Prosimetron

Prosimetron

sábado, 21 de outubro de 2023

Boa noite!

Mais uma canção da banda sonora de «O Sol do Futuro» de Nanni Moretti.

Livros de cozinha - 140

Boston: Houghton Mifflin Company, 1975

Estive a vê-lo e gostei deste livro de Theodora FitzGibbon (1916-1991) que nasceu em Londres, tendo começado como modelo e atriz. 
A Taste of London: Traditional Food enquadra as receitas na sua história e na história de Londres. É ilustrado com fotos de ruas, de festas, de vendedores ambulantes, cafés, lojas, etc. Muito interessante.

Café Royal, 1890

A especialidade deste café era «Backed Ham à la café Royal, with Cumberland Sauce» (p. 91):



Em 1952, foi contratada para escrever um livro de culinária, Cosmopolitan Cookery in an English Kitchen, a que se seguiram mais 25 livros, incluídos na coleção «A Taste of», coleção especializada na culinária de países, cidades ou regiões: A Taste of Ireland (1968), A Taste of ScotlandA Taste of West CountryA Taste of  Wales, A Taste of the Sea, A Taste of Paris, A Taste of Rome, A Taste of Lake DistrictA Taste of  Yorkshire...
Estes livros complementaram as receitas, dando-lhes um contexto geográfico, histórico e sociológico, acompanhado de fotografias e ilustrações. 
É também autora de The Food of the Western World (1976), que demorou quinze anos a escrever e incluiu receitas de 34 países, e de Eat Well and Live Longer (1968). 
Em 1987, Theodora FitzGibbon recebeu o Prémio Choucroute, primeiro prémio de jornalismo alimentar europeu, em Bona. Foi um dos membros fundadores da Irish Food Writers' Guild, tendo sido a sua primeira presidente.

Dublin: Gill & Macmillan Ltd, 2015.

Marcadores de livros - 2823

Mais dois marcadores recortados de Elisabeth, Princesse à Versailles e de Célestine
Ver mais  aqui, aqui e aqui.

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Boa noite!


Livros de cozinha - 139

Sintra: Colares, 2006

Esta obra aborda, cronologicamente, a evolução da cozinha e dos hábitos alimentares, intervalando com pequenas biografias dos seus principais protagonistas. No final tem um «Pequeno dicionário histórico das designações culinárias» e uma cronologia de «Os grandes momentos da gastronomia francesa».
As ilustrações não estão, na sua grande maioria, identificadas.

«Un cuisinier avant et après Carême». Des. de Carême para Le Maître d’hôtel, t. 2.

Marcadores de livros - 2822

Verso e reverso.

No Dia Mundial do Cozinheiro, uns marcadores de livros de cozinha das editoras Colares, Feitoria dos Livros, Chá das Cinco, Planeta (de Espanha) e Casa das Letras. E de outras.


Mais marcadores da Colares Ed. aqui, aqui e aqui.

O marcador da dir. tem uma gralha no título do livro. Pode ser que um dia encontre um marcador com o título correto, o que seria uma variante. Mais marcadores da Feitoria dos Livros aqui e aqui.

Os dois mais à dir. são variantes.

No reverso a receita do bolo. 
Marcador da mercearia Du Bruit dans la Cuisine.

Verso e reverso.

Karlos Arquiñano tem um programa na tv há mais de 30 anos.


E Anthony Bourdain:

Com agradecimentos aos amigos e colecionadores que me ofereceram estes marcadores.

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Boa noite!

Fui ver «O Sol do Futuro» de Nanni Moretti. Não é dos melhores filmes do cineasta. O tema é interessante (a invasão da Hungria pela URSS, em 1956, e suas consequências no PCI), mas o filme chega a ser um pouco chato. Mas tem boa música.

Nanni Moretti e o elenco dançam ao som de Franco Battiato, no Festival de Cannes.


Leituras no Metro - 1164

Ando pela ferrovia, pelo que hoje trago dois livros da Fundação Francisco Manuel dos Santos:

2017

Ser guarda de passagem de nível é uma profissão tão antiga como o início da construção do caminho de ferro, uma profissão invisível», uma «atividade discreta e silenciosa». 
Na  construção do caminho de ferro trabalharam entre 50000 a 60000 pessoas, principalmente mulheres e crianças porque ganhavam muito menos que os homens.
Os acidentes têm diminuído devido aos investimentos feitos no automatismo do encerramento das cancelas. Contudo a Refer reconhece que é a importante haver uma pessoa nas passagens de nível automatizadas. Como se vê, é melhor que não se fale destes profissionais porque quando isso acontece não é por boas razões.

«Há ferroviários, passageiros, vizinhos da via férrea que falam da estação da sua vida. Aquela onde trabalharam, viveram e foram felizes, ou onde brincavam e viam passar os comboios. » (p. 23)
Alice Caetano: «Sinto tristeza ao ver que isto está a acabar. mas, parecendo que não, hoje há outra segurança ferroviária, os comboios têm amis segurança. É tudo mais moderno. Mas tenho algumas saudades. Tenho muito orgulho, sempre tive, em dizer que sou guarda de passagem de nível.» (p. 27)

Uma curiosidade: na noite de 4 para 5 de Outubro de 1910, a família real, na sua fuga para Mafra, tiveram de esperar que a guarda da passagem de nível lhes abrisse as cancelas na zona da Malveira.

2020

As pessoas são atraídas para viver junto a estações de comboio (tal como na cidade, também é uma mais valia ter uma estação de metro à porta), pelo que o caminho de ferro tem importância no parecimento de núcleos urbanos nas suas proximidades, permitindo às pessoas uma maior mobilidade.

«Ter um sistema ferroviário funcional, atualizado e adaptado às necessidades do país é estar presente num importante mercado que a nível global envolve múltiplos serviços, fornecimento de equipamentos e gestão e construção de infraestruturas.
«Tudo isto são razões para discutir a ferrovia em Portugal. Todavia, não basta elencar as vantagens e benefícios potenciais: é fundamental perceber em que contextos e circunstâncias o caminho de ferro pode efetivamente ser uma solução vantajosa. [...]
«Embora a ferrovia possa e deva ser mais utilizada no movimento de mercadorias, nunca poderá substituir por completo o transporte por camião.»  (p. 15-16)

Aprendi bastante com este livro de Francisco Furtado. Vamos a ver se é desta que a ferrovia é atualizada e expandida em Portugal para as necessidades das pessoas e da economia.
«Os transportes são utilizados para satisfazer a procura de outros bens ou serviços, é uma atividade que deriva de outras necessidades e vontades, não um fim em si mesmo. (p. 56)

Marcadores de livros - 2821


Começa hoje o Festival da BD da Amadora. O destaque este ano vai para a


Criada pelo ilustrador Maurício de Sousa, começou a ser publicada em tiras na Folha da Manhã (atual Folha de S. Paulo) em julho de 1959, dando lugar a uma revista em 1970.


segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Boa noite!


Marcadores de livros - 2818


Marcadores de livros - 2817

Marcador recortado. Verso e reverso iguais.

«Viver é a coisa mais rara do mundo.
A maior parte das pessoas existe e nada mais.»
Oscar Wilde (de um Baci)

O da esq. é o reverso do marcador de cima; o da dir. é sobre os marcadores literários da Alma.

Agradeço a quem me enviou estes marcadores.

As Padeiras

José Malhoa - As Padeiras, ou Mercado em Figueiró, 1898
Col. particular

No Dia Mundial da Alimentação e no Dia Mundial do Pão.

domingo, 15 de outubro de 2023

Boa noite!

Estreia hoje em Portugal na Festa do Cinema Francês o filme de Frédéric Tellier sobre o Abbé Pierre. Espero que entre no circuito comercial.
E com este filme encerra a Festa em Lisboa.


Livro e marcador - 88

Foto da Maria.

Italo Calvino faria hoje 100 anos.
Ver outro marcador aqui. E mais três: