ser um bilhete de metro ou de cinema, uma carta, uma fotografia ou um postal. Às vezes uma tira rasgada de um jornal. E aí ficam esquecidos.
Os livros são vendidos e chegam a um alfarrabista que resolve colecionar o que encontra no interior dos livros. Durante o dia, Michael Popek trabalha na livraria de livros em segunda mão da sua família. À noite, ele recolhe e organiza algumas das coisas que encontrou entre as páginas dos livros: recortes, receitas de cozinha, flores secas, para além dos bilhetes e das fotos, postais ou cartões de parabéns. E alguns marcadores de livros.
Espero que Forgotten bookmarks (New York: Pedigree Book, 2011) dê ideias à Cláudia (e à Alexandra) que devem encontrar algumas coisas engraçadas, outras estranhas, entre as páginas dos livros da sua Lumière.




Um dia feliz!

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Boa noite!



Bom dia !





Ainda mexe esta estrela dos anos 80 , nome artístico de Vanda Maria de Vasconcelos, cujo novo álbum é dedicado a Dorival Caymmi .

Easy Rider: O mito da motocicleta como arte



Uma exposição que mostra o mundo mágico das motocicletas nas suas várias componentes estilísticas e de produção, mas acima de tudo no que significa de "fuga do mundo", de "liberdade" e "corrida para o desconhecido". Está em Turim até final de fevereiro de 2019.

Marcadores de livros - 1171



O filme é engraçado; o livro, estou à espera que me digam...

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Boa noite!



Tamara de Lempicka em Madrid


O Palácio de Gaviria acolhe uma exposição de Tamara de Lempicka, entre 5 de outubro e 24 de fevereiro.  Tamara de Lempicka é uma artista importante na corrente Art Déco. A sua obra é principalmente constituída e conhecida pelos retratos e nus, retratando a burguesia parisiense endinheirada da época e a progressiva decadência da aristocracia. 


Marcadores de livros - 1170

Pierre Bonnard - Le Peignoir, 1892
Paris, Musée d'Orsay

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Boa noite!

Lembrei-me dos Walker Brothers...

Continuamos cegos, surdos e mudos


«Charles Aznavour a appelé lundi 25 août à venir en aide aux communautés chrétiennes et kurdes persécutées au Moyen-Orient en les accueillant dans les villages français "qui ont besoin d'être repeuplés", dans une interview à Europe 1.
«Je suis préoccupé par cette population qui est massacrable !", a souligné le chanteur, âgé de 90 ans. "Aidez-les ! Prenez-en un chez vous ! Aidez-les à rentrer quelque part ! Trouvez-leur un appartement !", a réclamé l'artiste, ambassadeur d'Arménie en Suisse et représentant permanent d'Erevan auprès de l'ONU et de l'Unesco, en évoquant les populations menacées par l'État islamique (EI) en Syrie et en Irak.
«Ces villages ont besoin d'être repeuplés! La mairie existe toujours, la Poste, l'Eglise est vide...", a-t-il regretté, appelant à l'accueil de réfugiés dans les zones rurales. "On ne peut pas vivre comme ça, en égoïste ! Il faut faire quelque chose !"»
L'Obs, Paris, 25 ago. 2014

Isto parece evidente para qualquer pessoa com bom senso.

O que se encontra...

A arrumar uns jornais encontrei um jornal dobrado. Tentei perceber porque estaria  aberto na p. 11 e só podia ser por esta notícia, bastante irónica:
República,Lisboa, 19 jul. 1971

Aparte estes cargos todos, Manuel dos Santos Farinha pertenceu à PIDE. Vi agora na net que também fez parte da Academia Portuguesa de História.

Marcadores de livros - 1169



Este ano, escolheu-se Corto Maltese e o seu criador Hugo Pratt para dois marcadores (versos e reversos, em cima).

Hugo Pratt. Il. para A balada do mar salgado
Hugo Pratt. Il. para As Célticas.

Hugo Patt. Foto de Jacques Bétant.



segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Parabéns, Jad!



No dia Mundial da Música: partiu Aznavour

Associo-me a MR com a música Mourir d'aimer


Os meus franceses - 649


Umas gelatinas para o almoço

Ca 1930

Biografias e afins


Um livro para exorcizar o suicídio de um irmão, é esta a mais recente obra da editora e jornalista francesa Olivia de Lamberterie.

Avec toutes mes sympathies, Olivia de Lamberterie, Stock, 254p, €17

Lá fora - 344





Uma oportunidade excepcional esta de ver 33 painéis sobre seda do grande Ito Jakuchu, emprestados pela família imperial do Japão.



Jakuchu ( 1716-1800 ), Le Royaume coloré des êtres vivants, até 14 de Outubro, no Petit Palais, Paris



japonismes.org/fr  petitpalais.paris.fr

Um quadro por dia - 431


Um pintor muito discreto, recentemente desaparecido, Jacques Truphémus ( 1923-2007 ), é o autor deste Aimée lisant sur le divan, 1999, óleo sobre tela, 99x110cm, uma das 180 telas leiloadas no passado dia 22 de Setembro em Lyon .

Humor pela manhã

Com especial dedicatória ao nosso JAD, com votos de muito sucesso :)

Bom dia !





Lembrar a grande Ângela Maria, que nos deixou este fim de semana aos 89 anos. Uma das grandes vozes brasileiras.

Marcadores de livros - 1168

Lindos, estes marcadores de músicos.

Obrigada, Luisa!


Um dia feliz, Jad!

Um serviço de café que penso ser do agrado do nosso aniversariante. Mas, se não foi vendido, continua lá na montra... :-)

Parabéns, Jad!

Parabéns, JAD!

Um dia muito feliz 
com muita luz.

Parhelia over Vienna, The Book of Miracles, Taschen
Book of Miracles 102.jpg
https://www.nybooks.com/daily/2014/05/01/book-miracles/

ESTRADA DE SANTIAGO 

Todos somos peregrinos. Embora por vezes nos esqueçamos dessa condição. E abandonemos as sandálias e o burel. Mais cedo ou mais tarde temos de voltar à estrada. Em noites como esta — tão clara — quase se distinguem os vultos dos peregrinos. Outros que não nós prosseguem a sua marcha por entre as estrelas. A princípio, alguns ainda começam a contar os dias. Depois desistem, porque os dias se confundem com as estrelas — cada vez mais inumeráveis e luminosos E no fim de cada jornada recolhem cuidadosamente o ouro acumulado nos seus pés…

Jorge Sousa Braga, Lisbon Revisited, Dias de Poesia (Leitura na Casa de Fernando Pessoa 14 e 15 de Junho). Lisboa: Casa Fernando Pessoa, 2018, p.31.


domingo, 30 de setembro de 2018

Boa noite!


Um filme atualíssimo no que aos tribunais diz respeito. :)

Para ir preparando o almoço

Joachim Beuckelaer - Natureza morta
Verona, Castelvecchio 

Leituras no Metro - 995

Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018

Para mim, é um livro inesperado de Luísa Costa Dias, este com histórias e a história da Costa (da Caparica e não só), que se lê lindamente.
Retirei um excerto (p. 86-89):



O livro traz um postal com uma foto (que parece uma gravura) de Luís Quinta:

Para APS.