Prosimetron

Prosimetron

sábado, 4 de março de 2023

Marcadores de livros - 2494

Vamos ao cinema? 


Para além dos filmes dos irmãos Marx, Tese sobre um homicídio é o filme de que me lembro melhor dos que vi e que constam destes marcadores. Vi-o duas vezes com um intervalo curto: uma semana?



Para Mondopunts, com um agradecimento.

José Pedro Croft: Et sic in infinitum

Esta bela exposição de José Pedro Croft, comissariada por Sérgio Mah, pode ser vista no Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva até 8 de abril. Mostra trabalhos dos últimos dois anos.


sexta-feira, 3 de março de 2023

Os meus franceses - 932

O Renascimento na cidade de Ferrara - a nossa nova vinheta

O Palazzo dei Diamanti da cidade italiana de Ferrara é uma das poucas residências renascentistas com uma fachada de diamantes que ainda existem, juntamente com a Casa dos Bicos de Lisboa ou o Palácio de los Duques del Infantado de Guadalajara em Espanha. Foi objeto de uma intervenção profunda de restauro, concluída há pouco, e reabre por isso as suas portas ao público com uma magnífica exposição dedicada à pintura renascentista daquela cidade. "Rinascimento a Ferrara" reúne obras dos dois artistas locais mais conhecidos, Ercole de' Roberti (c. 1450 - 1496) e Lorenzo Costa (1460 - 1536). 

A primeira imagem retrata Porzia, pintada por Ercole de' Roberti, que constitui a nossa nova vinheta. De Lorenzo Costa vemos nas imagens seguintes as obras Ritratto di Cardinale (ca. 1518 -20, Minneapolis Institute of Arts)  e Adorazione del Bambino (ca. 1494, Lyon, Musée des Beaux-Arts).


Até 19 de junho....



 

Marcadores de livros - 2493

As Éditions [Philippe] Picquier, sediadas em Arles, são uma editora criada em 1986 e especializada na publicação de livros de autores ou assuntos do Oriente.

Parabéns, Ponto Aqui! Ponto Acolá!


Parabéns para o blogue e para quem o faz!

quarta-feira, 1 de março de 2023

Boa noite!

Este mês vou escolher algumas canções de 1983. Mas não só. 

Onde vamos parar?


Acabei de ler na net: «Depois de Roald Doahl, é a vez dos livros de "James Bond" serem revistos para serem menos racistas e "ofensivos"» 
«Os 14 livros de James Bond, escritos pelo autor britânico Ian Fleming entre 1953 a 1966, serão revistos para remover as referências racistas e "ofensivas" antes de serem republicados em abril, assinalando os 70 da primeira edição de "Casino Royal", o primeiro livro da saga.
«A Ian Fleming Publications Ltd - a empresa que detém os direitos literários da série sobre 007, o icónico agente dos serviços secretos britânicos - encomendou a revisão, que terá como objetivo retirar a linguagem racialmente ofensiva e também eliminar alguns estereótipos que já estejam desatualizados. Apesar disto, de acordo com The Telegraph, as novas edições serão publicadas com um aviso de isenção de responsabilidade: “Este livro foi escrito numa época em que termos e atitudes que podem ser considerados ofensivos pelos leitores modernos eram comuns” (algo bastante parecido aos avisos que os serviços de streaming, como o Disney+, adicionaram antes de conteúdos com representações racistas, como O Livro da Selva). 
«“Uma série de atualizações foram feitas nesta edição, mantendo o mais próximo possível do texto original e do período em que está definido”, acrescenta o aviso.» (Retirado daqui.)
Não há um organismo britânico que vele pelos direitos dos autores mortos?
Que estes «revisionistas» da literatura deixem os mortos em paz! Escrevam livros novos em vez de andar a censurar. Onde vamos parar? A novas fogueiras de livros?

Marcadores de livros - 2491

A pintura do primeiro, a contar da esq., é The Reader (ca1860) de Alfred Emile Stevens; a seguir, Afternoon Pastimes de Edward R. King; e por último, Grace Reading at Howth Bay de William Orpen.

Marcadores do mês de março destes calendários.
Da esq. para a dir.: A Lady Reading, de Eduardo-Leon Garrido (1856-1949); L'Arlésienne (1890) de Van Gogh; e The Day Dream (1880) de Dante Gabriel Rossetti.

As frases da esq. para a dir.:
«Ama o livro, ele ajudar-te-á a encontrar o teu caminho na confusão tempestuosa de pensamentos, sentimentos e eventos.»
Gorki

«As crianças contam histórias para adormecer - Os adultos para acordá-las.»
Jorge Bucay

«Constato que não há nada mais bonito do que ler.»
Jane Austen

Para Paula G.

Máscaras do mundo


A Maria foi visitar esta exposição e enviou-nos umas fotos:

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Boa noite!

A Guerra na Ucrânia, um ano depois! - A nossa vinheta

Ucrânia Insubmissa, um livro de Cândida Pinto e David Araújo 



Admiro a jornalista Cândida Pinto pela sua carreira jornalística em locais bem difíceis de estar.

A sua coragem e resiliência são notáveis.

SINOPSE da autora

«Imprevisível. Foi esta a palavra tantas vezes ouvida no início da invasão russa da Ucrânia e pelo tempo fora. A princípio duvidava. Será que iriamos mesmo entrar numa guerra? Parecia-me impossível que, em 2022, não existissem vias de entendimento suficientes para evitar um conflito de grandes proporções no continente europeu. Estava enganada. A 24 de fevereiro de 2022 eu e o repórter de imagem David Araújo encontrávamo-nos na cidade de Kiev, alvo prioritário da invasão russa de larga escala. A nossa missão era clara: dar testemunho, apesar de todas as limitações, do que estava a acontecer. Passámos por dias de grande incerteza, silêncio, amargura, medo, exaustão. Às vezes pequenas surpresas, breves alegrias. E depois aquela súbita vertigem de um míssil a mudar o correr das vidas. E os exemplos de resistência e resiliência de um país a ser interrompido e invadido - porém, insubmisso. Reunimos essa caminhada pelos primeiros meses de guerra, rente ao chão, onde estão sempre os civis em qualquer conflito.»
(Cândida Pinto)

Bom domingo!

De Roma - 8

Fotos Jad, 24 fev. 2023.

Caixa do correio - 201

Selos da Alemanha, França, Itália, Portugal e Espanha. Com um agradecimento aos vários contribuintes.