Prosimetron

Prosimetron

sábado, 16 de setembro de 2023

Boa noite!


Cento e vinte anos depois, a história repete-se

Amor de perdição, estátua de Francisco Simões.

Trinta e sete cidadãos fizeram uma petição para que a estátua de Camilo fosse retirada do Campo Mártires da Pátria, no Porto, dez anos depois de ali ter sido colocada. De acordo com o texto, os signatários (entre os quais está, pelo menos, um escritor) confundem pornografia com erotismo.
Pessoalmente não acho a estátua nenhuma obra-prima, mas daí a ser retirada...
Isto lembra-me as controvérsias que uma das mais belas estátuas de Lisboa gerou (e ainda suscitava há uns anos) por Eça ter sido retratado com uma mulher nua. Tantos foram os restauros e os braços cortados que estátua de pedra teve de ser substituída por uma de bronze. 

A Verdade, de Teixeira Lopes, inaugurada em 1903, no Largo Barão de Quintela. Inspirada numa frase de Eça: «Sobre a nudez forte da Verdade o manto diáfano da fantasia.»

O que estamos a ler? - 28

As leituras de Miss Tolstoi:

Lisboa: Tinta da China, 2023

«Vou reler Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. A Tinta da China acabou de o editar com um pref. de Abel Barros Baptista. Resolvi comprá-lo, apesar de ter uma ed. antiga. Um grande livro que vou certamente reler com muito prazer: do seu caixão Brás Cubas recorda a sua vida. 😁
«Estou a ler a biografia de Frida Kahlo da revista Visão. Já tinha uma da National Geographic. Nada de novo.»

2023
2020 

Não poderei reler este livro de Machado de Assis no Metro porque começo-me a rir e tenho de fechar o livro. Já me aconteceu mais de uma vez as pessoas começarem a olhar para mim de esguelha: «Esta é tontinha!» Tontinhos são eles que não leem e não se divertem com estas maravilhas.

Marcadores de livros - 2783



Gosto muito dos marcadores desta editora. Poderão ver mais aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui, nos seus vários formatos.

Para Justa e Maria Luisa.

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Boa noite!

Mais uma sugestão de ptcorvo: «Ainda no âmbito da desgraça sul-americana, e porque há sempre esperança, venho lembrar uma maravilha que, possivelmente, já conhece: a versão de Agnès Jaoui com o Quintet Oficial do "Todo cambia", da Mercedes Sosa.» Não conhecia,


Gertrude Stein & Pablo Picasso


Nos 50 anos da morte de Picasso, o Museu do Luxemburgo (Paris) apresenta até 28 de janeiro uma grande exposição sobre a história de uma amizade entre dois ícones do século XX: Pablo Picasso e Gertrude Stein. 
O percurso da expo atravessa um século de arte, poesia, música e teatro, através de grandes figuras como Henri Matisse, Juan Gris, Marcel Duchamp, Jasper Johns, Andy Warhol, Bruce Nauman, Carl Andre, Joseph Kosuth, Hanne Darboven, Glenn Cage, John Cage, Bob Wilson ou Philip Glass.



Marcadores de livros - 2782




Acho que alguns deles já apareceram no blogue.

Acrescento ás 17h05: Esqueci-me que este filme estreou ontem em Lisboa. As críticas não são as melhores. Já o anterior filme em que Kenneth Branagh veste novamente a pele de Poirot, Morte no Nilo, não era famoso.
Não me lembro de ter lido Mistério em Veneza.

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Boa noite!


Para a Margarida.

Marie-Anne Desmarest (1904-1973)

Já não me lembrava de ter lido estes (e outros ) livros de Marie-Anne Desmarets não fosse ter lido umas linhas em O lugar de Annie Ernaux:


«Tudo aquilo de que gostava me parece saloio, Luis Mariano, os romances de Marie-Anne Desmarest, Daniel Gray». (p. 62). 
Luís Mariano não ouvia muito, a não ser que passasse na rádio, Daniel Gray não conheço, mas li muitos livros de Marie-Anne Desmaretss ed. pela Livr. Clássica Editora, na década de 1960. Ao que me lembro, uma saga familiar, chacha.

Livro e marcador - 76

Foto da Maria.

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Boa noite!

Algumas faixas deste disco já andaram por aqui:

Il. de Maluda.

Leituras no Metro - 1161

Lisboa: Fragmentos, imp. 1987
A capa está um pouco suja.

Foi este ano pela Livros do Brasil com o título Um lugar ao sol. Não entendo porque lhe acrescentar «ao sol».
A verdade é que numa livraria li duas ou três páginas de O acontecimento e foi um mau começo para os livros de Annie Ernaux. Na verdade não tinha sido um começo porque eu já tinha lido O lugar há mais de 30 anos, mas não me lembrava nada. 
O pai de A.E. adoece repentinamente e morre uns dias depois. Depois do enterro, a autora revisita as suas memórias e a vida do pai: um miúdo que não acabou a escola primária para ajudar no trabalho agrícola, mais tarde operário e finalmente dono de uma loja com mercearia e café. 

Livro e marcador - 75

Foto da Maria.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Boa noite!

 

Cheguei a esta idade e nunca tinha ouvido Rino Gaetano (1950-1981).

Obrigada, ptcorvo.

Dom Rodrigo


Há uns dias trouxeram-me uns Dom Rodrigos da Quinta dos Avós. Aprovadíssimos. Vinham acompanhados de uma folhinha com a história da origem do «Dom Rodrigo»: 
«D. Rodrigo António de Noronha e Meneses foi Governador do reino do Algarve na segunda metade do século XBIII.
«A 1 de abril de 1754, data da chegada de D. Rodrigo ao Algarve, o alcaide de Lagos fez uma receção com um grande banquete.
«Nessa mesma ocasião, as freiras Carmelitas do Convento do Carmo de Lagos presentearam o Governador do Algarve com duas travessas de prata cheias de doces conventuais.
«Os doces, criados para a ocasião, foram chamados de D. Rodrigo em homenagem ao novo governador.»
 

Caixa do correio - 213

Portas e janelas de ilhas e regiões  francesas: Reunião, Martinica, Saône-et-Loire e Vauclause.


Marcadores de livros - 2781

Papel pintado. Manufacture Desfossé et Karth (1864-1898).
Paris, Musée des Arts Décoratifs

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Boa noite!

Uma escolha da Maria:

Salvador Allende morreu há 50 anos. 

Auto-retrato(s) - 322

Três autorretratos de François-Emile Barraud (1899-1934):

1930
1931
1932

Marcadores de livros - 2780

Lindos marcadores recortados. Em baixo, reverso do primeiro; os outros só variam no recorte.

Com um agradecimento a Mondopunts.


Boa noite!



Há 50 anos eu estava em Vila Nova de Ródão. E todos os dias ansiámos pelo correio que nos trazia o jornal para ler alguma notícia.

domingo, 10 de setembro de 2023

O que estamos a ler? - 27

A leitura de Miss Tolstoi em 3 set.: 

Lisboa: Livros do Brasil, 2023.

«Comecei hoje a ler Confiança de Hernán Díaz. Promete.
«Segue-se O Italiano de Arturo Pérez-Reverte, que já está aqui ao meu lado, muito quietinho. Os dois comprados ontem [2 de setembro].»

Porto: Asa, 2023.

Vi boas referências ao livro de Hernán Díaz pelo que já o pus na minha lista. E Pérez-Reverte também lá está, embora Linha da frente, o último que li, foi dos que menos gostei dele. Estou à espera que o Jad, que me iniciou na leitura deste espanhol com O clube Dumas, me empreste O Italiano.

Marcadores de livros - 2779

Palácio de Schönbrunn

E. Riegele (1889-1960) - Retrato da imperatriz Isabel à luz da manhã, 1923.
Cópia de um quadro de Winterhaletr, 1864.
Schönbrunn

Winterhalter - Retrato do imperador Francisco José, 1865.
Schönbrunn

Agradeço a quem mos enviou.